Xadrez Verbal Podcast #58 – Olimpíada, Nicarágua, Lula e Moro

A abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são o pretexto para falarmos da política internacional. A política de soft power brasileira foi um fracasso? Quais líderes mundiais estarão no Rio de Janeiro? E também os atletas e comitês olímpicos que podem se envolver em polêmicas ou atos simbólicos, inclusive positivos. As estreias de Kosovo e do Sudão do Sul e a equipe olímpica formada por refugiados são alguns dos exemplos de como a Olimpíada reúne atletas e pessoas de diferentes históricos.

Também falamos das manobras feitas na Nicarágua (vulgo golpe), onde Daniel Ortega pode se tornar líder vitalício do país. Qual o histórico e a importância regional do país? Recebemos novamente a querida professora de Direito Internacional Ana Luisa Demoraes Campos que nos esclarece tudo sobre o processo que envolve Lula, Brasil e Sérgio Moro. Giros de notícias, Peões, dicas culturais, a semana na História fecham o programa, que conta com um Menino Neymar institucional.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

 

Livro A Revolução Nicaraguense, de Matilde Zimmermann

Livro Nunca Más, da Comisión Nacional sobre la Desaparición de Personas

Filme O Grande Lebowski, trailer aqui

Música Sandina, dos Replicantes

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

20 comentários

  • Filipe, o link está levando para o programa 56

  • Noss fiquei aqui de plantão esperando o lançamento do episodio. Até que enfim hahaha!

  • Episódio 58 no meu tá como 56. Qual o problema?

  • O meu ainda continua baixando o #56

  • Caros, o meu também está vindo como o E56 =/

  • Como ouvinte fiel, se eu puder dar minha sugestão, o áudio do Matias poderia ser mais alto, no mesmo nível do Filipe. Abraços e sucesso!

  • Eu achei que faltou um pouco de contexto e mais pormenores sobre o caso do Trump e a família do Capitão Khan. Tem o aspecto de toda a retórica anti-imigração do Trump de que a imigração traz o rebotalho internacional, e a família Khan é a antítese disso. O Sr Khan eh um advogado formado em Harvard, a Sra Khan era uma professora de farsi. Os outros 2 filhos são empreendedores de sucesso na área eletrônica, se não me engano. Ou seja, eles incorporam tudo do ideal americano do imigrante, que adiciona, se integra e contribui para a sociedade americana.

    Acho que faltou tb demonstrar melhor o que é ser uma família que perdeu alguém no serviço ativo das forças armadas no estrangeiro para o americano médio. Existe até uma terminologia especial para essas, as “gold star families”, que vem de um antigo costume norte-americano de colocar nas janelas de casa cartazes com estrelas, cada uma correspondendo a cada membro daquela família que estivesse combatendo no estrangeiro. Essas famílias tem um valor afetivo extremamente peculiar para o povo norte-americano. Vale lembrar que os EUA tem um aspecto quase de uma sociedade guerreira. Estando continuamente envolvidos em conflitos externos desde o seculo XIX, todo mundo tem familiares ou conhecidos que serviram ativamente nas Forças Armadas, por gerações muitas vezes. E Trump foi um draft-dodger que, embora no auge da juventude e capacidade atlética, sucessivas vezes evitou ser mandado ao Vietnã. Tudo isso acumulado criou uma verdadeira tempestade perfeita para a campanha Trump.

  • Filipe, você teve um pouco de dificuldade para exemplificar o que significa quando um país chama o seu embaixador para prestar esclarecimentos. Na hora que eu ouvi me veio na cabeça uma expressão que acho que se encaixa bem. Olha só o exemplo: O governo da Nigéria chama o seu embaixador no Egito para prestar esclarecimentos. Tradução pra leigos: o governo da Nigéria tá p* da vida com o governo do Egito.

  • Helver Bonilla García

    Crescente autoritarismo no Governo da Venezuela? Isso é increivel!

    Venezuela é un exemplo para América Latina. Povo digno é Governo valiente, mergulhado em uma guerra impuesta desde o exterior em complicidad con traidores de la patria Venezuelana.

    Nao escuto adjetivos iguais de voces para o governo de Argentina ou seu proprio governo. O olho nao mira para adentro!

    É molesto que a veces falem como se fossem uma avanzada da propaganda anglo-israelí na America do Soul.

    No entanto, eu continuo escutando.

    Obrigado!

  • Não ta iniciando o download quando clico no ” baixe o programa” simplesmente não inicial como de costume.

  • Algumas correções: a Maurren Maggi foi ouro no salto em distância, e não no triplo; a Yane Marques pratica pentatlo moderno (hispismo, esgrima, natação, corrida e tiro esportivo), que não tem nada a ver com o decatlo. O feminino de decatlo é o heptatlo.
    E sobre BIFE (que só tem um F): eu sou da organização do bife desse ano. Vou chamar vocês pro revezamento da tocha :p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s