Xadrez Dominical – Livro sobre o Chile sob Pinochet

Caros leitores, na última semana tivemos os trinta anos do principal atentado ao ditador chileno Augusto Pinochet, tema que foi abordado no último podcast do Xadrez Verbal. Uma dica sobre o tema é o livro A sombra do ditador: Memórias políticas do Chile sob Pinochet, escrito pelo diplomata Heraldo Muñoz, que é o atual Ministro de Relações Exteriores chileno.

Sinopse oficial: Augusto Pinochet é lembrado no mundo todo como sinônimo de tirania, crueldade e arrogância. Por dezessete anos, governou uma ditadura sangrenta, responsável por cerca de 40 mil vítimas de prisão, tortura, morte ou desaparecimento. Também comandou uma série de reformas que fez do Chile uma das nações mais desenvolvidas da América Latina. Heraldo Muñoz, testemunha do golpe de Estado de Pinochet, em 11 de setembro de 1973, que derrubou o governo Salvador Allende, não se limita a narrar a história: conta episódios desconhecidos e apresenta farto material de pesquisa, inclusive documentos secretos, além de entrevistas com os principais personagens envolvidos. Revela o papel dos Estados Unidos no golpe, o apoio direto de Kissinger a Pinochet, os debates entre exilados para organizar a resistência à ditadura e a luta da oposição para dar fim ao regime.

Site da edição brasileira

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 comentários

  • No post anterior do Xadrez Dominical sobre o Chile, você mencionou o incrível No. Esse é o terceiro filme do Pablo Larraín sobre o periodo da ditadura, a chamada Trilogia de Pinochet. Se inicia com Tony Manero (2008), Post Mortem (2010) e por último, No (2012).
    Há também os documentários do sempre engajado Patricio Guzmán, a Trilogia Batalha do Chile (1975, 76 e 79), O Caso Pinochet (2001) e possivelmente sua obra mais famosa, Nostalgia da Luz (2010).
    Outro interessante que narra os preparativos e o golpe chama-se Chove Sobre Santiago (1976), do – no período exilado – Helvio Soto.

  • Acho interessante que devido as ditaduras militares que a América do Sul enfrentou, boa parte dos atuais governos são de esquerda ou centro-esquerda, pois a extrema direita criou muitos traumas. Mesmo assim, dos 10 países com o maior índice de liberdade econômica, o Chile está em sétimo (segundo o Heritage.org) e tem um IDH mais alto que os vizinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s