Xadrez Verbal Podcast #121 – Iugoslávia, América Latina e Coreia do Norte

Abrimos o último mês de 2017 com mais um teste da República Popular Democrática da Coreia no Mar do Japão, deixando adversários e aliados norte-coreanos em alerta.
Cruzamos o Oceano Pacífico para chegar na América Latina, onde as eleições hondurenhas estão sob suspeita e a Argentina obteve uma importante vitória nos tribunais contra os criminosos da última Ditadura Militar.
Por falar em crime de guerra, voltamos ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, no qual o ex-general bósnio-croata Slobodan Prajlak cometeu suicídio após ser declarado culpado por sua atuação à frente do Conselho de Defesa Croata, no período 1991-94.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
eu jogo Transport fever, GTA 5, cities skylines, the sims 3 e minecraft enquanto eu ouço.
The Sims4 e Xadrez Verbal, melhor manhã ou melhir manhã?????
Boa alvorada, meus caros!
Filipe e Matias, por uma dessas coincidências da vida, eu, nessa semana, assisti a uma série de documentários sobre o fim da Iugoslávia. Assim como vocês, me interesso muito com este fato histórico. Vocês poderiam reservar um dia em suas agendas, pra gravar um especial sobre a desintegração da Iugoslávia? Além disso, fica aqui uma sugestão para, quem sabe, outros podcasts focados em determinados temas históricos como esse. Pode ser uma vez por mês, a gente sabe esperar.
Um grande abraço e abaixo a urna 7! Fora Eurico!
Só um adendo; Esqueci de mencionar que, nesse eventual programa, vocês poderiam fazer um levantamento histórico dos povos da região e esclarecer sobre quais eram os idiomas falados na pelos povos da antiga Iugoslávia.
Abraços!
Normalmente ouço no sábado de manhã, jogando Lava-louças Simulator. O gráfico é bom, mas o plot não é muito cativante.
Impressão minha ou criminosos de guerra geralmente não são militares profissionais ou com alguma formação militar?
Existe alguma estatística ou correlação que confirme isso?
Parece sempre que é o cara que antes da guerra era padeiro, advogado, sociólogo, podcaster…
Esses cara fazem carreira militar durante a campanha e de repente surtam mandando massacrar uma vila ou bombardear civis.
E eu jogo warthunder enquanto ouço o podcast
Abraços
Aguardando fronteiras do futebol: Síria.
Jogando LOL e ouvindo xadrez verbal!
No final do episódio foi impossível não imaginar o Filipe dançando break 🙂
Lembraram dos 35 anos do Thriller mas não lembraram dos 35 anos do Number of the Beast :v
E como um outro rapaz respondeu, na maioria das vezes escuto o podcast jogando Lava-Louças Simulator. Ajuda a passar o tempo. Outras vezes escuto enquanto jogo Dota 2. Deve ser por isso que perco bastante. xD
Não há melhor combinação do xadrez verbal e uma longa partida de Civilization V. #PorProgrmasMaiores
Jogando War Thunder enquanto escuto Xadrez Verbal
Esquenta não Matias, nem todo mundo que curte “esports” acha que videogame competitivo é esporte. Inclusive dentro da comunidade de jogadores de jogos de luta (Street Fighter, Mortal Kombat, King of Fighters, etc) o termo “esport” era bastante rejeitado até recentemente.
Olá, senhores. Ouço aos programas jogando “dirigindo para o trabalho simulator”. A jogabilidade é excelente e os gráficos são perfeitos. Já a qualidade das pistas deixa a desejar..
caros Filipe e Matias.
em primeiro lugar saudações alviverdes.
alguns comentários sobre a visita do papa Francisco ao sudeste asiático. Durante sua visita a Myanmar chamou a atenção da mídia o fato do papa não usar a expressão rohingya. Na minha analise temos que levar em consideração dois pontos. primeiro o papa é também um chefe de estado, portanto também deve atentar para algumas “regras” diplomáticas. Mas o mais importante, como chefe da Igreja Católica é sua função também tentar zelar pela segurança dos católicos em países onde são minoria e podem vir a sofrer perseguições, como é o caso de Myanmar.
