Xadrez Verbal Podcast #53 – Atentado em Istambul, Brexit e MERCOSUL

Voltamos ao Oriente Médio para discutir o atentado ocorrido no aeroporto internacional de Istambul, tido como um dos mais importantes do mundo. Quais os possíveis responsáveis pela morte de mais de quarenta pessoas? Por quais motivos? Mais ainda, veremos as relações da Turquia com seus vizinhos após uma semana chave no seu tabuleiro geopolítico.
Também voltamos ao Brexit e continuamos na repercussão da decisão britânica, inclusive com Escócia e Espanha entrando na discussão, cada uma com sua agenda. Passamos pelo MERCOSUL e as novidades sobre nossa região, revisitando a polêmica sobre passaportes para figuras religiosas. Nos giros de notícias vamos dos EUA ao Extremo Oriente, falando da África, de Porto Rico e do peso de Kim Jong Un. Dicas culturais e os peões da semana fecham o programa dessa semana.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Texto Como a crise brasileira afasta a diplomacia da discrição e da aura de glamour do Nexo

Texto Brasil x Brexit: Bola pra frente, de José Serra

Um exemplo de texto na imprensa britânica sobre o voto dos idosos

Série O Último Reino

Documentário Un Poquito de Tanta Verdad (Oaxaca/México)

Livro Estádio Chile, 1973. Morte e Vida de Víctor Jara, a Voz da Revolução Chilena, de Maurício Brum

Música Somos Cinco Mil, de Víctor Jara

 

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

22 comentários

  • WELINGTON C L JUNIOR

    Deve estar excelente como sempre.

  • eu não estou conseguindo fazer o download do ep, sempre que eu clico no icone em vez de baixar o n°53 baixa o n°52

  • Filipe fala pro Matias continuar a fazer o jaba da central três semana passada eu entrei no site e descobri o meu time de botão e estou viciado

  • Só uma nuance sobre a crise no Labour: o Corbyn está numa posição bizarra em que é detestado por boa parte dos parlamentares trabalhistas (especialmente a ala ligada ao Tony Blair, a chamada “New Labour”), mas ainda tem apoio majoritário da base do partido.
    Inclusive estamos vendo muitos jovens se ligando ao Labour para poder votar no Corbyn caso haja uma nova eleição interna (que é a forma real pela qual o líder trabalhista é escolhido).
    A sua posição, portanto, está um pouco mais firme do que o afirmado no programa: praticamente sem aliados no parlamento, mas com muito apoio popular.

    De mais, parabéns pelo excelente trabalho, como sempre.

  • Olá Felipe e Matias. Como sempre
    um otimo programa. Só uma pequena canelada, os números de pedido para o segundo referendo ja passou dos 4 milhões de assinaturas. Segue o link do telegraph. http://www.telegraph.co.uk/news/2016/06/28/petition-for-second-eu-referendum-hits-4-million-as-hundreds-att/

  • Olá, sou o ouvinte do Acre que estava faltando. Muito feliz pela Tupá fazer as pessoas lembrarem que o Acre existe!

    Parabéns pelo seu trabalho, Felipe.

  • Venho aqui apenas para encorajar o Matias em suas piadas sem graça. Esse programa não seria o mesmo sem vc!
    Como diria um filósofo inexistente: “São piadas sem graça que movem o mundo”.

    Ótimo programa, aliás, como sempre.

  • Essa daqui é pro Matias:
    O termo técnico de quem vive na pobreza da Inglaterra por acaso é “poBretão “?

  • Aos 48 minutos o Filipe, comentando sobre a posição de Espanha em relação à permanência da Escócia na UE, diz “por que a Espanha está fazendo isso [negar a Escócia na UE]? (…) por que os espanhóis odeiam uísque, gaita de fole e kiltes? Não sei, mas…”
    Um fato interessante é que os províncias do norte da Espanha têm certos traços da cultura celta. Veja, por exemplo, essa foto do Prêmio Príncipe de Astúrias, premiação concedida pelo Estado espanhol para artistas(Oscar Niemeyer ganhou em 1989), jornalistas (Rede Globo, em 1986) cientistas e políticos internacionais (Lula foi agraciado em 2003 como colaborador internacional do ano):

    Astúrias é uma região muito significativa para a monarquia espanhola, pois foi o Reino de Astúrias (mais tarde englobado pelo reino de Castilha) que derrotou a expansão árabe no século XIII e deu início ao processo de reconquista. O posto de Príncipe de Astúrias é dado ao herdeiro do trono espanhol.

