Xadrez Verbal Podcast #79 – Palestina, Gâmbia e Trump

Matias está de volta! Com seu bom crepúsculo, vamos até os EUA para comentar as últimas declarações de Trump antes da sua cerimônia de posse como presidente. Incluindo um defensor atípico de Trump em nossa vizinhança! De lá vamos para o continente africano, oferecer um panorama na crise em Gâmbia, que sofre intervenção de seus vizinhos. Também passamos pelo Mali e pela Nigéria.

No Oriente Médio, a polêmica retomada de relações entre o Fatah e o Hamas na Palestina. Quais as consequências? O processo de paz está ameaçado? Como Trump e Putin podem influenciar isso? Também giramos pelo mundo, semana na História, dicas culturais, os peões, a coluna da professora Vivian Almeida e uma menção ao programa global dessa época do ano!

capa-79-abbas

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme San Martín: El cruce de Los Andes

Filme Conspiração

Livro A Grande Transformação, de Karl Polanyi

Música Si se calla el cantor, de Mercedes Sosa & Horacio Guarany

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

17 Comentários

  • Assim no calor da emoção dos confrontos em Washington D.C.? Maravilha, Trumpete assumiu a poucas horas e já deve ter rendido algo no podcast.

  • n sei se foi so pra mim mais o grave ficou mto forte

  • Muito bom o programa. E agradeço em especial pela parte sobre Gâmbia. Aprecio muito que o Xadrez Verbal dê o devido destaque para a África e demais países que a mídia brasileira, de modo geral, simplesmente ignora. No aguardo do próximo Fronteiras Invisíveis do Futebol.

  • Filipe, é controversa uma moderação do Fatah. Momentaneamente, Israel dá autonomia para eles apertarem o Hamas na nos territórios ocupados, contudo, as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa são parte do “partido”, que os financia e arma terroristas responsáveis por diversos atentados contra civis israelenses. Quanto ao Hamas, vide seu estatuto, o objetivo do grupo não é só acabar com Israel, mas acabar com o judeus onde eles estiverem.
    Faltou comentar sobre a visão israelense sobre Jerusalém: considerada a capital eterna do povo judeu, desde 1949 é sede de todos os órgãos do governo de Israel — legislativo, judicial, e executivo. Redividir a cidade é considerado um devaneio pela gigantesca maioria dos israelenses e judeus. Seria dizer que o muro das lamentações, lugar mais sagrado para os judeus na Terra, seria dado aos atuais maiores inimigos de Israel. Apesar dos apelos do Kerry, isso é improvável de ocorrer.

  • Ao invés da Patagonia, este ano o rally Dakar passou por Paraguai, Bolívia, o noroeste e centro da Argentina, terminando em Buenos Aires.

    http://netstorage.lequipe.fr/ASO/dakar/2017/parcours-general/DAK17-parcours-carte.pdf

  • O Rômulo Neves – o diplomata do BBB – foi Chefe de Gabinete do governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Ano passado, saiu do governo atirando para todos os lados e ganhou um pouco de notoriedade. Após isso, se filiou à REDE.
    A entrada dele no BBBé uma tentativa de trampolim político. Já é sabido que ele vai concorrer em 2018, só falta saber se a deputador ou a governador.

  • Bem-vindo de volta Matias!! Ainda que você seja insubstituível, foi bem substituído no programa passado. 🙂 Bem, sobre esse programa #79 eu já estava aqui para escrever mais uma vez sobre o quadro de economia (muito pouco objetivo, sem nenhum exercício objetivo de analises, sem opinião nenhuma apenas fatos já conhecidos etc etc) quando me deparo com a música que encerra o programa. Muito obrigado Matias por escolher La Negra Tucumana e nos brindar com essa interpretação brilhante. Aliás, fica a dica de fazerem um programa sobre Mercedes Sosa e sua obra sob o ponto de vista da História, sobretudo a sulamericana. Mercedes é eterna e insuperável.

  • Parece que na hora de fechar o arquivo final, algum filtro ou equalizador que não era pra estar lá acabou ficando, o grave estoura td e corta as outras frequências.

  • Felipeeeee, tá grave pacaraio! Ouço sempre no mesmo player e no mesmo phone.
    Parece que o Matias voltou e sentou no microfone durante a gravação. #ajudanoisae hahaha

  • Bom dia…

    Há 2 podcasts atrás vocês mencionaram, senão me falha a memória que o cargo de presidente da Alemanha só pode ser ocupado por alguém que seja bem visto por todos os lados políticos… e brincaram dizendo que aqui no Brasil isso seria impossível devido à polarização odiosa sem escrúpulos que infelizmente a população está mergulhada.

    Bom acredito que a única pessoa que cumpriria esses requisitos no Brasil é o Silvio Santos.

  • Excelente trabalho informativo do podcast de vocês…

  • Bom dia galera, assinei o feed do Xadrez Verbal no Itune, mas somente tinha disponível os 20 últimos podcast, tem como fazer o download de todos os podcast anteriores, do primeiro ao ultimo? eu tenho o habito de escutar desde o primeiro podcast quando gosto dele.

  • O áudio desse programa ficou muito ruim. Tá alto, não tá regulado, o áudio do Matias tá mais baixo. Nossa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s