Xadrez Verbal Podcast #121 – Iugoslávia, América Latina e Coreia do Norte

Abrimos o último mês de 2017 com mais um teste da República Popular Democrática da Coreia no Mar do Japão, deixando adversários e aliados norte-coreanos em alerta.

Cruzamos o Oceano Pacífico para chegar na América Latina, onde as eleições hondurenhas estão sob suspeita e a Argentina obteve uma importante vitória nos tribunais contra os criminosos da última Ditadura Militar.

Por falar em crime de guerra, voltamos ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, no qual o ex-general bósnio-croata Slobodan Prajlak cometeu suicídio após ser declarado culpado por sua atuação à frente do Conselho de Defesa Croata, no período 1991-94.


Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Em breve

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

22 Comentários

  • eu jogo Transport fever, GTA 5, cities skylines, the sims 3 e minecraft enquanto eu ouço.

  • The Sims4 e Xadrez Verbal, melhor manhã ou melhir manhã?????

  • Boa alvorada, meus caros!
    Filipe e Matias, por uma dessas coincidências da vida, eu, nessa semana, assisti a uma série de documentários sobre o fim da Iugoslávia. Assim como vocês, me interesso muito com este fato histórico. Vocês poderiam reservar um dia em suas agendas, pra gravar um especial sobre a desintegração da Iugoslávia? Além disso, fica aqui uma sugestão para, quem sabe, outros podcasts focados em determinados temas históricos como esse. Pode ser uma vez por mês, a gente sabe esperar.
    Um grande abraço e abaixo a urna 7! Fora Eurico!

  • Normalmente ouço no sábado de manhã, jogando Lava-louças Simulator. O gráfico é bom, mas o plot não é muito cativante.

  • Impressão minha ou criminosos de guerra geralmente não são militares profissionais ou com alguma formação militar?

    Existe alguma estatística ou correlação que confirme isso?

    Parece sempre que é o cara que antes da guerra era padeiro, advogado, sociólogo, podcaster…

    Esses cara fazem carreira militar durante a campanha e de repente surtam mandando massacrar uma vila ou bombardear civis.

    E eu jogo warthunder enquanto ouço o podcast

    Abraços

  • Aguardando fronteiras do futebol: Síria.

  • Jogando LOL e ouvindo xadrez verbal!

  • No final do episódio foi impossível não imaginar o Filipe dançando break 🙂

  • Lembraram dos 35 anos do Thriller mas não lembraram dos 35 anos do Number of the Beast :v

    E como um outro rapaz respondeu, na maioria das vezes escuto o podcast jogando Lava-Louças Simulator. Ajuda a passar o tempo. Outras vezes escuto enquanto jogo Dota 2. Deve ser por isso que perco bastante. xD

  • Não há melhor combinação do xadrez verbal e uma longa partida de Civilization V. #PorProgrmasMaiores

  • Jogando War Thunder enquanto escuto Xadrez Verbal

  • Esquenta não Matias, nem todo mundo que curte “esports” acha que videogame competitivo é esporte. Inclusive dentro da comunidade de jogadores de jogos de luta (Street Fighter, Mortal Kombat, King of Fighters, etc) o termo “esport” era bastante rejeitado até recentemente.

  • Olá, senhores. Ouço aos programas jogando “dirigindo para o trabalho simulator”. A jogabilidade é excelente e os gráficos são perfeitos. Já a qualidade das pistas deixa a desejar..

  • caros Filipe e Matias.
    em primeiro lugar saudações alviverdes.
    alguns comentários sobre a visita do papa Francisco ao sudeste asiático. Durante sua visita a Myanmar chamou a atenção da mídia o fato do papa não usar a expressão rohingya. Na minha analise temos que levar em consideração dois pontos. primeiro o papa é também um chefe de estado, portanto também deve atentar para algumas “regras” diplomáticas. Mas o mais importante, como chefe da Igreja Católica é sua função também tentar zelar pela segurança dos católicos em países onde são minoria e podem vir a sofrer perseguições, como é o caso de Myanmar.
    Mas apesar desses dois pontos o papa não deixou de tocar no assunto dos tristes e recentes acontecimentos naquele país. e como podemos ver na noticia do link abaixo, A referência do papa Francisco aos refugiados da minoria étnica rohingya, depois de terminar a sua visita a Myanmar, está causando indignação nas redes sociais deste país
    http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-12-03-Indignacao-nas-redes-sociais-do-Myanmar-depois-de-Papa-usar-a-palavra-rohingya

