Xadrez Dominical – Mario Puzo

O Xadrez Dominical é uma série de posts com, todo Domingo, uma dica cultural sobre algum tema da semana. Hoje, no dia 15 de Outubro de 1920, nasceu o escritor e roteirista Mario Puzo. Nascido de uma família italiana em Nova Iorque, Puzo entrou para a História com sua vasta obra de ficção e roteiros cinematográficos. Especialmente seu livro O Poderoso Chefão, publicado pela primeira vez em 1969 e adaptado em uma trilogia de filmes dirigidos por Francis Ford Coppola que possuem dois recordes: a primeira vez que uma sequência também venceu o Oscar de Melhor Filme e a primeira vez em que dois atores diferentes receberam um Oscar pelo mesmo personagem; Vito Corleone, interpretado originalmente por Marlon Brando e, na sequência, por Robert de Niro. Que tal aproveitar a data e revisitar a obra de Mario Puzo, seja escrita, seja no cinema?


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

um comentário

  • Uma outra boa sugestão é a obra “O Siciliano”, em que Puzo romantiza a vida de Salvadore Giuliano (um célebre bandido social), a vida na Sicília, as ações da máfia e das forças do Estado. Além disso, Puzo faz uma ligação com os acontecimentos de “O Poderoso Chefão”. Acho, inclusive, que essa obra foi adaptada para o cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s