Xadrez Verbal Podcast #77 – Venezuela, terrorismo e Aleppo

aleppo-xadrez-verbal

Último programa de 2016, o primeiro ano que teve podcast do Xadrez Verbal do início ao fim. A pauta principal é o fim da batalha de Aleppo. O que isso pode significar? Temos uma guerra de informação na mídia? Assad sai mais forte dessa situação? Como sempre, os maiores prejudicados são os inocentes. Também passamos pelos diversos eventos de terrorismo que aconteceram no último final de semana, na Turquia, na Somália, na Nigéria e no Egito.

A Venezuela volta ao programa, com fechamento de fronteiras e a troca de cédulas de bolívares, supostamente como reação à uma conspiração dos EUA para sabotar a economia do país. Giramos pelo mundo e fizemos uma semana na História bem recheada. Na verdade, três semanas na História, para cobrir até o final de 2016. Peões da semana e os Peões do Ano, a volta do Menino Neymar e dicas culturais fecham o ano aqui no Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Katyn

Livro Brasil Nunca Mais

Propaganda polonesa English for beginners

Música It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine), do R.E.M.

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

13 comentários

  • Eu acho muito interessante sempre que vocês fazem a colocação de que há uma confusão entre os termos “militância” e “terrorismo”, baseada na perspectiva de quem argumenta.

    Mas eu gostaria de entender melhor isto. Imagino que não seja só cuidado com expressões pejorativas, porque existem leis e tratados sobre terrorismo, certo? Podem nos explicar um pouco sobre isso ou indicar referências?

    Mas eu acho ainda mais interessante quando o Matias chama o cara de “Erdogollum”: ele fala com uma naturalidade e uma sobriedade que parece um termo respeitoso. LOL.

  • Nunca comento mas nesse podcast infelizmente senti a necessidade de fazê-lo aqui,achei extremamente fraca a discussão sobre a situação de Aleppo,gosto do podcast por dar uma visão mais ampla e profunda de questões internacionais mas nesse caso a discussão foi o contrário,não só foi simplesmente repetido o concenso da imprensa ocidental sobre o que está acontecendo mas a única crítica foi uma cautela contra o sensacionalismo e mesmo assim de maneira conciliatória como se fosse “Calma gente o que o ocidente está certo mais não vamos exagerar”.

    Sobre as colocações feitas no podcast sobre a situação é importante ressaltar que não existem evidências sobre esses “assassinatos” ou “massacres” ocorrendo em Aleppo,as únicas fontes são “fontes anônimas” ou ligadas a oposição e nenhum deles consegue fornecer provas,uma alegação em particular é que o exército Sírio de maioria árabe sunita estaria fazendo uma “limpeza étnica” da população de Aleppo que é árabe e sunita em sua maioria,eu acho que a contradição é óbvia.

    O que não foi nem mencionado no podcast foram os inúmeros vídeos da população de Aleppo celebrando a retomada da cidade pelo governo,vídeos da população contando como os rebeldes os impediam de sair da cidade incluindo atirando,vídeos da população falando como os rebeldes guardavam toda a comida e remédios para eles mesmos e isso sendo comprovado com pilhas de suprimentos encontradas em antigas bases rebeldes e por último nenhuma menção foi feita do que os rebeldes fizeram com soldados sírios que se renderam quando eles tomaram a cidade(sumarimente executados)em contraste com o que o governo Sírio está permitindo com a evacuação do rebeldes e suas famílias.

    Pra encerrar só gostaria de colocar algumas provas de como o ocidente cria propaganda na questão da síria, e colocar aqui o vídeo da jornalista canadense Eva barllet que,ao contrário de 99% dos “jornalistas” e “especialistas” ocidentais,foi a Síria e a Aleppo várias vezes e questiona essa narrativa,espero que essa tenha sido uma crítica construtiva gosto muito do podcast ,principalmente dos programa do Panama papers e da eleição do Trump,mas achei essa discussão extremamente rasa.

    http://www.alternet.org/world/inside-shadowy-pr-firm-thats-driving-western-opinion-towards-regime-change-syria
    http://www.alternet.org/grayzone-project/how-white-helmets-became-international-heroes-while-pushing-us-military
    http://www.alternet.org/grayzone-project/british-government-funded-outlet-offered-us-journalist-17000-month-produce

  • Segundo a Advocacia pelos Direitos Humanos na Arábia Saudita (ALQST), a Malak Al Shehri foi libertada ontem (16/12/16).

  • Quando vão colocar o Disqus como ferramenta de comentários? Abraços!

  • O programa foi muito bom, espero ansioso pelo programa sobre Fidel Castro.
    A questão em Aleppo ainda precisa de muito debate, e durante o ano o programa abordou bem o assunto, a professora @onululu tem falado muito sobre o assunto no twitter. (Me sinto a pessoa mais especial do mundo quando ela responde meus comentários, com certeza o Filipe Figueiredo tbm!) Vendo a situação como está acredito que debater sobre a validade das fontes foi muito acertado, fica janeiro para debater a retomada de Aleppo de forma “conclusiva”.

  • Olá pessoal do Xadrez Verbal, passando apenas para agradecer. Descobri o podcast de vocês por acaso, estava pesquisando sobre a Síria e achei o podcast que vcs fizeram em parceria com o Mamilos. Achei extremamente esclarecedor a forma como vocês trataram do assunto e me ajudou a contextualizar melhor todas as notícias que eu estava lendo. Depois disso, venho acompanhando os podcasts de vocês toda semana. Estou até tentando ouvir alguns “atrasados” que tratam de assuntos que tenho interesse. Bom final de ano a todos e em 2017 contem com mais essa seguidora! Abraços!

  • O nome do ministro de RE polonês se pronuncia ~Vítold Vachtchêcóvski~ e Witold não é um nome comum por aqui. Uma outra curiosidade: carol é um nome masculino e se pronuncia igual no brasil

  • Apenas pra avisá-los que dados os acontecimentos de hoje, 19 de dezembro, dia pra nos lembrar que 2016 ainda não acabou, se faz MISTER uma retomada do programa pra analisar o rebú que isso tudo vai gerar.

    Não acredito que sexta vai chegar, e vocês não estarão aqui pra comentar este cu de boi que aconteceu em Berlim e na Turquia.

  • Olá pessoal do Xadrez Verbal
    Obrigado por esse ano de muita informação e descontração na medida do possível
    E sim o pessoa de exatas escuta o podcast, sou programador web e escuto todas as semanas
    Agradeço mais uma vez, boas festas e descanso a todos
    E que venha mais um ano de politica internacional

  • Estou passando aqui apenas para agradecer pelo programa. Comecei a ouvir em fevereiro deste ano meio descompromissado, mas agora é o meu podcast preferido. Vou sentir muita falta nesse período de férias. Não conheço nenhum site brasileiro que nos informe tão bem quanto o Xadrez Verbal. E além da informação e das análises ainda nos diverte com toques de humor. Muito obrigado!!!!!

  • Obrigada pelo programa Filipe e Matias.
    Acompanho os podcast geralmente pelo youtube, hoje vi que cês não conseguiram ou não puderam postar e vim aqui ouvir ❤

  • Sei que aqui não é o lugar pra isso mas não achei o contato direto, só queria informar que o link do apoia-se está fora do ar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s