Xadrez Verbal Podcast #88 – Carne Fraca, América Latina e Islã britânico

Prepare o seu rodízio de churrasco apenas com carnes importadas, receba autoridades estrangeiras e tire fotos horríveis! Quem nunca teve um fim de semana desses? No programa dessa semana, nós e o economista Daniel Sousa trazemos tudo que você precisa saber sobre os impactos internacionais da Operação Carne Fraca; o tamanho que o Brasil ocupa nesse mercado, a quantia de dinheiro que esse comércio envolve e as possíveis represálias internacionais. Ainda no Brasil, falamos da ligação entre Temer e Trump e da abstenção brasileira em relação ao Irã.

Passamos pela nossa vizinhança, especialmente os hermanos argentinos, com dois assuntos importantes. Primeiro, o apoio popular aos professores em greve; segundo, a confirmação de que Cristina Kirchner será julgada. Também vamos até o Reino Unido, onde mais um atentado terrorista levantou o debate sobre as comunidades islâmicas dentro da Europa. Giramos pelo mundo, dicas culturais, a semana na História e um menino Messi fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Documentário Carne, Osso

Texto Carta Abierta de un escritor a la Junta Militar, de Rodolfo Walsh

Obra Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto

Música Johnny B. Goode, de Chuck Berry

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

16 Comentários

  • Olá, o link “baixe o programa” parece que está incorreto. Pois ao clica lo sou direcionado ao podcast. Gentileza verificar, obrigado.

  • Olá amigos do Xadrez Verbal. Filipe, sua geração n foi a ultima a cantar o hino nacional. Tenho 20 anos, moro no município de Itaquaquecetuba, em SP, e cantei o hino nacional durante ensino fundamental inteiro. Infelizmente, nos últimos anos, o município perdeu essa prática. Um grande abraço!!!

  • Excelente programa, como sempre. Sobre os comentários sobre a Educação no Brasil comparado com a Educação na Argentina, infelizmente fico triste ao ver o quão difícil é para alguns que elogiam a classe média argentina politizada, leitora, etc, perceberem que isso acontece justamente pela oportunidade que a escola pública pode permitir a grande parte da população. Não que a preocupação com a doutrinação com respeito a posições políticas, eu até entendo a preocupação, mas não acredito que seja justificativa suficiente para não se importar com o ensino público. Acredito que tenha muito mais relação com a formação dos professores do que o ensino público em si.

    P.S.: Com respeito a criticar o laicismo no Brasil, não deveria nem se entrar em discussão. Se o pai quer que o seu filho tenha uma educação religiosa, ele tem todo direito de matriculá-lo em uma escola particular que ensine os valores que ele deseja, mas esperar que o estado ofereça isso, sendo que o mesmo é por constituição um Estado Laico… aí já é demais.

    Enfim, gostei bastante que tenham comentado um pouco sobre Educação, Ficaria bastante feliz se em futuros programas fosse comentado mais sobre este campo (mesmo sabendo que o foco do podcast não é bem esse).

    Enfim, um abração.

  • Colegas, o feed continua com problema no momento em que escrevo este comentário. Está dando erro 404.

  • felipe tira seu podcast desse buero que é a central 3 toda semana é a mesma tristeza pra baixar seu podcast, não baixa pelo meu app de podcast, nem pelo navegado nem por nada. muita sacanagem com o ouvinte. Esse site é muito porco felipe.

  • Ótimas reflexões sobre a questão da carne e da educação pública na Argentina. Pontos altos do programa! Obrigado!

  • Olá equipe Xadrez Verbal!

    Ouvindo ao episódio 88, no tempo 00h21min é abordado ao assunto do atentado na Inglaterra, e no tempo 00h23min são mencionadas bases de dados para pesquisas de sobrenomes, e possuo muito interesse em saber sobre essas bases de dados utilizadas por vocês.

    Por favor, caso possam, informem essa base de pesquisa, tenho interesse para um livro que escrevo.

    Grato,

  • Uma curiosidade: o Porcão, churrascaria mencionada no podcast, faliu. A Steak Bull, a churrascaria do acontecimento, funciona no mesmo local do antigo Porcão. Praticamente só trocaram o nome e o letreiro do estabelecimento.
    Acredito que a escolha do local tenha sido pela estrutura e pela ‘tradição’. Das churrascarias de Brasília, o antigo Porcão/atual Steak Bull é a mais renomada e bem cuidada.
    Abraço.

