Xadrez Verbal Podcast #86 – Malásia, Europa e posse de Aloysio Nunes

Semana de tensão no Leste da Ásia! Enquanto a Coreia do Norte admite exercícios militares em retaliação a sua vizinha e EUA, a Malásia deporta norte-coreano ligado ao caso Kim Jong-nam, provocando a expulsão dos respectivos embaixadores em Kuala Lumpur e Pyongyang.

Atravessamos os Montes Urais e demos um giro pela Europa, onde teve renuncia de porta-voz conservador na França, troca de farpas entre Alemanha e Turquia, criação de imposto único e “Bolsa Família” na Itália, aprovação de lei contra asilados políticos na Hungria e o anúncio de um comando militar unificado da UE. Também analisamos o discurso do novo chanceler brasileiro e suas primeiras ações a frente do Itamaraty. Giramos pelo mundo, a semana na História, a coluna de economia da professora Vivian Almeida, peões e dicas culturais fecham mais um motherf*cking podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Texto sobre zeppelins no Brasil na Aero

Texto sobre zeppelins no Brasil na Airway

Filme La delgada línea amarilla

Podcast 45 Minutos sobre a Revolução Pernambucana

Música The Dixie Jass Band One Step, da Nick LaRocca’s Original Dixieland Jass Band

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

15 Comentários

  • Filipe, só um complemento, o Brasil também é um fornecedor de armamentos da Malásia. Eles operam o Sistema Lançador múltiplo de foguetes Astros II, desenvolvido pela AVIBRAS. Abraços.

  • Vc disse que a citação ao Sinésio eh importante dentro do Itamaraty, para os Cacdistas como eu, importante eh ver que ele cita a filha dele no discurso (Gabriela Nunes) pra começar a procurar quais as linhas de pesquisa dela pra dar uma olhada… 🙂

  • Ainda não fizeram o drink game do Xadrez Verbal?
    – Mathias gritou BREAKING NEWS? 1 dose.
    – Notícia ou citação sobre o Burundi? 1 dose.
    – “O futebol chegou ao país X graças aos ingleses!”? 3 doses.
    – “O presidente da Turquia Erdogollum, também conhecido como Erdogan…”? 1 dose.
    O público que houve o Xadrez Verbal no esquenta pra balada se divertiria bastante com isso.

  • Nem o irmão do Obama confia nele, é de se pensar.

    • Engraçado que a imprensa nunca cita isso por aqui. Mas normal, as denúncias e ataques contra Obama são sempre diminuídos, já contra Trump são sempre aumentados, não importa o nível de confiabilidade. Inclusive aqui nesse podcast.

      • Me conte uma ocasião em que algo foi aumentado contra Trump aqui

        • Assista seu próprio podcast e verá. Tudo relacionado à administração Trump é tratado de forma jocosa, cheio de ironias e teorias da conspiração nesse podcast. Ao passo que tudo relacionado aos seus adversários é delimitado de forma a buscar a “melhor intenção”, o lado bom da coisa.

          • 1- Pedi exemplos. Você ainda não deu

            2- “Tudo relacionado à administração Trump é tratado de forma jocosa”. Não, isso é falso, evidente já no primeiro programa após a vitória de Trump

            3- Ainda, sobre os adversários de Trump serem “bem tratados”, me diga quando eu elogiei a política externa de Hillary. Se não achar, pare de falar bobagem. E não vai achar.

            4- Tudo que eu falo no programa tem fonte. Fique a vontade pra citar os exemplos, pq ainda não foi dessa vez

  • Jaime Fassin Junior, Biologo de Londres

    Ola Filipe e Mathias. Como sempre um excelente programa. Por favor, relevem minha falta de acentuacao mas no meu trabalho o teclado eh ingles e naum tem teclas de acento. Soh gostaria de poder fazer um comentario sobre a consecao de vistos sitados durante o programa pelo governo Trump. Minha esposa trabalha aqui na Inglaterra para uma empresa de imigricao comercial, com matriz nos EUA. Existe uma lei federal desde 1981 que proibe a imigracao de cidadaos iraquianos sem dupla nacionalidade e que residam no Iraque de imigrar para os EUA e os cidadaos americanos sao proibidos de auxiliar no processo de imigracao. Tanto que todos os casos de iraquianos que chegam na empresa, sao destinados aos nao americanos para serem processados, pois por lei nem o encaminhar o caso para um nao americano eh permitido, uma vez que o caso tenha chego as maos de um oficial americano. Continuem com um otimo trabalho e boa semana.

  • Maikon Sander De Castro Alves

    Oi Filipe e Mathias. Düsseldorf é nome de zagueiro?? Algumas dicas: A palavra “dorf” significa “vila” em alemao e Düssel é o nome do rio que passa por aqui. Wuppertal (se diz Vuppertal, W é sempre V) “Tal” significa “vale” e Wupper tbm é nome de um Rio da regiao. A respeito do ataque, o alerta continua em alto aqui na Renania do Norte, e no último fim de semana um shopping da cidade de Essen foi fechado devido a informacoes de um possivel ataque.
    Abracos desde Düsseldorf

  • Filipe, faz um video explicando o que são think tanks. Vejp que seria útil. E continue assim, excelente podcast!

  • Rafael Furtado Teixeira

    Ótimo trabalho! Valeu Matias e Felipe. Vcs ajudam muito!

  • Gustavo K. Scheffer

    Boa tarde. Eu tenho lido bastante nos últimos dias sobre os vazamentos do Wikileaks, conhecido como Vault 7. Sobre a criptografia, todos os pesquisadores que eu li afirmam que a CIA/NSA não conseguem romper a criptografia (pois a criptografia que eles usam é a mesma que nós usamos). Claro que nada adianta criptografar dados se as chaves forem fracas. O que eles conseguem fazer é explorar vulnerabilidades na implementação dos protocolos de criptografia para tentar roubar os dados antes da criptografia ser aplicada ou depois de descriptografada.
    Agora, a maioria esmagadora dos dispositivos IOT (internet of things) possuem segurança mínima ou nula, como câmeras wifi, babás eletrônicas, geladeiras, TVs, etc. Esses dispositivos são alvos fáceis para hackers e agências de inteligência.
    Sou um ouvinte assíduo e adoro o programa de vocês. Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Abraço,
    Gustavo Scheffer

  • Rapazes, alguém já reclamou da música de fundo o tempo todo? Me atrapalha muito, as vezes dá até dor de cabeça #pas

  • Olá Filipe e Matias.
    Gosto muito de seu programa, e gostaria de saber, quando vcs vão fazer o programa especial sobre cuba e a morte de fidel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s