Xadrez Dominical – Filmes no Vaticano

Caros leitores, no dia 18 de abril de 1506, 510 anos atrás nessa semana, teve início a construção da Basílica de São Pedro em Roma, uma das principais localidades da Cidade do Vaticano. Aproveitando a data, vamos com algumas dicas de filmes nesse Xadrez Dominical sobre o Vaticano.
A primeira dica é O Escarlate e o Negro, clássico da Segunda Guerra Mundial, sobre os esforços do Monsenhor Hugh O’Flaherty. O personagem, real, salvou milhares de judeus e de prisioneiros de guerra dos nazistas durante a guerra. No fime, o protagonista é vivido por Gregory Peck.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: O padre Hugh O’Flaherty (Gregory Peck) tomou para si uma missão corajosa e perigosa: ajudar a esconder refugiados durante a Segunda Guerra Mundial. Ele monta uma verdadeira rede de colaboradores em Roma, para evitar que as tropas alemãs prendam e matem ainda mais pessoas. Porém, quando o chefe da polícia nazista, coronel Kappler (Christopher Plummer), descobre, passa a perseguir o clérigo. Além disso, O’Flaherty tem de lidar com a indiferença do Papa Pio XII, que insiste numa suposta “neutralidade” da Igreja.
A segunda dica é Amén, do diretor Costa Gravas, que conta, em diversos prismas, o envolvimento de um padre e do Vaticano no Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.
O terceiro filme é o blockbuster Anjos e Demônios, baseado na obra homônima do escritor de best-sellers Dan Brown, sobre uma conspiração no Vaticano.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks), depois de decifrar o código DaVinci, é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. Agora, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa decifrar charadas numa verdadeira corrida contra o tempo porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano.
A quarta dica é O Cardeal, de 1963, indicado a seis Oscar. O filme conta a história de um padre de Boston, nos EUA, e sua trajetória até a cúpula católica, levemente inspirado na vida do cardeal Francis Spellman. Como curiosidade, o observador do Vaticano, que servia de contato com a produção, era o padre Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI.
Trailer
Sinopse do InterFilmes: Adaptação do romance de Henry Morton Robinson sobre o jovem Stephen Fermoyle, eclesiástico que está para se tornar Cardeal. Mas até que isso aconteça, ele terá de passar por várias provas – inclusive de fé. Clássico dirigido por Otto Preminger.
A quinta e última dica é O Poderoso Chefão III. Considerado o filme mais fraco da clássica trilogia, ainda é um bom filme, com muitas filmagens no Vaticano e com referências reais, como a morte do Papa João Paulo I e a máfia do Banco Ambrosiano.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe “Vinnie” Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.
A menção do post vai para o feriado de Tiradentes, celebrado nacionalmente. Talvez o livro definitivo sobre o assunto seja Devassa da Devassa, do historiador britânico Kenneth Maxwell.
Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Ótimas indicações!
Algumas certamente vou procurar.
Indico também com um fundo de ficção, porém quase um presságio do que ocorreu com o Papa Bento XVI, o filme Habemus Papam (2011). Ele aborda a questão do conclave papal e o pesar de assumir este cargo.
Link para o trailer:
Eu ia comentar justamente sobre esse filme. É um filme muito bom, com um tom mais cômico. Também recomendo muito.
Esse filme está disponível na Netflix, inclusive.
Senti falta de ‘As Sandálias do Pescador’, filme dos anos 60 com Anthony Quinn, inspirado no livro de Morris West. Não que seja uma representação real do papado, mas já que ‘Anjos e Demônios’ está na lista não custava este estar também…
Oras, agora, com seu comentário, está. Por isso que falo ao fim do post para darem suas sugestões também!
Além de um grande filme “Chiamatemi Francesco” ( http://filmesonline.video/3104-chiamatemi-francesco-2014.html ) Este é super!