Xadrez Verbal Podcast #60 – MERCOSUL, Olimpíada e Iêmen

E o podcast do Xadrez Verbal vem de braçada essa semana! Repetindo as últimas semanas, passamos pelos principais aspectos de política internacional na Olimpíada. Primeiras medalhas de alguns países, a luta literal entre Armênia e Azerbaijão e, claro, o caso Ryan Lochte. O nadador dos EUA tentou dar um perdido no Comitê Olímpico do seu país, no pessoal em casa e nas autoridades, mas se deu mal. Não teve a carteira roubada, mas pode perder uma bela grana.

Fazemos um giro pelo Oriente Médio, comentando a libertação de Manbij pelas mulheres yadizis e curdas e o aumento da presença russa na região, com aviões em uma base aérea iraniana. E a principal pauta da semana é o mal-entendido entre Brasil e Uruguai, com a acusação de que Serra teria tentado “comprar” o voto uruguaio na crise do MERCOSUL. Veremos os desdobramentos e possibilidades. Giro de notícias, peões, dicas culturais e a semana na História fecham o programa de número

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Livro Aproximações, de Fernando Novais

Filme Taxi Driver, trailer aqui

Matéria sobre os formulários de recrutamento do Daesh

Especial Cenas de guerra, sonhos de paz, de Letícia Duarte

Música The Moisture Farm, de John Williams

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

14 Comentários

  • o link do podcast está sendo redirecionado para o episódio 59 no site da central 3!

  • Excelente,bora ouvir o episódio dessa semana !!!

  • Obrigadoo!!

  • Quero fazer duas pequenas críticas ou observações, primeiro em relação ao FHC e Chavez, o Felipe deu a entender que “até o FHC” apoiava Chavez e tal, mas isso não poderia ser diferente, o Fernando Henrique é de esquerda e obviamente não esconde isso, recomendo assinar o canal no youtube do instituto FHC, o Felipe deve gostar porque sempre tem vídeos sobre relações exteriores, e pouco mais, raramente sobre política nacional, e nessa parte na minha opinião poderia ser confundida facilmente uma reunião do PT.
    Segundo é sobre a mania de colocar o Trump sempre como vilão, ele tem uma história, sempre foi um mister nice guy adorado e tal, sempre fez boas ações e tds gostavam dele até as eleições. Claramente ele está vendendo um produto nessa eleição, não analisar desse ponto de vista é perder o espetáculo show de marketing que de tão óbvio só mesmos os analistas e intelectuais não conseguem compreender, a campanha do Trump esta vendendo o american way of life, isso ficou claro com as propostas que ele lançou semana passada e vocês passaram em branco, percebam que as propostas resume bem o que fez a América uma potência, como redução de impostos, defesa do direito ao porte de arma, desburocratização etc…
    Eu adoro o programa, tenho essas duas pequenas críticas, mas continuem assim e tal tal tal…

    • Mário, sobre o FHC, a questão é demonstrar o aspecto suprapartidário do MERCOSUL e da integração sul-americana, que está na Constituição, inclusive.

      Sobre o Trump, falamos disso quando comentamos a convenção republicana e, além disso, não pintamos ele como “vilão”, ele que se pinta assim. Se tivéssemos comentado algo nesse programa que fosse MENTIRA, até entenderia a crítica.

  • Amigos, a voz do Mathias é sempre mais baixa do que a do Felipe, em alguns episódios é praticamente inaudível…

    • Ufa, achei que só eu percebia isso. Praticamente em todo podcast do XV a voz do Matias está baixa. Então aumento o som do celular e quando o Filipe fala meu ouvido explode haha.

  • Uma vez meu pai ganhou uma caixa de fim de ano da Santa Helena (fabricante da paçoquita) como brinde. Acho que tinha umas 500 paçoquitas rolha. Desnecessário dizer que foi um final de ano em casa muito feliz!

  • Filipe, no sábado eu estava em um bar em Copacabana assistindo o jogo de futebol do Brasil e percebi uma quantidade grande de atletas russos nas imediações. Pelo que eu entendi tem (tinha) algo parecido com uma delegação deles hospedada próxima ao forte de Copacabana. Inclusive no bar que eu estava estava também a jogadora de golfe russa Maria Verchenova (que fez um hole-in-one em um dos dias de competição) e o Caddie dela o jogador de golfe britânico James Tobia. Enfim, teve delegação russa ou não teve?

  • alguém tem link do vídeo da libertação da cidade pelas curdas citada no podcast? com as muçulmanas queimando os niqabs

  • Não estou conseguindo baixar os podcasts, só os fronteiras invisíveis do futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s