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #88 – Carne Fraca, América Latina e Islã britânico | India 4k

  • O Deezer não puxou o feed, o podcast mais recente lá é o 87.

    Detesto o Deezer, mas não confio no Spotify.

    😦

  • Passando pra divulgar do Perdão a Interrupção, o programa que debate politica com bom humor na Rádio UFPB, que vai ao ar toda terça-feira ao vivo às 15 horas. Ouçam ai!

    episódio sobre terceirização, Doria x FHC, IDH brasileiro e outros temas da semana,

    http://www.podcastgarden.com/episode/perdo-a-interrupo-3-terceirizao_102100

  • Eu sou um espanhol, estudante de português, que gosta muito de ouvir vosso podcast.

    No entanto, há uma coisa que vocês costumam dizer, mas que eu acho errada: quando falam do PSOE, falam de um partido de centro esquerda, próximo ao PT do Brasil, mas em verdade, o PSOE faz tempo que deixo de aplicar politicas de esquerda e deixou de ser o partido que defendeu as classes trabalhadoras durante a guerra civil espanhola e a ditadura.

    Nas ultimas eleições a cúpula do partido obrigou a demitir ao candidato quando ele quis pactuar com Podemos, o partido que eu acho mas próximo ao PT, e agora, nas eleições primarias do PSOE, estão a aplicar todos mecanismos possíveis para evitar que Pedro Sánchez, o candidato de esquerda dentro do partido, poda ganhar. Felipe Gonzalez costuma defender ideias mais próximas as do PP na mesma forma que outros muitos dos dirigentes regionais do partido. Quando a Dilma foi sometida ao impeachment no Brasil, o PSOE não fiz declaração nenhuma em defesa dela, ao contrario que Podemos, que defendeu ela e criticou o mecanismo de sua expulsão do Governo.

    Na Espanha, a gente costuma falar PPSOE porque as diferencias existentes entre os dois partidos são apenas de imagem, mas não de conteúdo. Por isso, eu agradeceria a vocês que não fizeram mais a comparação PSOE-PT e mudassem para uma comparação Podemos-PSOE.

    Muito obrigado por sua atenção e continuem com o magnifico trabalho que fazem!

  • Fala Filipe e Matias. Bom crepusculo à você. Obrigado por ler o email da minha esposa, me poupou de uma DR feroz rsrs. Gostaria de dividir uma estorinha com vocês. Trabalho em escola aqui em Londres com Scientistian. Eu e meu parceiro de trabalho (ingles) estavamos conversando sobre a história da Europa e acabamos caindo na Yuguslávia e acabei lembrando de alguns programas tanto no youtube quanto no podcast que vocês falaram a respeito. Ai ele me perguntou, mas como é que você sabe sobre isso, vocês veem isso na escola no Brasil. Ai “converti” mas um pro programa…..apesar de que ele não vai entender nada. Obrigado pelo tempo. Grande abc.

  • Olá pessoal do Xadrez Verbal tudo bem? Venho através deste comentários compartilhar com vocês um dos vários efeitos gerados na economia por causa de operação da PF denominada ” Carne Fraca”, atualmente, moro em Rondonópolis – MT, região sul do estado, e nessa mesma região se encontra uma município vizinho de pequeno porte, mas que sofre grande influência de Rondonópolis devido a sua proximidade, a questão é que nessa mesma cidade há uma unidade da JBS na qual deu férias coletivas aos seus 500 funcionários devido a falta de demanda no mercado, consequentemente, quem irá sofrer ainda mais serão os lojistas da região que segundo entrevista com o representante dos lojistas do mesmo município isso irá afetar economicamente a cidade em cerca de 60% a 70% na circulação de dinheiro. O fato é que isso pode afetar direta e indiretamente Rondonópolis que é uma grande cidade aonde os moradores de Pedra Preta buscam também bens de consumos e até mesmo cursam faculdades e etc. É muito tenso essa situação não acham? Considerando que isso é só a ponta do Iceberg devido a proporcionalidade de minha região imagine como não será em outros estados de maior porte como na região sul e sudeste do país? Lamentável.
    Desde já agradeço a atenção e espero ter ajudado a contribuir para esse maravilhoso Podcast do qual não perco um só episódio.

    Novamente obrigado e desejo a todos VIDA LONGA E PRÓSPERA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s