Xadrez Verbal Podcast #117 – China, Catalunha, EUA e Curdistão

Após uma semana excepcionalmente sem programa, o seu podcast de Política Internacional volta com tudo!

Recebemos um timaço no programa de hoje. O jornalista Felipe Corazza comenta sobre o 19º Congresso do Partido Comunista Chinês; os Petit Journal boys Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa retornam ao programa, com comentários sobre o Curdistão e o novo orçamento dos EUA; e a nossa querida professora Vivian Almeida nos brinda com sua coluna de Economia.

Já a sua dupla habitual passa por todo o mundo em três giros de notícias, além de comentários sobre a Catalunha. O programa também tem uma semana na História em dobro, os peões da semana, dicas culturais e tudo o que você precisa saber sobre o globo, que não é plano!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site oficial de Sherlock Holmes

Livro A ética protestante e o “espírito” do Capitalismo, de Max Weber

Música Ain’t that a shame, de Fats Domino

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

7 Comentários

  • Só queria complementar o que o Daniel Souza comentou: estima-se que as empresas dos EUA tenham $2.5 trilhões de dolares em cofres no exterior, sendo que apenas 3 empresas, Apple, Alphabet/Google e Microsoft tem juntas MEIO TRILHÃO de dolares (FONTE: Moody’s). Por isso o motivo de mudança nas regras tributárias de impostos de 35% para 12%. Porém há uma expectativa do mercado que antes da mudança de regras, Donald Trump anuncie um “feriado tributário” na qual qualquer empresa teria isenção fiscal para repatriar dinheiro no exterior por um curto periodo determinado. Com a repatriação, espera-se que a Apple passe a ser a primeira empresa da história a valer $1 trilhão de dolares (Hoje já vale mais de $900 bilhões).

    Outra coisa: espera-se que essa montanha de dinheiro no exterior faça o país crescer e por consequencia cause o aumento da arrecadação através do volume (aumento do consumo -> mais impostos arrecadados) e ai vc não tenha um aumento da divida publica do país no longo prazo.

    MAS no curto prazo é inevitavel um aumento da divida e por consequencia dos juros. A economia anda devagar, decisões não são do dia pra noite, etc. Com isso um aumento dos juros nos EUA é inevitável e um problema muito serio pro resto do mundo porque a maioria dos emprestimos feitos em dolar com juros flutuantes são baseados nos juros dos EUA e isso pode afetar por exemplo empresas petroliferas que estão interessadas em perfurar em alto mar e financiaram mais plataformas, empresas de mineração que precisam pagar por desastres causados por problemas com barragens, companias de energia de estados que não tem mar… qualquer semelhança com alguma empresa que vc conhece não é coincidencia.

  • Ae Felipe e Matias, queria parabeniza-los pelo ótimo trabalho do podcast, escuto voces a assiduamente a mais de um ano e graças a voces acertei todas as questoes de geopolítica do famigerado ENEM 2017, obrigado pelas questoes garantdias, abs.

    Joao Paulo Urbano,
    17 anos
    Futuo estuda de Relaçoes Iternacionais (espero)

  • Qual é o nome do canal sobre história que o Felipe recomendou mesmo ? Obrigado a vcs pelos programas.

  • Procurei por um podcast que falasse sobre política internacional e encontrei este site. Achei o trabalho excelente, programa super completo (muito mais do que um ouvinte pode esperar) e informativo. Ganharam mais um ouvinte!

  • Felipe Luis Pereira Paulo

    Para quem não sabe, tanto o Daniel Souza quanto o Tanguy Baghdadi possuem um blog, muito semelhante ao Xadrez Verbal, onde eles expõem comentários dos assuntos geopolíticos globais cujo nome chama-se Petit Journal:
    View collection at Medium.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.