Xadrez Dominical – Filmes no Vaticano

Caros leitores, no dia 18 de abril de 1506, 510 anos atrás nessa semana, teve início a construção da Basílica de São Pedro em Roma, uma das principais localidades da Cidade do Vaticano. Aproveitando a data, vamos com algumas dicas de filmes nesse Xadrez Dominical sobre o Vaticano.

A primeira dica é O Escarlate e o Negro, clássico da Segunda Guerra Mundial, sobre os esforços do Monsenhor Hugh O’Flaherty. O personagem, real, salvou milhares de judeus e de prisioneiros de guerra dos nazistas durante a guerra. No fime, o protagonista é vivido por Gregory Peck.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: O padre Hugh O’Flaherty (Gregory Peck) tomou para si uma missão corajosa e perigosa: ajudar a esconder refugiados durante a Segunda Guerra Mundial. Ele monta uma verdadeira rede de colaboradores em Roma, para evitar que as tropas alemãs prendam e matem ainda mais pessoas. Porém, quando o chefe da polícia nazista, coronel Kappler (Christopher Plummer), descobre, passa a perseguir o clérigo. Além disso, O’Flaherty tem de lidar com a indiferença do Papa Pio XII, que insiste numa suposta “neutralidade” da Igreja.

A segunda dica é Amén, do diretor Costa Gravas, que conta, em diversos prismas, o envolvimento de um padre e do Vaticano no Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.

O terceiro filme é o blockbuster Anjos e Demônios, baseado na obra homônima do escritor de best-sellers Dan Brown, sobre uma conspiração no Vaticano.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks), depois de decifrar o código DaVinci, é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. Agora, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa decifrar charadas numa verdadeira corrida contra o tempo porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano.

A quarta dica é O Cardeal, de 1963, indicado a seis Oscar. O filme conta a história de um padre de Boston, nos EUA, e sua trajetória até a cúpula católica, levemente inspirado na vida do cardeal Francis Spellman. Como curiosidade, o observador do Vaticano, que servia de contato com a produção, era o padre Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI.

Trailer

Sinopse do InterFilmes: Adaptação do romance de Henry Morton Robinson sobre o jovem Stephen Fermoyle, eclesiástico que está para se tornar Cardeal. Mas até que isso aconteça, ele terá de passar por várias provas – inclusive de fé. Clássico dirigido por Otto Preminger.

A quinta e última dica é O Poderoso Chefão III. Considerado o filme mais fraco da clássica trilogia, ainda é um bom filme, com muitas filmagens no Vaticano e com referências reais, como a morte do Papa João Paulo I e a máfia do Banco Ambrosiano.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe “Vinnie” Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.

tiradentes-1

A menção do post vai para o feriado de Tiradentes, celebrado nacionalmente. Talvez o livro definitivo sobre o assunto seja Devassa da Devassa, do historiador britânico Kenneth Maxwell.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

5 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s