Xadrez Verbal Podcast #138 – Macron nos EUA, América Latina e Coreias

Um esperado programa do Xadrez Verbal, seu podcast semanal sobre política internacional! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até a península coreana, onde Kim Jong-un e Moon Jae-in se encontraram na fronteira entre as duas Coreias. Pela primeira vez, o líder do norte entrou em território do sul, para conversas de paz e da desnuclearização da península. O que aconteceu e o que pode acontecer vocês ouvirão no programa.

Falando em bromance de líderes, Trump e Macron protagonizaram muitos beijinhos e afagos perante os fotógrafos, mas, na hora de falar no Congresso, Macron soltou o martelo nas ideias de Trump. Viajamos pela América Latina, passando pela eleição no Paraguai até os novos tratados mexicanos e o trágico crime que ocorreu no país. Claro, giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões e dicas culturais fecham mais um podcast! Dê o play e entenda o que acontece no mundo!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme A Ovelha Negra

Filme Rio Zona Norte

Música Russian Roulette, do Red Velvet

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

23 Comentários

  • um dos XV mais aguardados de todos os tempos!! eu ia em uma festa na FAU mas acho melhor ficar ouvindo voces kk

  • Ufa saiu, nossa que abstinência.

    Abraços rapaziada

    Enviado do meu iPhone

  • Oi, adoro Xadrez Verbal comecei a ver a pouco tempo, embora eu ja conhecesse vc do nerdologia, mas tbm to adorando esses, to ouvindo todos os 138, e outra coisa é só uma ideia, mas ja q vc ja fez um video la no nerdologia sobre o rei Arthur e agora sobre Robin Hood o que acharia de fazer sobre a Mulan ja q (pode ser relacionado a algo nerd por causa da Disney neh, embora eu adore tbm os videos q n precisam ter haver tbm como o da guerra civil espanhola e outros, até me interesso em fazer faculdade de historia) ela tbm é uma guerreira antiga e tal, comentei sobre isso aqui pq sei q aqui vc provavelmente tem mais chance de ver, abraços

  • Eu só quero saber como fica minha imagem de ouvinte culto de podcast inteligentão quando meus colegas de quarto me pegam lavando patros ouvindo K-pop

  • João Victor Oliveira

    Se possível, separem os temas no tempo do podcast. Pra saber qual parte do podcast que começa e termina os assuntos. POR FAVOR!!!! No mais, o XV mais esperado por mim, muito bom!

  • Cristiane Carvalho

    Rindo alto da impressão dos soldados franceses descobrindo democracia. Definitivamente serviço doméstico pode ser divertido se estiver ouvindo xadrez verbal. Grata!

  • Quando o Matias mencionou que teria uma ironia no kpop do final achei que fosse tocar Loona, pois o nome de nascimento da integrante Kim Lip é justamente Kim Jong-Un.

    Abraços do Rio de Janeiro!

  • Na parte em que vocês falam do John Oliver no programa, o Filipe diz que o comercial que fizeram pra colocar na Fox News era uma paródia de um comercial também feito pelo programa. Na verdade esse comercial era uma paródia de um outro feito na época pela Foundation for American Security and Freedom para criticar o acordo. (Apesar do John Oliver usar o mesmo cowboy da outra paródia que o programa fez).

    O programa tá muito bom, um dos melhores até hoje!

  • Filipe, ignore o comentário do Mathias. Se tem um livro que merece ser lido e o filme ignorado, é o Caçador de Pipas. O livro é um drama, com pegada autobiográfica e tenta fazer um retrato histórico de como era (e me pareceu ser) maravilhoso o Afeganistão (dentro dos limites das questões culturais e misérias particulares), e finda com jornada de redenção do protagonista/narrador. Já o filme faz uma das principais revelações da história (e que culmina na redenção que eu citei) já no trailer. Resumindo, reduziram um maravilhoso romance dramático a um thriller de ação como trocentos outros, com a diferença de ser ambientado no Afeganistão e ter os Talibãs (na moda na época) como antagonistas.
    Querendo mesmo um filme melhor que o livro, recomendo O Estranho Caso de Benjamim Button (se bem que é capaz de vc curtir mais o humor negro e crítica social que o livro faz em detrimento ao filme)

