Xadrez Dominical – Independência dos Países Baixos

Caros leitores,  no último dia 26 de julho tivemos o aniversário de 435 da independência dos Países Baixos, antes uma possessão espanhola, parte de quase um século de conflito ininterrupto na Europa. É nesse contexto que temos, por exemplo, a chamada Armada Invencível espanhola. Outro aspecto interessante de lembrarmos é que o nome do país é Países Baixos; a Holanda é uma região, onde estão as principais cidades, Amsterdã e Roterdã, daí a explicação de Holanda ter se tornado “sinônimo” de Países Baixos. Sem mais delongas, vamos com cinco dicas de filmes neerlandêses nesse Xadrez Dominical de Independência dos Países Baixos.

A primeira dica é um filme da talvez maior dobradinha do cinema do país, entre o ator Rutger Hauer (imortalizado, dentre outros papéis, pelo seu monólogo em Blade Runner) e o diretor Paul Verhoeven. O filme Louca Paixão é também um daqueles casos de tradução inexplicável no Brasil, já que seu título original seria Manjar Turco. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: O mulherengo escultor Eric (Rutger Hauer) conhece por acaso Olga (Monique van de Ven), uma linda jovem. Tomados por uma paixão incontrolável, os dois desenvolvem um intenso relacionamento, reprovado pela família dela.

A segunda dica é um filme que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1987 e que se passa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, O Ataque, de Fons Rademakers.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Anton é um garoto de 12 anos, que vive com a sua família na Holanda durante o fim da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele testemunha um crime: as forças armadas holandesas assassinam por acidente um alemão. Para esconder o caso, movem o cadáver para o quintal da família de Anton. Logo, toda a família é acusada de traição, e todos são assassinados pelos alemães – com exceção do garoto, que consegue sobreviver. Décadas mais tarde, Anton é um adulto, e ele começa a investigar a real história que tirou a vida de sua família, confrontado os verdadeiros responsáveis pelo caso.

A terceira dica é um filmaço! Caráter, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998. Dirigido por Mike van Diem, conta a história de um advogado envolvido em um crime na década de 1920.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: O pequeno Jacob Katadreuffe é criado apenas pela mãe, já que o garoto é rejeitado pelo pai. Incomodado com a fama de bastardo, Jacob cresce tentando entrar em contato com o pai, que responde de maneira violenta a cada aproximação, e processa-o algumas vezes. Com a ajuda da mãe, Jacob consegue se tornar um advogado de sucesso.

A quarta dica é A Excêntrica Família de Antonia, filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996. Dirigido por Marleen Gorris, o filme aborda o feminismo por meio de uma comunidade matriarcal.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em uma pequena vila holandesa, uma matriarca relembra momentos marcantes de sua vida e os curiosos personagens com quem conviveu. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a independente Antonia (Willeke van Ammelrooy) voltou à cidade natal acompanhada da filha. Assim teve início uma saga familiar que atravessou gerações.

A quinta e última dica é um filmaço da dobradinha citada no início do post. Hauer e Verhoeven se juntam novamente em Soldado de Laranja, um filme sobre a perspectiva neerlandesa da invasão, ocupação e libertação dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Holanda, 1940. A Segunda Guerra Mundial atinge seis jovens estudantes holandeses. Até então descrentes, eles terão de decidir se aliam-se aos nazistas, lutam na resistência ou permanecem na clandestinidade. Um deles, Erik Lanshof (Rutger Hauer), prefere a liberdade e confia seu futuro ao imprevisível destino.

42c29-247-aguirre-acc3b3leradosdeuses

A menção do post vai para os 195 anos da independência do Peru, onde se passa o clássico Aguirre, a Cólera dos Deuses, de Werner Herzog, sobre a busca pelo El Dorado.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s