Xadrez Verbal Podcast #104 – América Latina, EUA e Jerusalém

Após uma semana no departamento médico, retornamos com quase três horas de programa! Em três blocos do giro de notícias, cobrimos tudo que aconteceu na últimas semana. E os temas da semana retrasada? Na Coluna Aberta, passamos pelo Oriente Médio, desde o Afeganistão até a Líbia, com especial atenção aos acontecimentos em Jerusalém, no Monte do Templo ou Esplanada das Mesquitas.

Já no Match, a América Latina é o destaque, com os acontecimentos na Venezuela e a última reunião de cúpula do MERCOSUL (sonolenta, dizem). Enquanto que no Xeque, fomos aos EUA e desdobramos os últimos acontecimentos do governo Trump, como a votação do Obamacare e o novo Diretor de Comunicações da Casa Branca botando lenha na fogueira.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Masaan

Filme O Senhor das Armas

Música Alabama, de John Coltrane

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

12 Comentários

  • Pensei que vocês iriam finalizar com uma música do Linkin Park 😦

  • eu admiro tanto o trabalho de vocês que eu estou começando a contribuir mensalmente. Porém, ainda não fui colocado no grupo do facebook #xáteado. Um beijão Matias e Filipe

  • Manda um alô pra mim e pra alguns amigos que acompanham xadrez verbal jogando YugiohLegacy o/

  • O programa foi tão bom que aconteceu o que eu pensei ser impossível: ouvir as quase 3 horas de programa sem nenhuma pausa! Nem vi o tempo passar e quando acabou ainda fiquei com um gostinho de quero mais. Muito obrigado!!

  • Clayton 'Necrotwi'

    Três horas de Xadrez Verbal esta semana? Que coisa mais linda!!!

  • Que bom que está de volta, Filipe, bora maratonar três blocos do Giro de Notícias 🙂

  • Fala Felipi e Mathias. Bem vindo ao lar Nobre Figueiredo rsrs. Falei pra comer menos sal e gordura kk. Só uma dúvida que surgiu durante o programa, o Chile não faz parte do Mercosul? Porque vocês falaram que a Bachelet estava como pais convidado, achei estranho uma vez que não precisa de passaporte pra ir ao Chile. Grande abc e continuem com esse excelente trabalho. Vosso amigo Londrino.

  • Não houve menção aos resultados positivos da economia americana (empregos), a reunião da esquerda latino americana (Foro de São Paulo) na Nicarágua e ao apoio à constituinte de Maduro pela esquerda brasileira, ou perdi algo? Estariam nossos podcasters favoritos evitando assuntos ou temas polêmicos que não lhes são caros?

    • Sobre a economia dos EUA, já falamos que estamos esperando a aprovação (ou não) do orçamento pelo Congresso, pois é a proposta orçamentária (e suas previsões de renda) que vão determinar os rumos; pq uma reunião de partidos deveria ser tema, a não ser em casos excepcionais? A importância dada ao Foro de SP pelos conservadores brasileiros é bastante desproporcional; Alfinetamos sim o PSOL e o PT no papel ridículo que se prestaram, nesse caso você perdeu algo sim.

      E, sobre um tema ser ou não caro, lembro-o que fazer um podcast que aborde tudo o que você particularmente acha caro não requer nenhum alvará ou autorização prévia de qualquer forma, pode fazer, a podosfera é bem receptiva.

  • Valeu pelo abraço e pela explicação Matias!! Tudo de bom e obrigado por mais um belo programa.

  • Victor Hugo Refundini

    Sou um novo ouvinte, e finalmente achei um bom lugar para ouvir as noticias da semana de um ponto de vista “neutro”. Estou ouvindo os últimos, para ver o que perdi de interessante.

    Sou engenheiro mecânico e acho que posso dar uma contribuída em um tema.
    Sobre a proibição de carros movidos a combustível fosseis nos países europeus. O que estará sendo proibido nos próximos anos é a venda de carros 0km.
    Mas sabemos que tem muito carro com mais de 30 anos rodando por aí ainda. Então pode ficar tranquilo que seus filho e talvez até netos ainda verão muitos carros a gasolina por aí, mas vão ser coisa de “tiozão”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s