  • Aeeee Felipe! Não acompanho o podcast, mas quando vi o video dos dois na zona cinza, lembrei na hora que aqui com certeza teria um conteúdo fodex sobre

  • outro caso onde provavelmente o filme é melhor que o livro é 2001, Uma Odisséia no Espaço. Pelo menos, é o que os próprio autor do livro que participou do filme escrevendo-os ao mesmo tempo parece sugerir, mas nunca li o livro para confirmar. Com certeza são coisas bem diferentes, pois este filme é pouquíssimo verbal.

  • Esse podcast estava a muito tempo na minha lista pra ouvir, ouvi hoje pela primeira vez e agora entrou pra minha lista dos que vou acompanhar sempre. Parabéns pelo trabalho!

  • Olá Enxadristas !
    Excelente episódio. Me tire uma dúvida: qual a dificuldade de chamar o Kim Jong-un de ditador socialista/comunista?
    Usar o termo líder para os dois presidentes, um eleito e o outro imposto a força é demais não é?

    Abraços!

  • Mais um excelente podcast, parabéns!
    A página Sinagoga Sem Fronteiras, no facebook, está com uma espécie de campanha: #vaiterkipásim em solidariedade com as vítimas de antissemitismo no mundo, incluindo eles que são judeus.
    O Rabino Moré Ventura, dono da página, disse que mesmo os não-judeus podem sim usar kipá para se solidarizar com todas as pessoas que sofrem esse tipo de discriminação e que vale muito mais um “gói” (não-judeu) usando kipá com orgulho do que um judeu fazendo vista-grossa para esse problema.

  • Olar! Gostaria de deixar o meu singelo agradecimento; pois, com a ajuda do podcast, consegui me divertir e estudar, ao mesmo tempo, para a entrevista de admissão de Sciences Po, que seria sobre atualidades da América Latina (falei sobre o inesquecível PPK).
    Com esse tempinho de estudo & relaxamento consegui ir bem na entrevista e, semana passada, recebi a notícia que fui admitida em Sciences Po!
    Mais uma vez, obrigada pelo conteúdo maravilhoso e pelas piadas sensacionais.
    Uma palavra: show

  • “Macron thanks Australian leader’s ‘delicious wife'”
    Fonte: http://www.bbc.com/news/world-europe-43974078
    Macron thanks Australian leader’s ‘delicious wife’.
    kkkkkkkk
    Rapaz, o inglês do Macron certamente é bem melhor que o meu, mas, essa foi foda!

  • Dizer que 4chan são forums sobre pedofilia e prostituição infantil é o mesmo que afirmar: “O Xadrez Verbal é um podcast sobre pirataria de filmes”. Fora de contexto, é uma meia-verdade tão rasa e grosseira que nem pode chegar a ser considerada uma caricatura.
    No mais, excelente podcast, como sempre.

  • Programa muito bom como sempre.

    Mas só queria dizer que de tudo que eu vejo e escuto, aqui era um dos lugares onde eu menos esperava que tocasse Kpop. Mas nada contra a musica

  • João Vitor Ignácio Costa

    Ja que comentaram de Victoria II no programa passado, minha vida parece Crusader Kings 2 quando escuto o Podcast de vcs. Tirando que eu nao tenho poder nenhum e as atualizaçoes de diplomacia que recebo são do sec XXI.

    Abraços.

    Só noticia top, Rogerinho. Nao tem nenhuma noticia de celebrity breakdown, só noticia top.

  • Conheci o podcast do prof. Tanguy essa semana e gostei muito do formato.
    Da uma divulgada pra galera, ao invés de só ficar enchendo o saco do time dele.
    Ou façam as duas coisas mesmo.

  • Eu adoro o podcast de vocês. Ouço há muito tempo, e recomendei há muitos dos meus amigos.
    Peço só a vocês que equalizem as vinhetas; o volume aumenta MUITO e quase me deixa surdo todas as vezes!!!

  • *a muitos dos meus amigos.
    Maldito corretor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s