Nove mulheres da História no dia 8 de março

Posto aqui no site a resposta da brincadeira que postei nas redes sociais do Xadrez Verbal nos últimos dois Oito de março, Dia Internacional da Mulher. Postei este mosaico e pedi para as pessoas que adivinhassem (ou lembrassem, de 2017) as mulheres retratadas.
Vamos aos nomes.
Catarina II governou a Rússia de 1762 a 1796. Chamada de Catarina, a Grande, modernizou e expandiu o país, consolidando-o como uma potência.
Boadiceia, rainha dos Icenos, povo celta da Grã-Bretanha. Para vingar suas filhas, liderou rebelião contra o domínio romano no ano 60.
Rosa Parks, ativista pelos direitos civis nos EUA. Em 1º de dezembro de 1955, recusou-se em ceder lugar no ônibus, segregado, para um branco.
Chiquinha Gonzaga, pianista e ativista, compôs a primeira marchinha de Carnaval e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Marie Curie é a única pessoa laureada com dois Nobel em campos diferentes, um em Física e outro em Química. Cunhou o termo radioatividade.
Rainha Vitória governou o império britânico de 1837 a 1901. A influência do império faz com que o período seja chamado de Era Vitoriana.
Valentina Tereshkova, 1ª mulher no espaço em 16 de junho de 1963, com 71 horas em órbita. Foi porta-bandeira em duas Olimpíadas, 1988 e 2014.
Ada Rogato foi pioneira da aviação e a primeira paraquedista das Américas. Cruzou o continente americano, da Terra do Fogo ao Alasca.
Harriet Tubman fugiu da escravidão, abolicionista, sufragista e lutou na Guerra Civil dos EUA. Em 2020, será a 1ª mulher estampada no dólar.
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Pingback: Especial: Dia das Mulheres | Geografia no vestibular
Como sugestão, caso houver outro mosaico, coloque a Bessie Stringfield. Ouvi sobre ela no podcast Stuff Mom never told you. Serviu a segunda guerra como mensageira com a sua própria moto, fundou um moto club, viajou pelo mundo, se divorciou e é considerada Heroína, da marca queridinha dos Rednecks, Harley-Davidson
https://en.wikipedia.org/wiki/Bessie_Stringfield
Marie Curie é a única pessoa laureada com dois Nobel em campos diferentes do conhecimento. Linus Pauling tem um de química e um da paz.
Estou querendo ler um livro que está relacionado a esse assunto, ” As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo” de Rachel Ignotofsky!! Inclusive o “El País”, pelo menos pelo seu perfil oficial do Instagram, está fazendo post com pequenas histórias dessas mulheres!!