    por fim. e desculpe se este comentário ficar muito longo, com relação ao seu comentário sobre o foguete norte coreano Hwasong-15 creio que vc fez uma confusão entre decoys e veiculo de reentrada.
    decoys são despistadores. são um artificio usado para que no radar apareçam mais alvos do que a ogiva; assim o sistema de defesa não saberia qual deles seria realmente a ogiva,. veiculo de reentrada é u envolucro que protege a ogiva de se desintegrar na sua reentrada na atmosfera. a sua complexidade está no fato de que o material deste veiculo deve ser ao mesmo tempo ultra resistente e leve.

    um grande abraço
    ps.já estou ansioso pelo próximo programa

  • Eaí tudo bom?
    Provavelmente sou o ouvinte mais jovem, 12 anos.
    Sou do mesmo estado do Mathias RS, vulgo, República Rio-Grandense.
    Escuto o podcast porque gosto de geo-política e tenho sede por conhecimento.
    E sobre os jogos, Hearths Of Iron 4, Europa Universalis e Civilization V (todos baixados via torrent) e também alguns dias apenas escuto comendo pipoca.
    Espero que o próximo programa saia logo, até.

  • Esse ep foi um pouco difícil de acompanhar pq parecia que o Felipe tava inseguro… Gaguejando um pouco.

    Mas fora isso, parabéns. Muito bom

  • Olá, boa existência a todo mundo.
    Primeiro, outro bom programa. Apesar da temática sombria, da imagem teatral do suicídio…

    Fora isto, três dúvidas:
    – Onde estão os links do Sétimo Selo?
    – Eu realmente gostava das dicas culturais da Profa. Vivian. Porque elas pararam? E porque elas não eram incluídas nos links do Sétimo Selo?
    – O Fronteiras já tem previsão para o próximo programa?
    – Estava ouvindo o Lado B do Rio, e falaram de uma “cervejada da Central 3” em SP nos próximos dias. Como não fui na última que o Matias me convidou, terei ainda outra chance?

    Foram 4, mas não vou corrigir.
    =P

    Por fim, ouvi o último Mamilos, sobre Controle de Armas, que teve participação do Filipe – mas confesso que mal reconheci a voz dele no programa.
    Ele ainda estava com problemas de saúde?

    Um salve a todo mundo, e boa semana!

  • Por favor assistam Trailer Park Boys naquele serviço de streaming maroto e mudem sua visão sobre o Canadá. Muito obrigado à vocês por me mostrarem que no mundo nada é preto no branco.

  • Não é só Hockey que tira os canadenses do sério. Uma vez comentei com um nativo que que tinha ido a um jogo do Toronto Blue Jays (time de baseball da cidade) e que tinha achado o jogo muito monótono, que quase nada acontecia. Na mesma hora ele retrucou dizendo que não entendia como um jogo de “soccer” podia durar 90min e terminar 0x0. Achei justo rsrs. Com relação ao video do urso, é bem isso. Se você passar meia hora em Toronto você escuta mais “sorries” do que em 6 meses em qualquer cidade americana. Claro que em todo lugar há exceções, mas de maneira geral, é Incrível como o pessoal aqui é educado e polido. SIDNEY ALENCAR – 35 anos – Analista Financeiro – Cearense radicado em Toronto-Ontario, terra do Toronto Maple Leafs, time de Hockey 13x campeão da Stanley Cup.

  • Ufa, consegui ficar em dia com o podcast. Muito obrigado gente! Eu sou um dos que os ouvem, e a minha esposa é uma das que os toleram. Deixem um abraço à Nayara, por favor, e agradeçam a ela pela paciência de deixar eu ouvir os podcasts em nossas longas viagens de carro. Abraço!

  • Death before dishonor !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s