Xadrez Verbal Podcast #100 – Brasil, Europa e América Latina

A sua revista semanal de política internacional em formato podcastal chega aos três dígitos em forma! Filipe Nobre Figueiredo, o homem por trás do tabuleiro, cruza o Atlântico trazendo os fatos mais relevantes do Velho Continente e uma análise sobre o futuro da União Europeia.
De volta à América Latina, na companhia de Matias Pinto, a dupla comenta os últimos acontecimentos na região, além dos tropeços e puxões de orelha que Michel Temer sofreu em sua visita à Rússia e Noruega. Como sempre, esta edição esteve recheada de dicas culturais, notícias internacionais e um Menino Neymar com nacionalidade trocada.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Site do jogo Victoria 2
Exposição Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras
Artigo El Tercio de los sueños
Documentário Memória do Saqueio
Música Keep It Thoro, de Prodigy
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se
Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Queridos! Sempre penso em escrever, mas acabo esquecendo, eh algo tosco, mas enfim, parece que tem alguma confusão nos hyperlinks de ouvir e baixar o podcast, pra mim eh sempre ao contrário, onde tá escrito baixar, aparecer o player, onde tá escrito ouvir o link manda pro site da central 3 e aí consigo baixar, não sei se vcs trocaram os hyperlinks uma vez e sempre copiam pro próximo post, mas desde mto tempo ta assim! Obrigada pelos podcssts, amanhã tenho um dia longo entre metrôs e trens e vai dar pra escutar bastante
Grande beijo
Oi, Talita, tudo bem? Basta clicar com o botão direito e selecionar a opção “Salvar como”.
Abraço.
No celular não consigo! Eh algo besta, só ir no outro link, mas acho que é algo nos hyperlinks, pode ser algo só comigo TB, eh q toda vez acontece hehe
Olá Filipe e Matias. Parabens pelo centésimo programa. Eu ouço desde o segundo episódio assim que lança. Cassilda, passou rapido hein. Sobre os assuntos tratados essa semana, com relação ao cidadões europeus aqui no UK a proposta da May vai um pouco além. Provavelmente vocês usaram a BBC como fonte, mas a reportagem saiu imcompleta. Para os indivíduos que ainda não tiverem 5 anos aqui, na data a ser estipulada e que entraram antes de uma data X, teram o que foi chamado de “periodo de graça” , onde mesmo não tendo completado o tempo poderam ficar até fazerem 5 anos e poderem pedir o settle status. Outro ponto é que moro a 1 km da mesquita de Finsbury Park e passo de frente todos os dias quando vou e volto da escola onde trabalho. Durante 2 dias a região ficou caótica quanto a transito e transporte, além de um clima misturado entre curiosidade e medo. O Sadiq Khan chegou a propor colocar separações de concreto entre as calçadas e ruas, para evitar essa nova modalidade de atentado. Aguardamos cenas dos proximos capítulos. As pessoas que prenderam o atropelador eram os proprios membros da mesquita, que só não lincharam o cara, porque o Imã local não permitiu. Algo que foi muito bem visto pela imprensa e população daqui. Bom, é isso. Espero continuar desfrutando desse pragrama sensacional por pelo menos mais uns 1000 episódios. Grande abc.
Parabéns pelo programa! Ainda estou escutando-o, mas comecei a escutá-lo há alguns meses e, desde então, não perco episódio algum. Aproveito para dizer que vocês prestam um serviço público enorme, do qual não podemos agradecer o suficiente.
Filipe, aproveito também para lembrá-lo que abriu o concurso de admissão à carreira diplomata no instituto Rio Branco, do dia 23/06 à 10/07. Imagino que seus alunos já o saibam, mas fica a dica!
Parabéns pelo 100 programa, a sexta-feira fica melhor com vocês comentando sobre a politica internacional. Ouço desde que o Filipe tinha tempo para atualizar o blog, ou seja, no começo do podcast. O programa é sensacional, com exceção de algumas musicas que o Matias coloca no final, hahaha.
Perdi vários dias jogando Europa Universalis 4, então tomem cuidado com as dicas do Filipe, assim como perdi minha fé na humanidade com o Documentário que ele indicou, Adeus Camaradas.
hehehehehehe muito bom,gosto muito do europa universalis 4. os jogos da paradox são muito bons
Boa noite pessoal, sou Gustavo, Biólogo, 35 anos e ouvinte diário de podcasts.
Eu e minha esposa somos ouvintes do Xadrez Verbal faz mais de um ano e vocês já viraram parte do nosso café da manhã do sábado; e as vezes parte da preparação do almoço, na companhia de uma breja!
Nunca mandei mensagem, mas aproveito esse episódio 100 para parabenizar pelo trabalho e dizer que o trabalho de vocês é extremamente relevante para o conhecimento da geopolítica internacional de uma parcela cada vez maior da população, que não assiste televisão.
Assim que a situação $ melhorar pretendemos ser parte dos Apoiadores. Abraços!
Gustavo e Cristina
Oi gente! Muito obrigada pelo programa! Sempre escuto nas minhas andanças pela cidade.
Só uma coisa Filipe, o Brasil tem um representante atualmente na Comissão Interamericana de DH, chama-se Paulo Vannuchi, está lá desde 2014 e foi ativista na luta contra a ditadura no Brasil. Só estou mencionando pq fiquei com a impressão após ouvir o programa que a eleição da Flávia Piovesan p/ a comissão era algo inédito.
Grande beijo
Talita
Problema no site:
o link https://xadrezverbal.com/tag/podcast/ abre uma página que omite vários podcasts, inclusive este de número 100.
Eu sei que não é bem um problema do site, mas talvez de ausência da tag em alguns podcasts. Talvez a solução seja fazer “https://xadrezverbal.com/tag/podcast/” redirecionar para “https://xadrezverbal.com/category/audio/”.
Busca no google “xadrez verbal” + “Número do episódio” sempre funciona.
Opa, parabéns pelo excelente centésimo programa! Achei muito boa a abordagem de ser um programa normal mas com detalhes sobre como chegaram nesta marca. Parabéns e continuem com o excelente trabalho.
Meus ”isentões” favoritos!!!
Parabéns pelo centésimo programa, que venham mais cem!
Caro Filipe,
Seus programas são muito curtos… ou o transito que tá cada vez pior… na ida e antes da volta já acabou o programa…
Meus parabéns pelo Podcast sensacional de vocês.
Eu vivo testando o limite da banda da central 3, na última tentei pegar 10 programas ao mesmo tempo!
Ao Matias,
La revolución no puede ser muerta
Abraços
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #100 – Brasil, Europa e América Latina – Tudo Podcast