Xadrez Verbal Podcast #89 – Guiana Francesa, Venezuela e Trump

Você sabe o que está acontecendo no segundo maior departamento da França faltando um mês para as eleições? Você sabia que o segundo maior departamento da França é a Guiana Francesa? Um território rico em biodiversidade, em metais preciosos e de localização importante para a exploração aeroespacial está tomado por uma greve geral que já dura dias. E que influencia a fala de diversos candidatos na eleição.

Também passamos pela Venezuela, com mais um capítulo da disputa entre Judiciário e Legislativo. Agora, o Parlamento do país foi declarado “em desacato”, gerando protestos internos e externos. Passeamos pela nossa vizinhança e depois passamos pelos EUA, com os novos atos do governo Trump em relação ao clima e a política energética. Giramos pelo mundo, a semana na História, os peões da semana, a coluna da professora Vivian Almeida e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Documentário Timor Lorosae – O Massacre que o Mundo Não Viu

Livro A noite dos cristais, de Luís Fulano de Tal

Música Deu prá Ti, de Kleiton e Kledir

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

20 comentários

  • Salve senhores!
    Sou militar, de 42 anos, moro em Curitiba (a pesar de ser carioca) e ouvinte recente da sua revista semanal em formato podcastal!
    Como perduram pra comentários sobre o canto do Hino Nacional nas escolas, informo, com orgulho, que a escola em que meu filho estuda, que não é militar, sempre começa a semana com o nosso Hino.
    Parabenizo os senhores pelo excelente trabalho, que, pela forma agradável que o desempenham, despertou em mim o interesse tardio pela política internacional.
    Grande abraço!

  • Repercussão das últimas ações do ditador Nicolás Maduro, entre os principais representantes da esquerda brasileira e apoiadores de Maduro ( PT, PC do B, PSOL, UNE, Levante Popular da Juventude ), nas manifestações de hoje : Faixas contra um golpe (que não ocorreu) no Brasil e ausência de faixas contra um golpe (que ocorre) na Venezuela.

    • Poxa, qual o sentido da esquerda brasileira protestar com faixas contra a merda que tá rolando na Venezuela? O Maduro vai olhar uma foto de nego com um cartaz contra ele no MASP e vai concluir que agora sim ele precisa sair?
      Quero dizer, não estou defendendo o “paraíso” socialista que o Maduro criou (diferente dos partidos/coletivos que você citou, esses sim defenderam por um bom tempo)… Mas se protestar contra a ditadura venezuelana não funciona nem por lá, quem dirá por aqui.

    • Coisas da caricata esquerda brasileira.

  • Patrícia Balthazar

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1871788-manifestantes-incendeiam-congresso-paraguaio-apos-reeleicao-ser-aprovada.shtml
    Já saiu a decisão e a reação da População foi contra, aguardo comentários no próximo programa,
    Ótimo trabalho de vocês, sou uma grande fã!

    • Na verdade 8 máquinas tombaram com a ventania. Na região de Santana do do Livramento ainda tem-se 82 aerogeradores de 2 MW cada – operando normalmente.
      o RS ainda tem complexo eólico Campos Neutrais (maior do Brasil) nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí (ambas no RS). O RS ainda tem usinas na cidade de Osório, na praia do Cassino.
      Os aerogeradores que caíram são da IMPSA (argentina que faliu no Brasil, deixando muitas empresas na mão). No RS ainda tem-se aerogeradores da brasileira WEG, da alemã Enercon (Wobben do Brasil), da espanhola Gamesa e da americana GE.
      No nordeste, diferentemente do RS, a energia eólica é mais estratégica por quê os meses de maior vento são os meses de seca, ou seja, existe um complementariedade entre nossa matriz hidráulica e a energia eólica no nordeste.

      http://www.eletrosul.gov.br/nosso-negocio/geracao/geracao
      http://minasenergia.rs.gov.br/atlas-eolico-2016-03

  • Xadrez Verbal perdeu a chance de tocar Jewel no programa, poxa! Tirando isso, programa ótimo como sempre!

