Xadrez Verbal Podcast #66 – Shimon Peres, FARC e veto de Obama

Morreu, aos 93 anos, o líder israelense Shimon Peres. Ouça uma breve retrospectiva de sua trajetória política e aprenda sobre a complexidade de sua figura. Peça fundamental na ocupação? Pai do programa nuclear israelense? Defensor da paz e do diálogo? Todos esses aspectos juntos? Além disso, sua morte se apresenta como uma oportunidade de reunião de líderes mundiais, inclusive de Abbas com Netanyahu. Outra ocasião de reunião de líderes políticos foi a assinatura do acordo entre Colômbia e as FARC, tema também discutido no programa de hoje, assim como o papel brasileiro nessa negociação.

Finalmente, o Congresso dos EUA derrubou o veto de Obama na lei que permite cidadãos do país processarem governos estrangeiros suspeitos de patrocinarem terrorismo. A professora Ana Luisa Demoraes Campos explica o que isso pode significar, assim como a professora Vivian Almeida nos brinda com sua coluna de Economia. Giramos por Cuba, pela Ásia e pelo Oriente Médio, além dos peões da semana, dicas culturais e um Menino Neymar twitteiro

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Os deuses devem estar loucos

Filme Para Wong Foo, obrigado por tudo, Julie Newmar

Filme Paraiso Travel

Música Master of Puppets, do Metallica

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

9 comentários

  • Arthur Gonzaga de Avila

    Olá Felipe tudo bem? Gostei muito da música de encerramento do xadrez verbal número 66 =D.Conheci o seu podcast graças ao seu grande amigo Pirula e gostaria se possível mandar um Alô para o pessoal de Rondonópolis-MT que fica ansiosamente esperando a sexta-feira para escutar esse belíssimo podcast muito informativo e dinâmico.. abraços e obrigado pela atenção
    e qualquer dia desses toca na música de encerramento Raul Seixas poxa vida! Grande mestre Raul!!!

  • Olá, Filipe, você poderia pedir para a professora fazer uma “série” sobre as crises de 29, do Petróleo, da Ásia e da Zona do Euro?

    Iria esclarecer muito tais informações provindas de uma economista.

  • Quando ouço Cuba e Japão no mesmo contexto lembro daquela piada da rádio que perguntou qual o país cujo nome tem duas sílabas e uma delas é de comer.

  • Faltaram duas efemérides: 29/09 – Meu aniversário e de um tal de mises (se estivesse vivo), não sei se já ouviram falar.

  • a musica de fundo atrapalha um pouco…

  • VOCÊS vão comentar sobre o adolescente saudita que foi preso – ou sequestrado – pelo fato de ter interagido com uma celebridade teen americana, via youtube? Muito pouco ouvi ou li sobre o assunto.

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/29/internacional/1475162843_065431.html

  • Caro Filipe Nobre Figueiredo,

    Xadrez Verbal (e o Fronteiras) é a melhor coisa que tenho ouvido na podosfera ao lado do Dragões de Garagem, agradeço sempre.

    Gostei especialmente da parte dedicada à morte do menino Shimon Peres.

    Sobre o quadro da Economista (esqueci o nome dela, sorry), registro aqui uma humílima sugestão para o nome:

    GAMBITO DA DAMA

    O Gambito da Dama é uma abertura clássica do xadrez em que são utilizados basicamente dois peões (você e o Matias) e uma Dama (a Economista), mas, assim como o xeque pastor, só os noobs caem.

    Como o quadro da Economista (ainda não lembrei o nome) é dirigido para não Economistas (noobs), GAMBITO DA DAMA cai como uma luva, admita.

    Forte abraço
    @essediafoilouco

  • Olá Felipe e Mathias,
    Meu nome é Sandra Navarro, sou doutoranda na FFLCH, no departamento de inglês/tradução. Apesar de me dedicar a uma área “nada a ver” com os assuntos do podcast de vocês, sou ouvinte assídua, inclusive do Fronteiras do Futebol (mas confesso que passo meio batido pela parte do futebol em si…:-)
    Estou passando por aqui para AGRADECER e PARABENIZAR vocês pelo excelente trabalho que estão fazendo. Você conseguiram a façanha de me tirar da ignorância com relação a assuntos dos mais variados e complicados. Até a seção internacional dos jornais eu estou lendo agora. E, como se não bastasse, vocês ainda são super legais e divertidos. Mais uma vez, parabéns e obrigada!
    Um beijo de uma fã de carteirinha
    Ah, aproveitando: escuto o programa de vocês enquanto corro na esteira. Só assim para aguentar a chatice de ir à academia… rs

  • Felipe. Tenho fascínio pela luta da palestina e queria sua referência sobre livros ou documentarios para compreender o líder do OLP Yasser Arafat.

    Abraço
    Will

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s