Alexandre de Moraes indicado ao STF: Feliz 2043!

“Só que eu não caí para baixo, parceiro. Eu caí para cima.”

A frase que abre este texto é proferida pelo personagem Roberto Nascimento, interpretado por Wagner Moura, no filme Tropa de Elite 2. No contexto da obra de ficção (baseada em um livro de memórias reais, cumpre lembrar), após uma operação policial desastrada em um presídio do Rio de Janeiro, Nascimento é afastado da polícia por pressão política. Dado o clamor popular, entretanto, ele é convidado  ao serviço de inteligência do Rio de Janeiro. Ou seja, ele “caiu”, mas foi para um posto ainda mais alto, com ainda mais poderes.

Alexandre de Moraes é um jurista brasileiro nascido em 1968. Em 1991, tornou-se Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. Em janeiro de 2002, foi nomeado Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin, cargo que ocupou até maio de 2005. Acumulou, no período de agosto de 2004 até maio de 2005, a presidência da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem/SP), hoje Fundação CASA.

Não seria a última vez que Alexandre de Moraes acumularia cargos. De agosto de 2007 até 2010, exerceu na gestão do prefeito Gilberto Kassab o cargo de Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, acumulando as presidências da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e SPTrans (São Paulo Transportes – Companhia de Transportes Públicos da Capital) e, também, de fevereiro de 2009 a junho de 2010, a titularidade da Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo. Por acumular tantas pastas, era apelidado de supersecretário.

Alexandre de Moraes também foi Secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, entre Primeiro de janeiro de 2015 até 12 de maio de 2016, nomeado por Geraldo Alckmin. Deixou o cargo para assumir como Ministro da Justiça nomeado por Michel Temer, após o afastamento de Dilma Rousseff. Em 3 de fevereiro de 2017, o ministério passou a se chamar Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além de seu extenso currículo em cargos públicos, Alexandre de Moraes também é advogado e professor universitário em casas tradicionais, como a Universidade de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como curiosidade, sua tese de doutorado contradiz o próprio cenário de sua indicação ao STF, defendendo que detentores de cargos de confiança no Executivo não ocupem a vaga no STF para que isso não comprometa a independência da corte.

Em Seis de fevereiro de 2017, Temer indicou Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal. Com um currículo desses, qual o impedimento, o que possibilita a classificação da indicação de Alexandre de Moraes ao STF como “absurda” por alguém? Vejamos alguns possíveis motivos.

Primeiro, Alexandre de Moraes é filiado à um partido político, no caso, o PSDB. A indicação mais criticada e discutível da história recente do STF (já mencionada algumas vezes nesse espaço) foi a de Dias Toffoli, justamente por ser uma pessoa com claras ligações partidárias, sendo assessor jurídico do Partido dos Trabalhadores e das campanhas presidenciais de Lula entre 1998 e 2006. Não é aceitável uma indicação ao mais alto cargo do Judiciário que contenha elementos partidários.

Existe um possível agravante. Por ser indicado para substituir o relator da Lava Jato, Teori Zavascki, Alexandre de Moraes será o revisor dos processos da Operação Lava Jato no plenário do STF. Cabe ao revisor ler o voto do relator (no caso, Edson Fachin), antes de liberar o processo para julgamento. Podendo sugerir alterações ao relatório, lembrando que a Lava Jato possui suspeitas de integrantes do PSDB. “Possível” agravante pois Moraes poderá atuar em casos da Lava Jato apenas se as ações envolverem o presidente da Câmara ou do Senado, casos em que as ações são julgadas pelo plenário do STF, composto pelos onze ministros.

Sua passagem como Secretário de Segurança Pública em São Paulo possui dois lados. De um, vários índices criminais caíram. Os roubos em geral recuaram 5,36% e os crimes envolvendo cargas reduziram 8,61%. Já os homicídios dolosos caíram 21,97% levando a taxa de mortes para 8,83 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Por outro lado, sua gestão foi criticada por questões de uso excessivo de violência, incluindo denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, além de falta de transparência com registros policiais.