  • Sobre o aquecimento global, temos um documentário do Dr. Pirulla, com o título Aquecimento Global – Último Round (#Pirulla 32.3). Só o documentário vale muito a pena, mas os links que el deixa tem muita, muita coisa interessante.

    Link do vídeo

  • Matias, o filme Papillon (baseado no livro de mesmo nome) fala sobre a colônia penal na Guiana Francesa. O filme é show.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Papillon

  • Olá pessoal. Vim pra dar alguns ignorantes pitacos sobre provedores de internet.
    A mais de uma década organizações como a W3, Mozilla e outras estão preocupadas com a privacidade das pessoas por conta da exposição delas à ferramentas de analise e rastreamento em provedores.
    Para explicar um cenário de analise de perfil, vamos considerar o caso perfeito de criptografia, onde todos os servidores que o Zezinho se conecta possui alto nivel de criptografia. Nesse cenário, n eh possível, através da interceptação de dados, que ocorra o vazamento de qualquer tipo de dado. Porém, eh possível descobrir quais são os servidores que o Zezinho se conecta, ainda q n se saiba o conteúdo que eh trocado.
    Ou seja, eh possível saber que ele assiste YouTube toda manha, fica acessando o Gmail, Facebook e lojas de calçado e ouvindo podcast de política internacional a tarde e assistindo NetFlix de noite.
    Agora, se a gente considerar o que o Zezinho acessa sites que não possuem o HTTPS no link (ou seja, que não possui criptografia), ai é possível até rastrear que páginas específicas de cada site são acessadas. Como, por exemplo, que tipo de vídeo pornô o Zezinho assiste ou se ele só acessa notícias contra ou a favor do governo no site da Folha.
    Com todos esses dados, é possível segmentar propaganda com alta precisando de nicho que será afetado, mesmo que nunca divulguem quem é o Zezinho. E se a gente sair do âmbito empresarial, imaginem o que serviços de inteligência não fazem, com dados históricos da atividade de todas as pessoas q usam internet doméstica em um país.

  • Salve! Salve! ao melhor podcast que começa com a letra “X” rsrsrs.

    Meu nome é Daniel, curso História na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    A qualidade de vocês é indiscutível, para mim é o melhor podcast de todo o alfabeto.

    Acompanho vocês desdo episódio número 1, se não me engano foi ontem.

    A qualidade (e a duração do programa) só veio aumentando, o que é muito bom.
    “Progressão e não perfeição”

    Venho aqui pedir que vocês deem mais um passo nessa qualidade. Postem os links originais das matérias citadas.

    Como Professor/Pesquisador/(proto)Historiador, me preocupo muito com a fonte, e apesar de vocês terem conquistado a minha confiança, ainda sim preciso da confirmação ou me aprofundar no assunto, claro que talvez vocês não façam isso pois são todos comunistas, bolivarianístas, gayzistas, esquerdopatas planejando a transformação do mundo em uma enorme comuna, se for isso ok, nossa marca abaixo do mamilo esquerdo mostra o que queremos.

    Acho que é só isso.

    —-

    Ps: No Colégio (Público/Estadual) onde estudei a vida toda (Rui Barbosa – Jandaia do Sul) ainda se faz FILA e ORAÇÃO DIÁRIA antes de entrar nas salas, no niver do Colégio os alunos são levados a Igreja da Cidade. Uma vez por mês tem Hino.

  • O Felipe poderia escrever para colunas de economia dos jornais brasileiros, é tão engraçado quanto, gostei da parte que “não tem muitas reservas desconhecidas”; da parte que confunde desburocratizar o mercado de carvão com investir em carvão, e da parte que ” até” o estado americano que é conservador usa energia eólica, primeira vez que escuto que energia tem ideologia kkkkkkk abraços

  • Marco Lacerda Rezende

    Olá meus caros! Excelente Podcast, como sempre!

    Meu nome é Marco Lacerda Rezende, sou de Ipatinga-MG, Professor e Engenheiro.

    Vi neste episódio a chance de contribuir em uma dúvida do nosso Caro amigo Matias.

    Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Perito da Justiça do Trabalho e quanto ao trabalho em minas subterrâneas, segundo a legislação brasileira, basicamente são 15 anos de trabalho para aposentadoria especial.

    Grande abraço e parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s