Xadrez Verbal Podcast #128 – América Latina, África do Sul e Coreia

Mais um podcast do Xadrez Verbal, dessa vez em ritmo de Carnaval! Matias Pinto e Filipe Figueiredo passam pela vizinhança latino-americana e também pelo Brasil, que ratificou um tratado que regula o comércio de armas. De lá vamos para o frio da península coreana, com a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e a cobertura geopolítica do evento. A presença de dignatários norte-coreanos, o protesto iraniano e, claro, os resultados do curling.

No bloco principal vamos até a África do Sul, que passa por episódios de corrupção e resultados ruins na economia. Por isso, o presidente Jacob Zuma sofre pressões para renunciar e abrir caminho para seu vice, líder do Congresso Nacional Africano. Também giramos pelo mundo, a semana na História, a coluna de Economia da professora Vivian Almeida, os peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal, com um Menino Neymar referência no jornalismo televisivo.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Os Deserdados

Livro Homo Ludens, de Johan Huizinga

Livro No Seu Pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie

Música Take Cover, do Mr. Big

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

12 Comentários

  • Tá com o podcast 127 pra baixar invés do 128.

  • Rafael Marzall Zanotto

    Oi,

    Sobre a parte econômica e os índices… Acho que está tara com igualdade econômica é um problema…

    Qual o melhor país? O que todos ganham R$ 500,00 mês… Ou o que 2% ganham 1bi e o resto ganha R$ 50.000,00 mês… Nem PIB nem índice de desigualdade definem onde é melhor de viver.

    Gostaria de ver um índice PIB10MENOS… O PIB per capita dos 10% mais pobres da população do país … Para saber qual é o país menos ruim de ser pobre…

  • Diego Monte de Almeida

    Olá Filipe e Matias, sou nascido (sim, o gentilico é “macapaense”) e moro em Macapá. Obrigado por lembrar da cidade nas Efemérides Semanais e principalmente, por falar “de Macapá” e não “do Macapá” como a maioria de vocês do sudeste/sul chamam (não faço idéia do porque..rsrs). Estou ouvindo no sábado, 10/02, enquanto escrevo a minha dissertação de mestrado (sem carnaval para mim..). Esperando pelo “Fronteiras…” do Amapá e por ver mais o estado sendo citado no programa, já que temos nossa “fronteira”, problemática, com a Europa.

    Abraços e obrigado por fazer meus finais de semana felizes. Política internacional e história sempre me fascinaram, embora trabalhe na área da saúde (vocês tem pelo menos um ouvinte biomédico)

  • Vou definir com uma palavra este podcast: show

    Só não apoio a ideia de um bloco carnavalesco para o Xadrez Verbal…
    já temos blocos demais na rua, pelo menos no Rio de Janeiro

    Aliás, fica aqui meu pedido para um Fronteiras Invisíveis do Futebol sobre o Rio! Sem clubismo, é lógico

  • Excelente programa como sempre.
    Sobre as olimpíadas de inverno, está muito interessante observar a questão das Coreias e dos atletas russos, e sempre muito bom ter um lugar que traz as questões geopolíticas envolvidas pra discussão.

    Agora sobre o esporte que realmente importa, que obviamente é o Curling, quero pedir um Menino Neymar para a Sportv, que deixou de transmitir ao vivo o curling enquanto um de seus canais (3) transmitia REPRISE do jogo do PSG por DOIS dias seguidos, isso incluindo a última rodada do todos contra todos e a primeira semifinal de duplas mistas que prometia um bom jogo. Se isso serviu pra alguma coisa foi pra ver o tamanho da indignação dos brasileiros apaixonados por curling no twitter.

  • Excelente dica do Filipe
    Um golpe com movimento pendular entre as pernas do indivíduo é muito mais efetivo do que pela frente. Pela frente você atinge a pélvis, e o estrago não é o mesmo. Xadrez Verbal também é utilidade pública. Falo com tranquilidade.

  • Quase perdi o controle do carro, depois do susto que os poderes de vidência do Filipe causaram!
    Acertou na lata que estávamos ouvindo o podcast, muito bem vindo durante a viagem.

  • Helver Bonilla García

    Eu ficava triste porque não podia ouvir o podcast completo (vocês publicavam o seguente podcast antes de que eu acabara de ouvir o passado: são longos e eu não disponho de muito tempo), mas descobri que acelerando a velocidade da reprodução do audio, fazia-se mais breve.

    Estou feliz: Agora posso ouvir todo o podcast!

    Sempre recomendo Xadrez Verbal aqui na Colombia.

    Abraço apertado para vocês desde Bogotá D.C.

    Com carinho, Helver Bonilla García, colombiano fã número um de Xadrez Verbal e de Central 3 em geral.

    Obrigado.

  • Boa Noite, Matias e Felipe!

    Meu nome é Lais, sou professora de geografia, leciono na cidade de Campo Grande-MS. Bom, inicialmente, gostaria de parabenizar o canal, sou uma acompanhante assídua, me ajudam muito nas aulas e na vida hehehe! Ouço o podcast na academia, lavando louça, fazendo almoço e jantar haha! Porém, todavia, entretanto, gostaria de fazer um adendo quanto à uma informação mencionada no último programa, sobre os pontos extremos do Brasil. O ponto mais setentrional do Brasil não é mais o Oiapoque (AP), onde situa-se o cabo Orange, não é mais considerado o ponto mais no extremo norte do Brasil. Através da evolução dos métodos de SIgs e sensoriamento remoto, pode-se identificar que o ponto mais setentrional do Brasil está localizado em Roraima, no Monte Caburaí, também sinalizado na nascente do Rio Ailã. O monte Caburaí, localiza-se na divisa com a Guiana, município roraimense de Uiramutã. Apesar da popularização dos extremos, Oiapoque está, aproximadamente, 85 km ao Sul do monte Caburaí. Novamente, aproveito a oportunidade, para dizer que o programa é excelente!

  • Boa noite Felipe e Matias.

    Gostaria de deixar aqui o meu protesto contra o menino Neymar desta semana, onde os dois minimizaram as capacidades de pesquisa do estagiário do Jornal Nacional, pois assim que ouvi a MN, fui correndo dar uma “googlada” e não consegui encontrar nada! nem sequer parecido com um mapa unificado da África do Sul e da Namíbia.

    Houve claramente e verdadeiramente, um empenho no trabalho inequívoco deste nobre estagiário. Logo, exijo um pedido de desculpas formal do Matias e do Felipe “Palestrinha” Figueredo.

    No aguardo.

    E, desde já, grato!

  • Bonita a homenagem ao Pat Torpey, me tiraram lágrimas, sou muito fã do Mr. Big.
    Tive a sorte de conseguir ver um show com a formação original, quando eles voltaram, com o Pat ainda na bateria.

    Parabéns pela homenagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.