Como advogado, duas polêmicas o cercam. No final de 2014, pouco antes de assumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes defendeu o então deputado Eduardo Cunha, em uma ação sobre uso de documento falso. Alexandre de Moraes garantiu a absolvição do peemedebista. O uso do termo “garantiu” intencionalmente conflita com a postura legal punitivista.

Em 2015, reportagem do Estado de S. Paulo afirmou que Alexandre constava no Tribunal de Justiça de São Paulo como advogado em pelo menos cento e vinte e três processos da área civil da Transcooper. A cooperativa é uma das cinco empresas e associações que está presente em uma investigação que trilha movimentações de lavagem de dinheiro e corrupção da organização Primeiro Comando da Capital (PCC).

À época, Alexandre disse, por meio de nota, que “renunciou a todos os processos que atuava como um dos sócios do escritório de advocacia” e que estava de licença da OAB durante o período investigado. Quando assumiu o cargo de Ministro da Justiça, diversas montagens pela internet ironizavam sua suposta ligação ao PCC.

Como Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, na contramão do restante do mundo Ocidental, anunciou seus planos de erradicar a maconha na América do Sul. Pode-se discutir a guerra às drogas, mas é desnecessário lembrar que a jurisdição de Alexandre de Moraes acaba na fronteira. Viralizou a filmagem do ministro, no Paraguai, cortando pés de maconha empunhando um facão. Atitude com tons de populismo. Posteriormente, Alexandre de Moraes negou.

Em setembro de 2016, durante o comício de um colega tucano, Alexandre de Moraes antecipou uma ação da Lava Jato. Detalhe: um comício em Ribeirão Preto, cidade que fora administrada por Antonio Palocci, alvo justo da operação comentada. Posteriormente, disse que uma “força de expressão” fora mal interpretada.

Alexandre de Moraes também anunciou que pretendia utilizar os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a segurança pública, não para investimentos nos presídios. Ao mesmo tempo, desejaria apresentar ao Congresso proposta que endureça a progressão de pena, para que os presos cumpram mais do que um sexto da pena antes de progredir para o regime semiaberto. Ou seja, menos dinheiro, mais presos. Desnecessário dizer que a conta não fecha.

Em 2017, como consequência de uma guerra entre facções criminosas, nos primeiros quinze dias do ano, tivemos cento e trinta e três mortes de presidiários. É importante frisar duas coisas. Primeiro, tais mortes são consequência de uma disputa entre facções pelo comércio de entorpecentes, negócio muito lucrativo, não apenas questões de superlotação prisional.

Segundo, presídios e sua segurança são competência também do Ministério da Justiça. Não querer que um preso seja morto não é uma questão de “dó”, de “levar bandido pra casa”. Mesmo que o leitor queria deixar de lado discussões éticas sobre vida e custódia do Estado, na última instância do pragmatismo, um criminoso vivo faz acordos, fornece informações. O termo “delação” não se tornou popular por acaso.

Os massacres em presídios ganharam repercussão internacional e afetaram a imagem do governo Temer. Diversos segmentos do Direito pediram a renúncia ou demissão do Ministro da Justiça. Por questões de coalizão partidária, Temer muito provavelmente não teria como fazer isso. De alguma forma, Alexandre de Moraes precisava cair. Caso o Senado aprove seu nome para o STF, onde poderá permanecer até 2043, Alexandre de Moraes vai poder citar o personagem Nascimento.


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

19 Comentários

  • Deixa eu dar uma de Pollyanna e pensar que isso o tiraria de um possível Governo de SP ano que vem.

  • Breno Machado de Almeida

    Excelente resumo sobre a indicação do Alexandre de Moraes ao STF. Já dizia Oscar Wilde “a vida imita a arte muito mais do arte imita a vida”.

  • Nossa sociedade funciona muito mais ao acaso do que por planejamento. Apesar de existir instituições, é a cultura de um povo que da o sopro de vida a elas, e assim os dias nessa nação passam igual um cego andando em uma calçada mal conservada; tateando aqui e ali, tropeçando em uma ou outra pedra solta.

    Este não vai ser nem o primeiro nem o último respeitável senhor de gravata com cabeça de vento que vai “cair para cima”. Um ode ao acaso!

