Xadrez Verbal Podcast #109 – Desastres, Coreia do Norte e Angola

Kim Jong Un segue mexendo suas peças no complicado tabuleiro do Mar da China, mas calma ouvinte! Não é sinal de que a Terceira Guerra Mundial está prestes a acontecer. Ainda no hemisfério norte, passando por África, Ásia e América, uma série de desastres naturais deixou um rastro de vitimas e diversas inquietações entre os climatologistas.

Para falar sobre os impasses na eleição angolana, convidamos novamente o Prof. Daniel Sousa, que fez um breve resumo da história recente do país em paralelo com sua trajetória familiar, além da analisarmos os números e as denúncias de fraude por parte da oposição.

Também giramos por Argentina, França, Guatemala, Haiti, Iraque, Sri Lanka e Venezuela com direito a um Breaking News no Quênia, abrindo o mês de setembro, além de um Menino Neymar que desconhece os cinco países que formam o BRICS e a nossa reverência ao maestro Wilson das Neves, que nos deixou no último sábado (26/08).

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Documentário Superheroes: A Never-Ending Battle

Graphic Novel O Complô – A história secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião, de Will Eisner

Música O Dia Em Que O Morro Descer E Não For Carnaval, de Wilson das Neves

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

8 Comentários

  • Excelente programa como de costume. Diante desse cenário de grandes tensões na península coreana, eu fico pensando por que as duas coreias não podem existir conjuntamente. A unificação da península é desejável por ambos os lados, porém os impasses entre eles impossibilitam isso. Ao que tudo indica a unificação não ocorrerá tão cedo e sem algum tipo de trauma. Se essa unificação está tão difícil e desgastante para todos, por que será então que as coreias não se reconhecem como países soberanos, deixam de lado a unificação, terminam a guerra, assinam acordos de paz e se reaproximam politica e comercialmente, como dois países vizinhos e irmãos que coexistem em harmonia?

    Eu já ouvi dizer que a Coreia do Sul ajuda a Coreia do Norte com suprimentos sendo que se não ajudar Coreia do Sul é ameaçada Pela Coreia do Norte. Isso é verdade?

    Um abraço.

  • Filipe e Mathias, parabéns pelo programa que sempre é bastante informativo de maneira uma maneira. Comecei a ouvir em abril desse ano e não perco mais nenhuma semana. Sou estudante de cinema mas juro que ao ouvi-los penso seriamente em mudar de curso e fazer RI. No episódio de hoje, eu senti falta de uma coisa nas efemérides semanais, a revolução de 1º de Setembro na Líbia, provavelmente vocês já falaram sobre isso em algum podcast que eu não ouvi, mas acho que teria sido interessante ouvir comentários do Filipe sobre esse evento no programa de hoje. Abraços!

  • Todo episódio do Xadrez Verbal que fala da Coréia do Norte sempre vem carregado de uma forte crítica contra a abordagem catastrofista de que a Terceira Guerra estaria prestes a começar. Quem exatamente tem alardeado esse tipo de coisa pra insistirem tanto nessa crítica?

  • Parabéns pelos programas e também pela dica cultural em relação aos 100 anos do Jack Kirby. Realmente ele têm uma importância sem tamanho na cultura pop mundial. Mas não só isso: ele também teve um papel importante em uma situação diplomática muito conhecida graças ao nosso amado/odiado Ben Afleck. Foi Kirby quem fez “os concepts de um filme baseado no livro Lord of Light de Roger Zelazny. O filme acabou não sendo produzido. Contudo, acabou sendo renomeado para “Argo” e usado pela CIA como um falso filme gravado no Irã em um plano de resgate de funcionários da embaixada norte-americana naquele país, Os eventos foram narrados no filme Argo de 2012, onde Kirby foi interpretado por Michael Parks. Kirby projetou os designs dos desenhos “Turbo Teen” e “Thundarr the Barbarian”, entre outros.” (fonte – “Pai dos burros” Wikipédia)

    Pra quem quiser ler um pouco mais sobre esse fato e conferir as ilustrações, segue o link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2282526/Revealed-The-actual-screenplay-drawings-Argo-helped-American-hostages-escape-Iran-1980.html

    Abraços e obrigado pelo ótimo trabalho.

    Saudações crackovianas/anticastianas!

  • Melhor podcast de todos! Mato meu tempo nas viagens jundiaí – campinas ouvindo esses dois monstros! Matar tempo e absorver cultura e conhecimento é sempre bem vindo!

  • Nossa!
    Esse podcast deve dar um TRABALHO !!!!
    Parabéns, pelo excelente trabalho realizado com uma qualidade ímpar.

    Obrigado por trazer um pouco mais conteúdo para essa internet que só tem informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s