Xadrez Verbal Podcast #73 – Novo acordo com as FARC e efeito Trump

farc-site

Depois de um programa longuíssimo, tentamos nos controlar no seu semanário de política internacional dessa semana. Passamos pelas repercussões da eleição de Trump.

Tanto as possibilidades de seu gabinete quanto as reações pelo país. Completamos com a última viagem internacional de Obama, que busca tranquilizar os aliados do país.

Nesse tema, com Obama na Europa, passamos pelas eleições europeias que ocorrerão no futuro próximo e podem ser influenciadas pela eleição de Trump. Também passamos pela Colômbia e o novo acordo com as FARC, que provavelmente irá ao Congresso do país. Giramos pelo mundo, peões, a semana na História, dicas culturais e um Menino Neymar digno da Copa do Mundo na Rússia fecham o programa!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Snowden

Documentário O julgamento de Kissinger

Música Hallelujah, de Leonard Cohen

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

7 comentários

  • Eu acho que o fim da União Européia está sendo adiado, mas acredito que esteja próximo. O movimento reacionário trata tanto a UE quanto a ONU como instituições globalistas com o objetivo de estabelecer uma nova ordem em detrimento dos valores cristãos mimimi mimimi mimimi.

    Doutrinas nacionalistas e antiliberais foram responsáveis pelas desestabilização violenta da Europa no século passado. Suponho, suponho, que o mesmo não ocorrerá justamente por causa de outra instituição – a OTAN -, da globalização e mesmo pelos movimentos de pró-Direitos Humanos.

    Já as liberais foram responsáveis pela reconstrução. Recentemente eu vi algo como: a UE representa a abdicação da soberania total em prol da liberdade dos europeus. Os nacionalistas reacinários são céticos em prospectos como aquecimento global, união economica, esquerdistas, já com os “valores morais” e a plena soberania nacionalista não são.
    Ruim será para os mais jovens que verão fronteiras no Velho Continente. E o mais engraçado é que os defensores do Brexit não apoiam o Calexit, santa hipocrisia.

    É bom lembrar que o Comunismo matou milhões e o Nacionalismo também. Triste muitos se esquecerem desse fato.

  • Vinicius Moletta (ponta grossa)

    A polícia federal está certa, pelo menos segundo a biblia. Em êxodo 20 o quinto mandamento ordena honra aos pais e o sexto impede o homicídio. O ouvinte corrigiu talvez baseado no catecismo que fez uma alteração retirando o segundo (proibição de culto a imagens) e dividindo o último que é sobre cobiça em 2 para manter 10. Sendo assim segundo o catecismo o do homicídio passa a ser o quinto.

  • Fala, Felipe e Matias! Falo aqui de Natal-RN! (mandem um alô pra mim na próxima edição! [heheh]) Meus parabéns pelos programas.
    Olha só esse livro: https://www.amazon.com.br/gp/product/8520933947/ref=s9_acsd_al_bw_c_x_17_r?pf_rd_m=A1ZZFT5FULY4LN&pf_rd_s=merchandised-search-16&pf_rd_r=637SS714V80M6JPT5Z1N&pf_rd_r=637SS714V80M6JPT5Z1N&pf_rd_t=101&pf_rd_p=2331543b-13b5-4c15-b366-f0b9ab57f47f&pf_rd_p=2331543b-13b5-4c15-b366-f0b9ab57f47f&pf_rd_i=10339315011, vocês conhecem, recomendam? Eu sei que ele não é historiador de formação, mas parece ser bastante interessado no tema.

    Um abraço!

  • Muito obrigado pelo programa! Comecei ouvindo há pouco tempo e agora o Xadrez Verbal já é um dos meus preferidos e a minha principal fonte de informação sobre política internacional

  • É claro que ouvi assim que saiu o programa, mas esqueci de agradecer. Lembrei agora porque apareceu o Fronteiras do Futebol no meu feed… Desculpem o meu atraso…

  • Julio César Margraf

    Fala Felipe e Matias!

    Como um dos, provavelmente, muitos ouvintes germanófilos do cast, segue um link para ouvir a pronúncia do Schleswig Holstein: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/De-Schleswig-Holstein.ogg A pronúncia é algo como “ixlêsviç rolxtáin”. ç=ch aspirado que não existe no português. É um território interessante para estudar povos antigos como os anglos, saxões e jutos, sem falar claro na guerra prusso-dinamarquesa. Na época do Império Alemão, chegou a ser maior inclusive, englobando a metade norte do Schleswig, e que após a Primeira Guerra Mundial, passou a ser o estado dinamarquès Jutlândia do Sul.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s