  • Muito boa Felipe. Agora eu entendi porque o Sergio Moro satirizou e disse a ele: Desejo boa sorte …..

  • esqueceu de citar a prisão dos cosplays de DAESH que ele mandou prender antes das olimpíadas no RJ!

  • Essa manobra política do cair pra cima é tipo quando um jogador que nunca jogou nada de repente consegue cobrar um escanteio e você fica assustado porque parece que o cara realmente tá dentro do campo.

    Isso não é um elogio obviamente, já que essa manobra está sendo amplamente criticada, muita gente não entendeu que ele está “caindo pra cima”. O que eu acho “teressanti” é que não é como se tivesse rolando uma mega-crise de segurança no país no momento, com certeza é a hora certa de fazer uma dancinha das cadeiras.

    Não que eu esperasse qualquer coisa desse governo, mas pelo menos tenta me enganar.

  • É impossível dissociar qualquer nomeação ao STF, do atual momento e das circunstâncias.

    Edson Fachin assumiu o STF quando a Lava-Jato ainda estava começando (e ninguém imaginava que ela tomasse as proporções que tomou), portanto, será o primeiro ministro que vai ser indicado já com todas as discussões jurídicas despertadas pelas prisões, delações envolvendo praticamente todos os partidos.

    E isto ainda tem mais – qualquer indicado neste momento, enfrentará uma situação bastante adversa, quando todos os envolvidos em sua nomeação (presidência, congresso e senado), todo o “mundo político” tem todos os motivos possíveis para tentar colocar panos quentes, e literalmente, implementar uma “Mela-Jato”. Oposição, população, jornais, investidores, empresários, enfim – todos estão de antenas ligadas, tanto para se certificar da idoneidade de um nome, quanto para qualquer movimento suspeito.

    Neste cenario, para o presidente Temer, que também tem uma formação jurídica antes de ingressar na vida pública, havia a opção de escolher um grande jurista, qualquer candidato de notório saber, alguém que “acalmasse” a todos os grupos de interessados (stakeholders). Certamente isto seria reconhecido de forma imediata. Mas não foi bem esta a opção dele, pelo perfil do anunciado candidato.

  • Eu achando que jamais teríamos um ministro do supremo tão questionável quanto Tofoli. No momento em que o Supremo Tribunal se torna mais relevante no cenário político o presidente faz questão de pequenas a corte com este cidadão. E como o nosso Senado não costuma barrar as indicações de ministros do supremo é quase certo que nossos ilustres senadores passarão esse atestado de nanismo político.

  • esqueceu de mencionar também os plágios

    e procede que ele virou procurador com 23 anos de idade?

    como um cara tão tosco consegue subir tanto e tão rápido na vida assim?

  • Faltou mencionar o papelão que fez ao ser desmentido publicamente pela governadora de Roraima, onde ele afirmou que a mesma não havia pedido ajuda ao Governo Federal e ela praticamente esfregou o documento na cara do Amin Khader

  • Leandro Gonçalo Costa

    Falta acrescentar mais informações. Indicações com teor político são um praxe e legais, portanto não é de se surpreender que o Presidente indique um par. Anteriormente, Sarney indicou Celso de Mello,Collor (Marco Aurélio), FHC (Gilmar Mendes), Lula (Lewandowski, Carmén Lúcia e Dias Toffoli como mencionado) e Dilma (Luiz Fux, Rosa Weber, Teori e Roberto Barroso).
    Com relação ao conhecimento jurídico de Alexandre de Moraes não há o que questionar, é muito prestigiado no universo do Direito.
    O cerne da discussão sobre como ele subiu é mais uma discussão moral do que legal.

  • Pingback: O problema do argumento "Advogado do PCC"

  • Pingback: Alexandre de Moraes e problema do argumento “advogado do PCC – Um bicho!

  • Pingback: Alexandre de Moraes e problema do argumento “advogado do PCC” | Um bicho

  • 6 anos depois e vemos Xandão com vários fã clubes dentro da esquerda liberal. Ele não só caiu pra cima como também pode acabar virando presidente do Brasil e ninguém mais lembra ou sabe sobre seu recente passado. Tamo na m* mesmo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.