Mas apesar desses dois pontos o papa não deixou de tocar no assunto dos tristes e recentes acontecimentos naquele país. e como podemos ver na noticia do link abaixo, A referência do papa Francisco aos refugiados da minoria étnica rohingya, depois de terminar a sua visita a Myanmar, está causando indignação nas redes sociais deste país
http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-12-03-Indignacao-nas-redes-sociais-do-Myanmar-depois-de-Papa-usar-a-palavra-rohingya
por fim. e desculpe se este comentário ficar muito longo, com relação ao seu comentário sobre o foguete norte coreano Hwasong-15 creio que vc fez uma confusão entre decoys e veiculo de reentrada.
decoys são despistadores. são um artificio usado para que no radar apareçam mais alvos do que a ogiva; assim o sistema de defesa não saberia qual deles seria realmente a ogiva,. veiculo de reentrada é u envolucro que protege a ogiva de se desintegrar na sua reentrada na atmosfera. a sua complexidade está no fato de que o material deste veiculo deve ser ao mesmo tempo ultra resistente e leve.
um grande abraço
ps.já estou ansioso pelo próximo programa
Eaí tudo bom?
Provavelmente sou o ouvinte mais jovem, 12 anos.
Sou do mesmo estado do Mathias RS, vulgo, República Rio-Grandense.
Escuto o podcast porque gosto de geo-política e tenho sede por conhecimento.
E sobre os jogos, Hearths Of Iron 4, Europa Universalis e Civilization V (todos baixados via torrent) e também alguns dias apenas escuto comendo pipoca.
Espero que o próximo programa saia logo, até.
Esse ep foi um pouco difícil de acompanhar pq parecia que o Felipe tava inseguro… Gaguejando um pouco.
Mas fora isso, parabéns. Muito bom
Apenas uma correção em mais este excelente episódio: a liga mais antiga ainda em disputa na América é a MLB (baseball) mesmo. Desde 1903, quando o Boston Americans, atual Boston Red Sox copou o Pittsburg Pirates por 5-3 na World Series.
Ainda sobre o WaPost e o Project Veritas, na última semana teve mais:
https://www.projectveritas.com/2017/11/27/breaking-undercover-video-exposes-washington-posts-hidden-agenda/
https://www.washingtonpost.com/news/post-nation/wp/2017/11/27/james-okeefe-tweeted-about-his-confrontation-with-a-post-reporter-heres-what-really-happened/?utm_term=.eaeed855ac2a
Olá, boa existência a todo mundo.
Primeiro, outro bom programa. Apesar da temática sombria, da imagem teatral do suicídio…
Fora isto, três dúvidas:
– Onde estão os links do Sétimo Selo?
– Eu realmente gostava das dicas culturais da Profa. Vivian. Porque elas pararam? E porque elas não eram incluídas nos links do Sétimo Selo?
– O Fronteiras já tem previsão para o próximo programa?
– Estava ouvindo o Lado B do Rio, e falaram de uma “cervejada da Central 3” em SP nos próximos dias. Como não fui na última que o Matias me convidou, terei ainda outra chance?
Foram 4, mas não vou corrigir.
=P
Por fim, ouvi o último Mamilos, sobre Controle de Armas, que teve participação do Filipe – mas confesso que mal reconheci a voz dele no programa.
Ele ainda estava com problemas de saúde?
Um salve a todo mundo, e boa semana!
Por favor assistam Trailer Park Boys naquele serviço de streaming maroto e mudem sua visão sobre o Canadá. Muito obrigado à vocês por me mostrarem que no mundo nada é preto no branco.
Não é só Hockey que tira os canadenses do sério. Uma vez comentei com um nativo que que tinha ido a um jogo do Toronto Blue Jays (time de baseball da cidade) e que tinha achado o jogo muito monótono, que quase nada acontecia. Na mesma hora ele retrucou dizendo que não entendia como um jogo de “soccer” podia durar 90min e terminar 0x0. Achei justo rsrs. Com relação ao video do urso, é bem isso. Se você passar meia hora em Toronto você escuta mais “sorries” do que em 6 meses em qualquer cidade americana. Claro que em todo lugar há exceções, mas de maneira geral, é Incrível como o pessoal aqui é educado e polido. SIDNEY ALENCAR – 35 anos – Analista Financeiro – Cearense radicado em Toronto-Ontario, terra do Toronto Maple Leafs, time de Hockey 13x campeão da Stanley Cup.
Ufa, consegui ficar em dia com o podcast. Muito obrigado gente! Eu sou um dos que os ouvem, e a minha esposa é uma das que os toleram. Deixem um abraço à Nayara, por favor, e agradeçam a ela pela paciência de deixar eu ouvir os podcasts em nossas longas viagens de carro. Abraço!
Death before dishonor !