    • 1. A expansão árabe não era árabe, mas islâmica. Os muçulmanos que viviam na península ibérica eram, em sua maioria, europeus convertidos ao islã, ou berberes islamizados (como é, de fato, todo o norte da áfrica).

      2. Reconquista? Desde quando o território andaluz pertencia aos asturianos? O termo “reconquista”, por si só, é tendencioso. A Reconquista, caso não saiba, chegou ao atual Marrocos, e se fosse bem sucedida o atual Marrocos seria hoje território espanhol “reconquistado”.

  • Anderson Fortunato

    Parabéns pelo trabalho do podcast e do site, conheci através do nerdologia e ouvi os dois últimos programas e estou gostando bastante.

  • pelo que parece o regime norte coreano não está funcionando

  • Bom dia pessoal do xadrez verbal.
    Venho pelo presente noticiar que assim como os 16 activista angolanos que foram libertos na semana passada, ontem dia 5 de Julho, Manuel Nito Alves, o ultimo activista que ainda estava encarcerado foi liberto.
    Deste jeito os também conhecidos “REVÚS” ou “PRESOS DO ZEDÚ” estão todos libertos.

    Viva Angola e Abaixa o Ditador – 37 Anos no poder é muito!!

  • Bom dia Filipe e Matias. Gostaria de mandar dois fatos para as efemérides semanais:

    No dia 6 de julho de 1942, a garota Anne Frank e sua família de judeus, começam a se esconder em um compartimento secreto no escritório do pai da garota, em Amsterdã. A história da garota virou filme e livro. Eu ainda assisti, nem li, mas já me recomendaram descrevi este fato por que a história da Anne Frank é muito importante para entendermos como era o dia a dia dos judeus que estavam sendo perseguidos pelo Reich.

    No dia 6 de julho de 1957, ocorreu o encontro que mudou a história do rock. Paul McCartney conheceu John Lennon após um show que John, fez com sua banda em um pequeno festival na cidade de Liverpool. Digo isso porque os Beatles tiveram uma grande importância para história a não só do rock, mas, do mundo como um todo.

  • CORREÇÕES DO COMENTÁRIO ACIMA

    Bom dia Filipe e Matias. Gostaria de mandar dois fatos para as efemérides semanais:

    No dia 6 de julho de 1942, a garota Anne Frank e sua família de judeus começaram a se esconder em um compartimento secreto no escritório do pai da garota, em Amsterdã. A história da garota virou filme e livro. Eu ainda não assisti, nem li, mas já me recomendaram. Descrevi esse fato por que a história da Anne Frank é muito importante para entendermos como era o dia a dia dos judeus que estavam sendo perseguidos pelo Reich.

    No dia 6 de julho de 1957, ocorreu o encontro que mudou a história do rock. Paul McCartney conheceu John Lennon após um show que John fez com sua banda em um pequeno festival na cidade de Liverpool. Digo isso porque os Beatles tiveram uma grande importância para a história não só do rock, mas, do mundo como um todo.

  • Filipe e Matias, primeiro gostaria de parabeniza-los pelo programa, como sempre muito bom.
    Mas gostaria de pedir aqui uma pequena ajuda. Tenho uma pagina de historia no facebook, chamada FSG História,ainda não tenho formação academica, faço esta pagina por gostar do assunto, e a maior deficuldade que tenho é achar boas fontes.
    Então, gostaria de saber si você poderia fazer um artigo ou videos sobre como achar boas fontes de artigos de historia, de politica internacional e nacional.
    Obrigado desde já.

  • Helver Bonilla García

    Bom o programa!

    Obrigado pela saudaçao no podcast passado.

    Estou ansioso para escutar o podcat prometido sobre a Colômbia.

    Cordiais saludaçao ao ouventi Rogério Calsavara.

    (Sigo con meu portuñol, com licença)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s