Xadrez Verbal Podcast #63 – Vivian Almeida, G-20 e Paralimpíada

Teve abertura da Paralimpíada! Você viu? Não? Pois é, tratamos um pouco desse assunto e da primeira polêmica dos jogos, envolvendo a Bielorrússia e a bandeira russa! Nos giros de notícias temos duas notícias de hoje, envolvendo EUA e a Coreia do Norte, além de notícias sobre nossa vizinhança e a Europa. O tema principal do programa, entretanto, é o último encontro do G-20.

Em um bloco, falamos sobre alguns eventos políticos do G-20, como a ordem dos líderes na foto oficial, a Síria e o sudeste Asiático, onde mamãe Obama foi ofendida. Em outro bloco, recebemos a professora de Economia Vivian Almeida para nos dar uma aula sobre os impactos econômicos do G-20, tanto para o Brasil quanto para o mundo. Menino Neymar, dicas culturais, Peões e um anúncio muito especial fecham o programa!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Texto sobre o atentado contra Pinochet

Documentário O começo da vida, trailer aqui

Documentário Murderball, trailer aqui

Filme Attica, trailer aqui

Música Vivo isolado do mundo/Amor não é brinquedo, de Candeia

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

13 comentários

  • Lucas Sampaio Furtado

    Paraolimpíada*

  • Muito obrigado pelo programa! Está cada vez melhor! Comecei ouvindo meio descompromissado e hoje acho que é um dos mais importantes do meu “portfólio” de ouvinte de podcasts.

    E parabéns pela “contratação” da Vivian! Com certeza vai deixar o programa ainda melhor!

  • O Felipe! vamos deixar o Matias falar também? vc abre espaço pra ele mais logo corta, nao seja um faustão! haha Parabéns pelo trabalho de vocês, seus podcasts são meus companheiros de noites de projetos da faculdade 🙂

  • Ótimo programa! Só achei a edição durante a conversa com a Vivian um pouco estranha. Cortes muito rápidos da edição deixaram um ritmo estranho a conversa, pelo menos pra mim.

  • Pessoal,
    Parabéns pelo programa. Gostei muito

    Gostei mesmo. Ainda mais agora com uma pessoa que vai falar sobre economia, acredito que isso vai acrescentar mesmo ao programa.

    A recomendação dela foi muito bem feita. O documentario que ela indicou é realmente um documentario interessante que da uma ideia de como poderiamos combater a desigualdade social investindo no inicio da vida.

  • Muito bom! Seja bem-vinda, Vivian!

  • Muito bom o programa! Adorei!

    Como sugestão para o novo quadro economico fica “Calculo Verbal”
    Continuem assim sempre!

    att.

    (só de preferencia… não gravar remotamente via skype…)

  • Olá, sou de Aracaju, mas trabalho no interior de Sergipe.
    Ouço xadrez verbal na estrada e quase peguei no sono ao volante umas 3 vezes ouvindo as músicas de encerramento que Mathias escolhe rsrs.
    No último programa vocês falaram da iniciativa da organização da Paralimpíadas de Londres , ao levar crianças para as competições. Fui para vários jogos de futebol das olimpíadas em salvador e, exceto no jogo do Brasil, eles também deram ingressos para diversas excursões escolares e para as crianças do hospital do câncer.
    Bem legal a iniciativa.

  • Filipe ,por favor me ajuda ,estou em uma discussão séria com meu professor de geografia a respeito do neocolonialismo .Ele elaborou uma questão de prova afirmando que aspectos culturais e étnicos dos africanos não foram levados em conta durante a ocupação da africa, porém, tenho certa convicção de que na verdade esses aspectos foram levados em conta sim ,e foram utilizados para exercer um melhor domínio sobre os países colonizados ,como por exemplo Ruanda ,onde a rivalidade étnica que já existia antes da colonização ,entre Tutsis e Hutus, foi usada como forma de aumentar o domínio dos belgas sobre a região, já que um povo dividido tem mais dificuldade em se unificar contra um explorador.
    A maioria dos sites educacionais afirma o mesmo que meu professor ,porem ,ainda consegui encontrar alguns que apoiam o meu ponto de vista ,e inclusive um livro chamado ”Dividir para Dominar – A Partilha da Africa” ,mas não consegui baixar.Então ,afinal ,a cultura e as etnias locais importaram ou não durante a ocupação africana?

  • Prezados!
    Queria parabenizar pela escolha musical. Estava limpando a casa(alias, vale um abraço pra quem escuta limpando a casa) e repeti a música umas três vezes. É bom limpar a casa ouvindo xadrez verbal, melhor ainda com samba!

    Muito bem vinda a adição de economia ao podcast. No Brasil ainda são muito fracos os podcasts de economia ou finanças. Isso vai trazer mais público, ou espantar os humanoides, talvez. E vocês deram um tiro certeiro novamente com relação a suprir uma carência na imprensa nacional. Os noticiários de economia normalmente são muito fracos, repetidos uns dos outros ou traduzido do Bloomberg e afins.

    Espero que ocorra vocês consigam despertar o interesse dos ouvintes para economia da mesma forma como vocês despertaram meu interesse por política internacional.

    Dica: Seu que o foco do programa são as notícias internacionais, mas poderia ser feito um especial com economistas sobre a crise do Brasil, sem políticas, só economia. Seria um serviço aos ouvintes muito grande.

  • Olá rapazes garbosos,

    Demorei uma semana pra dizer que eu sou mais uma ouvinte e possível entendedora do assunto dança. Sou bailarina formada pela Unicamp, fiz o mestrado em Barcelona em “Estudis Teatrals”, e não sou da turma da miçanga, sou da turma do crochê mesmo. Além disso sou casada com um catalão independentista, e um dia ainda vou corregir a pronuncia do catalão de vocês.

    Adoro o programa, tanto pelo conteúdo quanto por escutar um pouquinho de português. Um grande abraço, estou esperando a edição de hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s