Xadrez Verbal Podcast #108 – Venezuela, Brasil e Oriente Médio

Recebemos novamente a Professora Ana Luisa Demoraes Campos para analisar as polêmica proposta do senador de Roraima em relação aos efeitos da crise política no país vizinho. Ainda em relação à política externa do governo peemedebista, Michel Temer confunde Paraguai com Portugal durante a visita do presidente Horacio Cartes à Brasília.

Também passamos pelo Oriente Médio, do Afeganistão até a Líbia, vendo as principais notícias e a contínua disputa entre Arábia Saudita e Irã. Para finalizar, Nicolás Maduro recorre à Interpol para a captura de Luisa Ortega, ex-procuradora venezuelana e oposicionista.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme O Último Imperador

Filme Os Matadores

Plenária O Direito de Torcer, que será realizada no dia 29 de agosto

Música Can’t Help Falling In Love, de Elvis Presley

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

9 Comentários

  • Como é bom quando sai novos episódios!

    Sou estudante de Comunicação Social (Rádio, TV e Internet) e neste semestre estamos estudando o rádio e novas mídias de áudio, com isso aproveito e jogo na cara de alunos e professores a indicação do Xadrez Verbal e do Fronteiras Invisíveis do Futebol sempre que possível.

    Abraço.

  • Problema da análise da professora Ana Luísa é que ela argumenta as questões de um lado; e esquece de mencionar o outro. É muito fácil falar que aceita o povo venezuelano, pega bem com a turma da facul, soa descolado, porém, só é legal quando se está no RJ ou SP. E não lá, na fronteira. Ela não diz que a criminalidade, o tráfico de drogas e a prostituição aumentaram nas regiões brasileiras que fazem fronteira com a Venezuela. Quem é contra a refugiados ? Ninguém ! Só que é bem confortável dizer os prós e não citar os contras quando se está no alto de algum edifício seja em Pinheiros ou Ipanema.

    • E o erro do ponto de vista legal do comentário dela foi….?

    • Ana Luisa Demoraes Campos

      Carlos, não sei se você percebeu, mas na minha participação falei dos problemas sociais que já estão acontecendo na região. Não apenas da criminalidade e do tráfico de droga, mas também da exploração econômica dessas pessoas e da relativização de seus direitos. O grande problema é que a acolhida dos refugiados não é feita de forma apropriada – e isso diz respeito não às pessoas, mas à postura do Estado brasileiro, que é justamente o que estava em debate na coluna da semana.

      Em tempo: nem RJ, nem SP; Fortaleza. E aqui apoio os poucos comércios e empresas que empregam pessoas em situação de refúgio. Temos também uma rede de pessoas dispostas a ajudar e orientar quem aqui chega e está apto (mas muitas vezes não sabe como) a ter acesso a esse status. Pra nós, não é apenas discurso.

  • Bernardo Lembi Ramalho Maciel

    Ótimo podcast, Felipe, Matias e professora Ana Luisa Demoraes Campos!

    Gostaria de apresentar alguns apontamentos em relação à notícia do Berlusconi propondo a emissão de moeda nova para tirar o país de uma situação difícil. A Itália já está algum tempo com sérios problemas políticos e econômicos, como vem sendo noticiado aqui no Xadrez Verbal. Em relação à política econômica, o governo italiano nos últimos meses aprovou auxílios bilionários a bancos no país, evitando uma situação de falta de liquidez. Somado às propostas populistas recentes de senhoriagem (o termo utilizado em economia para denominar o pagamento de dívidas através de emissão de moeda), a situação italiana põe em xeque (perdão pelo trocadilho) a solidez das instituições monetárias e a confiança do público. De fato, o abandono do euro e o uso de senhoriagem teriam consequências nefastas para a economia a médio e longo prazo.
    Em primeiro lugar, como Felipe e Matias apontaram, o efeito mais imediato dessas propostas seria elevar a inflação no país. Isso, somado à perda de credibilidade perante os credores estrangeiros e investidores, poderia provocar uma fuga de capitais que desvalorizaria o câmbio para essa nova moeda, o aumento dos preços dos artigos importados contribuiria para um acentuamento da inflação, por um lado, e reduziria as reservas dos bancos, por outro.

    • Bernardo Lembi Ramalho Maciel

      Com isso, provavelmente novos auxílios aos bancos seriam requeridos pelo governo, aumento a dívida pública. Em algum momento, o governo seria obrigado a aumentar os juros para conter a inflação, e isso também teria consequências ruins para o pagamentos dos juros da dívida. Certamente há que se ter muito cuidado diante de um cenário onde esse tipo de demanda política cresce tanto na esquerda quanto na direita. Uma participação da professora Vivian discutindo as diferentes visões econômicas em relação à dívida pública seriam muito bem vindas! Um abraço.

  • Secretário de Temer é barrado em voo para os EUA

    Para contribuir:

    Secretário de Temer é barrado em voo para os EUA

  • Xadrez Verbal, um dos melhores podcasts, mas com as piores chamadas possíveis uashaush

    Já abre na cacofonia xadrez verbal pol.internacional formato podcastal sonda anal uasauh
    Depois tem o “COLUNA ABERTA” que sempre me lembra vídeos explicativos de cirurgia de hérnia de disco

    e essas são só algumas das chamadas péssimas do programa, mas continuem uahsuah é até legal essa tosqueira no meio de um conteúdo tão bom

  • Olá.

    Uma sugestão, que tal uma conta corrente para apoio avulso ao xadrez verbal?

    Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s