Xadrez Dominical – Dicas de filmes argentinos

Caros leitores, mantendo a temática semanal, dos 200 anos da independência da Argentina, vamos a um Xadrez Dominical com dicas de filmes do prolífico cinema argentino. Infelizmente, nossos vizinhos não tiveram todo o protagonismo do último podcast, por conta do horrível atentado de Nice. Espero que gostem das dicas no Xadrez Dominical com dicas de filmes argentinos.

A primeira dica é o primeiro filme argentino que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, A História Oficial, de 1985, um drama sobre as crianças desaparecidas e raptadas durante a ditadura argentina.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Buenos Aires, década de 1980. Alicia (Norma Aleandro) é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro). Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha.

A segunda dica é o filmaço, mistura de policial com comédia, Nove Rainhas, de 2000, o filme que lançou internacionalmente a carreira de Ricardo Darín, nome que se tornou sinônimo de cinema argentino, tanto que estará presente nas outras dicas abaixo.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como “Nove Rainhas”. Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.

A terceira dica é O Filho da Noiva, um filme comovente de 2001, que também mistura estilos, com romance, drama e comédia. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

A quarta dica é o filme de humor negro Relatos Selvagens, de 2014; o filme é uma coprodução com a Espanha e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o BAFTA de Melhor Filme Não em inglês. Adivinhem? Tem Ricardo Darín, além de ser produzido por Almodóvar.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

A última dica é o segundo filme argentino que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; o país é o único latino-americano que conseguiu a marca. O segredo dos seus olhos, um filmaço imperdível, mistura de drama, thriller, comédia, com uma das cenas mais impactantes do cinema recente.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Mongol_poster

A menção do post vai para o aniversário da independência da Mongólia moderna, parte da China até 1921. A dica é o belo (especialmente no aspecto estético, com belíssimas paisagens) filme Mongol, que é para ser a primeira parte de uma trilogia sobre a vida de Gênghis Khan. O filme, uma coprodução entre Rússia, Mongólia e Cazaquistão, foca sua infância e ascensão. No Brasil, seguindo nossa tradição de traduções curiosas, saiu com o nome O Guerreiro Genghis Khan. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s