Sarkozy, Kadafi e uma catástrofe humanitária

Em 20 de março de 2018, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido pela polícia local para prestar depoimento. O caso é sobre um suposto financiamento eleitoral irregular de sua campanha em 2007, feito pelo então líder da Líbia, Muamar Kadafi. A campanha de Sarkozy teria recebido 50 milhões de euros de Kadafi. As suspeitas sobre a relação entre eles, entretanto, pode significar mais do que fraudes eleitorais. Pode explicar uma das maiores catástrofes humanitárias do século XXI.

Para ler o restante do texto, veja a publicação original no site da Gazeta do Povo


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

5 Comentários

  • Excelente texto, Felipe! Eu só mudaria o título para “Game of Thrones da vida real”, hehehe…

  • Guilherme Zacarias

    ” Comunistas. Tal qual Lula, assim foi Sarkozy, amantes de ditadores. ”

    Sinceramente esperava mais dos comentários da Gazeta do Povo. Mas visto a qualidade de comentários de internautas brasileiros em sites como G1, então não foi surpreendente. Excelente texto como sempre Felipe.

    • Sim, por isso, que prefiro comentar aqui. O pessoal anda muito enviesado. Assisti recentemente ao filme Dr. Fantástico, que traz uma história muito bonita, porém, alguns apenas entenderam como sendo um filme de doutrinação comunista. Não entenderem as ironias e os sarcasmos dos exageros do filme.

  • Gostei da forma como o texto foi dividido, isso ajudou na leitura ! Como as aparências enganam, via o Sarkozy com a Carla Bruni e não imagina essas barbáries. É muito chocante, a parte da Moeda Comum é um baita poder sobre os países africanos, sem dúvida. Agora, a situação da Líbia é muito triste, tráfico de pessoas… 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.