Fronteiras Invisíveis do Futebol #58 – Especial Copa I

Você sabe o que é História Global? Filipe Figueiredo e Matias Pinto embarcam numa aventura ambiciosa: contar a História global dos últimos cem anos, acompanhada com as Copas do Mundo e como os torneios refletem as sociedades de suas épocas. Começamos pelo período que é chamado de entreguerras, vendo os caminhos que o mundo percorreu desde 1919 até 1939: o fim da Primeira Guerra Mundial, a crise de 1929 e a ascensão de regimes autoritários.

Depois, vamos ao final da Segunda Guerra Mundial e seu legado, com o imediato pós-guerra e a primeira Guerra Fria. Junto com esses eventos, vemos as mudanças tecnológicas, científicas, culturais e sociais que acompanham a sociedade. E, claro, traçamos um panorama das primeiras Copas do Mundo, seus atores principais e vencedores. Tá esperando o quê para baixar o seu podcast de História?

Referências no programa

Livro Vinte Anos de Crise, de E.H. Carr

Livro Era dos Extremos, de Eric Hobsbawm

Livro Montevideo, la Ciudad del Fútbol, de Luis Prats

Música Uruguayos campeones

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinatura

Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

13 Comentários

  • Ei Felipe, avisa o Galvão que o MBS é príncipe e não rei saudita hahaha abraços e ótimo podcast!!

  • Ouvindo o Fronteiras pós Rússia 5 x 0 Arábia Saudita… Hoje acaba a vodca em Moscou!

  • Opa que surpresa legal!!! Muito interessante a respeito da adolescência, não imaginava que era tão recente assim! Eu vou escutar mais um vez, pq o Filipe tá uma metralhadora de informação, não é uma crítica, apenas, um destaque =) muita informação pra minha cabeça que precisa de um tempo para processar tudo, mas, gostei muito desse especial da Copa \o/ praticamente uma aula particular de 2h, muito obrigada professores Filipe com i e Matias sem h, um beijo no ❤

  • Uma ótima ideia fazer esses especiais durante a Copa, não só pelo conteúdo mas também pelo aumento na frequência (vai faltar tempo pra ouvir as 3h semanais do XV). Parabéns por essa primeira parte e acho que cabe um programa sobre o Uruguai (ainda que tenha sido tratado em partes por outros programas)

  • Sugestão de pauta: Ver quais jogos dessa copa tem algum conflito geopolítico por trás e abordar os temas (Exemplo: Rússia e Arábia Saudita, antagonistas no Oriente Médio)

  • Filipe e Matias, parabéns pelo programa, este formato “especial Copa” ficou muito interessante, e como sempre, vcs deram um show de informação. Já estou ansioso pelos próximos.

    Recentemente comecei a ler sobre a Alemanha pós 45, e acho que pouco se fala sobre isso. A expulsão dos alemães dos sudetos (a família da minha esposa é alemães de lá, porém haviam emigrados para o Brasil antes das guerras mundiais), da Polônia e de outros lugares do leste europeu, o destino dos alemães do Volga (existiu até a República Socialista Soviética Autônoma dos Alemães do Volga), como era a administração dentro das Alemanhas, até que ponto os alemães tinham autonomia para tomar decisões e etc.. Porém o programa já ficou gigante e não caberia mais essa quantidade de assuntos. Mas quem sabe num programa futuro sobre a Alemanha esses tópicos podem vir a ser abordados. Eu gostaria muito de ouvir sobre esses assuntos com a abordagem de vocês.

    Abraços.

  • Salve salve,

    descobri há cerca de dois meses o Xadrez Verbal e há uma semana essa série do Fronteiras Invisíveis do Futebol sobre a história da Copa do Mundo. Antes de mais nada, gostaria dar os parabéns pela excelente qualidade de ambos. Além disso, gostaria de dar uma pequena contribuição: a certa altura desse primeiro programa, o Matias fala sobre a taça da copa, aquela que depois veio a ser chamada de “Jules Rimet”. Ele menciona que a Niké, isto é, a (deusa da) Vitória da Grécia Antiga (lê-se “Niké”, em grego antigo reconstruído) representada na taça nada teria a ver com a marca Nike. Ora, isso não é verdade: o nome da marca Nike refere-se justamente à citada deusa grega, a ponto de a sua logomarca ter sido inspirada nas asas da mais famosa representação dessa deusa que nos chegou da antigüidade, a famosa escultura conhecida como “Vitória de Samotrácia”, que faz parte do acervo do Museu do Louvre.

    Uma vez mais parabenizo o trabalho de vcs.

    Grande abraço!

  • Pingback: Pupilas de Segunda #96 - As 10 maiores bilheterias de 1994 -

  • Pingback: FUTEBOL, HISTÓRIA E GEOPOLÍTICA – Ativando Neurônios

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #225 – Oriente Médio, Europa e rolê aleatório | Xadrez Verbal

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.