Xadrez Verbal Podcast #100 – Brasil, Europa e América Latina

A sua revista semanal de política internacional em formato podcastal chega aos três dígitos em forma! Filipe Nobre Figueiredo, o homem por trás do tabuleiro, cruza o Atlântico trazendo os fatos mais relevantes do Velho Continente e uma análise sobre o futuro da União Europeia.

De volta à América Latina, na companhia de Matias Pinto, a dupla comenta os últimos acontecimentos na região, além dos tropeços e puxões de orelha que Michel Temer sofreu em sua visita à Rússia e Noruega. Como sempre, esta edição esteve recheada de dicas culturais, notícias internacionais e um Menino Neymar com nacionalidade trocada.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site do jogo Victoria 2

Exposição Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

Artigo El Tercio de los sueños

Documentário Memória do Saqueio

Música Keep It Thoro, de Prodigy

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

14 Comentários

  • Queridos! Sempre penso em escrever, mas acabo esquecendo, eh algo tosco, mas enfim, parece que tem alguma confusão nos hyperlinks de ouvir e baixar o podcast, pra mim eh sempre ao contrário, onde tá escrito baixar, aparecer o player, onde tá escrito ouvir o link manda pro site da central 3 e aí consigo baixar, não sei se vcs trocaram os hyperlinks uma vez e sempre copiam pro próximo post, mas desde mto tempo ta assim! Obrigada pelos podcssts, amanhã tenho um dia longo entre metrôs e trens e vai dar pra escutar bastante
    Grande beijo

  • Olá Filipe e Matias. Parabens pelo centésimo programa. Eu ouço desde o segundo episódio assim que lança. Cassilda, passou rapido hein. Sobre os assuntos tratados essa semana, com relação ao cidadões europeus aqui no UK a proposta da May vai um pouco além. Provavelmente vocês usaram a BBC como fonte, mas a reportagem saiu imcompleta. Para os indivíduos que ainda não tiverem 5 anos aqui, na data a ser estipulada e que entraram antes de uma data X, teram o que foi chamado de “periodo de graça” , onde mesmo não tendo completado o tempo poderam ficar até fazerem 5 anos e poderem pedir o settle status. Outro ponto é que moro a 1 km da mesquita de Finsbury Park e passo de frente todos os dias quando vou e volto da escola onde trabalho. Durante 2 dias a região ficou caótica quanto a transito e transporte, além de um clima misturado entre curiosidade e medo. O Sadiq Khan chegou a propor colocar separações de concreto entre as calçadas e ruas, para evitar essa nova modalidade de atentado. Aguardamos cenas dos proximos capítulos. As pessoas que prenderam o atropelador eram os proprios membros da mesquita, que só não lincharam o cara, porque o Imã local não permitiu. Algo que foi muito bem visto pela imprensa e população daqui. Bom, é isso. Espero continuar desfrutando desse pragrama sensacional por pelo menos mais uns 1000 episódios. Grande abc.

  • Parabéns pelo programa! Ainda estou escutando-o, mas comecei a escutá-lo há alguns meses e, desde então, não perco episódio algum. Aproveito para dizer que vocês prestam um serviço público enorme, do qual não podemos agradecer o suficiente.
    Filipe, aproveito também para lembrá-lo que abriu o concurso de admissão à carreira diplomata no instituto Rio Branco, do dia 23/06 à 10/07. Imagino que seus alunos já o saibam, mas fica a dica!

  • Parabéns pelo 100 programa, a sexta-feira fica melhor com vocês comentando sobre a politica internacional. Ouço desde que o Filipe tinha tempo para atualizar o blog, ou seja, no começo do podcast. O programa é sensacional, com exceção de algumas musicas que o Matias coloca no final, hahaha.
    Perdi vários dias jogando Europa Universalis 4, então tomem cuidado com as dicas do Filipe, assim como perdi minha fé na humanidade com o Documentário que ele indicou, Adeus Camaradas.

  • Gustavo G. de Moraes

    Boa noite pessoal, sou Gustavo, Biólogo, 35 anos e ouvinte diário de podcasts.

    Eu e minha esposa somos ouvintes do Xadrez Verbal faz mais de um ano e vocês já viraram parte do nosso café da manhã do sábado; e as vezes parte da preparação do almoço, na companhia de uma breja!

    Nunca mandei mensagem, mas aproveito esse episódio 100 para parabenizar pelo trabalho e dizer que o trabalho de vocês é extremamente relevante para o conhecimento da geopolítica internacional de uma parcela cada vez maior da população, que não assiste televisão.

    Assim que a situação $ melhorar pretendemos ser parte dos Apoiadores. Abraços!
    Gustavo e Cristina

  • Oi gente! Muito obrigada pelo programa! Sempre escuto nas minhas andanças pela cidade.

    Só uma coisa Filipe, o Brasil tem um representante atualmente na Comissão Interamericana de DH, chama-se Paulo Vannuchi, está lá desde 2014 e foi ativista na luta contra a ditadura no Brasil. Só estou mencionando pq fiquei com a impressão após ouvir o programa que a eleição da Flávia Piovesan p/ a comissão era algo inédito.

    Grande beijo

    Talita

  • Problema no site:
    o link https://xadrezverbal.com/tag/podcast/ abre uma página que omite vários podcasts, inclusive este de número 100.
    Eu sei que não é bem um problema do site, mas talvez de ausência da tag em alguns podcasts. Talvez a solução seja fazer “https://xadrezverbal.com/tag/podcast/” redirecionar para “https://xadrezverbal.com/category/audio/”.

  • Opa, parabéns pelo excelente centésimo programa! Achei muito boa a abordagem de ser um programa normal mas com detalhes sobre como chegaram nesta marca. Parabéns e continuem com o excelente trabalho.

  • Meus ”isentões” favoritos!!!

    Parabéns pelo centésimo programa, que venham mais cem!

  • Caro Filipe,
    Seus programas são muito curtos… ou o transito que tá cada vez pior… na ida e antes da volta já acabou o programa…
    Meus parabéns pelo Podcast sensacional de vocês.
    Eu vivo testando o limite da banda da central 3, na última tentei pegar 10 programas ao mesmo tempo!
    Ao Matias,
    La revolución no puede ser muerta
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s