Xadrez Verbal Podcast #112 – ONU 2017 e Catalunha

Para tratar da septuagésima segunda AGNU convidamos novamente o Professor Guilherme Casarões, que desta vez analisou a fala do presidente Michel Temer.

O Presidente do Brasil abriu os trabalhos seguindo a tradição iniciada por Osvaldo Aranha, em 1947 e continuada a partir de 1955. Coube ao Filipe ouvir os demais representantes da ONU, com destaque para Coreia do Norte, EUA, Irã, Israel, Palestina, Ucrânia e Venezuela. Também repercutimos as denúncias partindo da Catalunha em relação à perseguição do governo espanhol ao referendo pela independência da comunidade autônoma, previsto para o domingo 01º de outubro

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Documentário The Man Who Saved the World

Filme Paris, Texas

Série Master of None

Música Psycho Killer, do Talking Heads

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

6 Comentários

  • Caro Filipe, coloque o programa 112 na pagina inicial, um abraço!

  • Teremos um programa sobre o acordo comercial entre Mercosul e Uniao Europeia?

    PS: aguardando ansiosamente o FIdoF sobre a Polonia.

    do zobaczenia!

  • Antes de mais nada eu já peço desculpas adiantadas por deixar um post do 9gag aqui, mas me parece a forma mais acurada da assembléia da ONU
    https://9gag.com/gag/aGeMoAz?sc=country

  • Rômulo Augusto de Oliveira Pinto

    Excelente trabalho, Felipe e Mathias. Uma pena eu não ter conhecido esse Podcast antes. Acompanho o Nerdologia desde os primórdios do canal e achei do caralho a ideia de fazer o Nerdologia de história. Quando comecei a acompanhar o Xadrez Verbal e o Fronteiras Invisíveis do Futebol, gostei tanto que queria ouvir todos os programas de uma vez.
    Sou aluno da Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e estava encontrando alguns problemas na hora de manter o foco nos estudos.Comecei a ouvir enquanto estudava Mecânica Quântica e, coincidência ou não, meu rendimento aumentou bastante. Então fica o meu comentário de agradecimento pelo podcast fantástico e por estarem me ajudando a compreender não somente a política internacional como a Mecânica Quantica.
    Abraços

  • Sr. Filipi e Sr. Matias,

    Coincidentemente estou em Barcelona de férias com a família. É minha 3 vez aqui. Tenho “parentes” que aqui moram.

    Conversamos um bocado sobre o referendum e não seria diferente, pois há mais cartazes de “Sí” espalhadoa por toda cidade e sacadinha de apartamentos, além das costumeiras bandeiras da Catalunha. Todas as lixeiras, que são muitas, faixas de travessias, corredores, e etc. estão com estêncils com propaganda para ir votar e claro “sí”. Outra curiosidade é que as 22:00 horas aqui no bairro rola um panelaço de apoio ao “sí”, e na última quarta após o feriado das “Mercês” houve uma procissão em conjunto com o “panelaço” pelas ruas.

    Quanto ao apóio da população, com quem pude conversar não apoiam, acham que é uma fura nos moldes do Breixt. Também me disseram que o “sí” e menor que 40%. E que a tática do “no” é não fazer nem propaganda.

    Outra curiosidade, não sei se sabem, ou até se já citaram em algum fronteira do futebol é que aos 17:14 de todo jogo do Barça fazem uma manifestação para lembra a data de 1714.

    Grande abraço!

    André Soneca

  • Um grande abraço meus amigos Matias e Felipe sou de Rondonia – Porto Velho, vocês me ajudaram muito na escolha da minha profissão sempre ouvi falar na carreira diplomática mas depois que comecei a ouvir o podcast foi um divisor de águas, Matias põe pra tocar a minha banda MACAQUIAVÉLICOS aqui de RO HAHAHA abraços!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.