Xadrez Verbal Podcast #91 – Coreia do Norte e ETA

A Coreia do Norte pode destruir os EUA? O Japão? O mundo? O pouco que se sabe sobre o poderio do país é abordado aqui neste programa, resolvendo todas suas dúvidas. Também falamos das ligações políticas e da retórica da última semana entre as potências. Dos EUA pra Coreia, de lá pra China, passando pelo Afeganistão, chegando na Rússia, dali pra OTAN, parando na Síria. Cansou? A gente resume pra você.

Também fazemos uma retrospectiva histórica do Euskadi Ta Askatasuna, “Pátria Basca e Liberdade”, o ETA, que entregou suas armas nessa semana. Grupo separatista, grupo terrorista, qual o contexto em que o ETA nasce e qual o contexto em que ele deixa de existir? Giramos pelo mundo, a semana na História, os peões da semana (e foi difícil escolher!), economia com a professora Vivian Almeida, dicas culturais e um Menino Neymar mal traduzido encerram esse podcast do Xadrez Verbal pascoal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Zona de Risco

Filme El Lobo

Música Ikusi Mendizaleak, de Mélanie Doutey e Igor Orobengoa

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

20 comentários

  • Tenho um amigo Taiwanês, ele disse que também estão havendo movimentações estranhas na ILHA! Ontem mesmo ele viu vários F-16 sobrevoando o centro da cidade! Só sei que se for pra rolar Guerra vai dar muito sangue!

  • Muito elucidativo o que foi falado sobre a Coréia do Norte. Uma pergunta (se der pra responder). Foi citado que fim provavelmente a Coréia do Sul levaria em uma possível guerra. E quais seriam as consequências para o Japão? (ainda tenho que ouvir o Fronteiras do Japão, ainda mais que sou fanboy de samurais, mangás e história do Japão).

    E outra dúvida… Que posicionamento a China teria em uma possível guerra entre Coréia do Norte e EUA? Ficaria do lado Coreano, aumentando mais a treta ou ficaria na dela por conta de possiveis perdas no mercado internacional?

    Desculpe se uma das perguntas foram respondidas durante o programa. Tive que pausar nas Efermeredes Semanais. Depois irei ouvir o resto.

  • Obrigado por trabalhar no feriado pela gente 😀

  • O primeiro grupo terrorista europeu a depor armas foi o IRA, o segundo foi o Vasco/Basco

  • Para quem já viu JSA, há outros filmes que retratam a tensão militar entre o Norte e o Sul: The Berlin File, Secret Reunion.
    Mas o melhor mesmo é Shiri, basicamente a obra que inicia os blockbusters sul coreanos, uma mistura de A Rocha com Missão Impossível onde terroristas infiltrados do Norte iniciam uma onda de antentados tendo como objetivo final roubar e implantar uma espécie de super nitroglicerina para explodir grande parte de Seul. Baita elenco (Yunjin Kim, Choi Min-sik, Song Kang-ho), do mesmo diretor dos famosos A Irmandade da Guerra e My Way.

  • Salve senhores,

    Sobre a visita de Francisco ao Egito não perder de vista que uma das motivações foi o convite do Grão Imame Ahmed Al Tayyeb para que o Papa participe da ‘Conferência internacional de Paz’ que acontece na Universidade Al-Azhar.

    Boa Páscoa.

  • qdo o felipe fala dos submarinos da coreia do norte: “esses submarinos tem uma capacidade de carga bem grande, podendo carregar, mesmo que rudimentar, um artefato nuclear…”
    esse “rudimentar”, faz eu pensar coisas como machado de pedra e lança de madeira kkk.
    bom, problema da palavra em si kkk.

    ai eu imagino: a coreia do norte lança um missil gigante do submarino nos EUA, ai ele encosta no chão e saem picaretas de pedra do minecraft kkk.

  • Felipe. Mesmo questionamento que fiz no Twitter.

    Acredito que, da mesma maneira que a Escócia possa ter dificuldades ao tentar ingressar na UE numa eventual separação com o Reino Unido, um recém emancipado País Basco pode encontrar muita resistência ao pleitear uma vaga no bloco.

    Um movimento que busca a autonomia do País Basco, ao invés da independência, não estaria buscando uma forma de “sair” da Espanha sem sair da União Europeia?

  • Pingback: Como é a economia da Coreia do Norte: números, fatos e muita arma

  • Baita podcast! Sou fã do Xadrez tem um bom tempo. A pauta me incentivou a escrever um post no meu blog Econoleigo, que fala sobre economia para leitos (hehe) sobre a economia do país do titio Kim. Quem tiver interesse:

    http://econoleigo.com/entendendo-a-economia-da-coreia-do-norte/

  • Muito bom a análise sobre as forças militares da Coréia do Norte. É um ótimo exemplo do tipo de informação que a gente só vê no Xadrez Verbal.

  • Felipe, sou engenheiro naval e acompanho o programa aqui da Australia.
    Acho que voce se confundiu na questao da detecção de submarinos antigos por sonar. O problema nao sao parafusos. O que acontece é que o propulsor do submarino é um hélice. O termo hélice, em ingles, vira “screw”, que pode ser confundido com parafuso.
    A ideia do projeto de helices de submarino é diminuir a formacao de bolhas. Bolhas essas que geram ondas de pressao e sao detetctadas pelo sonar.
    Abraco!

    Christian Rayes

  • Olá,
    Assino o feed do Xadrez Verbal e ouço dependendo do assunto.
    Gostei muito do #90 Armas Quimicas e estou no meio do #91.
    Por serem podcasts longos, procurei na descrição do epísodio do feed do podcast as timestamps, pra já pular pro assunto principal ou algum outro que já tivesse interesse, mas não tem.
    Fica aqui a minha sugestão pra colocarem as timestamps na descrição do episódio. Me animaria a pelo menos olhar a descrição de todos os episódios, e quem sabe ouvir sobre algo que nunca achei que seria interessante.

    Admiro muito o trabalho de vocês!
    Muito obrigado pela atenção!

    Abraços,
    Ian Ribeiro

  • “Vamos sobre a nova lei de imigração, duas pessoas com visões diferentes sobre a lei darão sua opiniões”

    realidade: umas das pessoas estava dando salto mortal de alegria coma nova lei, e a outra tb a apoia a lei mas fala com mais equilibrio

    “””””””dois lados””””””””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s