Xadrez Verbal Podcast #45 – Alexander Stahlhoefer, impeachment e Equador

No programa de hoje conversamos com o teólogo cristão Alexander Stahlhoefer, que mora na Alemanha. Falamos sobre a situação, acolhida e repercussão da questão dos refugiados no país e também debatemos a ideia de um “choque de civilizações” por questões religiosas.

Discutimos também a repercussão internacional da aprovação do impeachment de Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados e os possíveis desdobramentos em relação ao Ministério de Relações Exteriores. Passamos pela região da América Latina em uma semana complicada, com terremotos no Equador, tornado no Uruguai e enchentes no Chile. Os giros de notícias, dicas culturais e a semana na História fecham esse programa que antecede o feriado.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

CgFpnzPW8AA4QFF

Dicas do Sétimo Selo

Filme Mestre dos Mares, trailer aqui

Documentário Camelos também choram, trailer aqui

Filme Hannah Arendt, trailer aqui

Música Mis sentimientos de Delfín Quishpe

Site Bibotalk

 

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

10 Comentários

  • Excelente!
    Parabéns Matias e Filipe; obrigado pelas explicações Alex!

  • Estou gostando muito do programa, minha professora de inglês morou um tempo na Alemanha e é casada com um Alemão, gosto muito de discutir história e política com ela enquanto treino meu inglês. Nesse fim de semana teremos mais assuntos que o normal graças às informações do Alexander.

  • bruna dias da silva

    pô, gostei da música

  • Eu sempre elogio as músicas indicadas pela Matias mas essa aí do final parecia tecnobrega!
    De resto, excelente episódio. Abraços!

  • Ufa… achei que teria um ataque e não chegaria ao final de mais um ótimo programa depois do anúncio da coleção outono-inverno de calças jeans Matias Pinto.

    Ainda estamos em um período de El Niño “forte”, mas numa fase de decaimento. É bem provável que o (norte) do Chile, Peru, Equador e Colômbia tenham tido influência do El Niño nos últimos meses, pois este é um fenômeno que ocorre no Pacífico Tropical. No entanto, com relação ao El Niño e suas influências em regiões mais afastadas (coincidentemente assisti hoje uma palestra neste tema), este é um assunto um tanto delicado porque existe muita variabilidade entre diferentes eventos do El Niño que podem gerar resultados não esperados pelos modelos climáticos. (Aqui) no sul da Califórnia por exemplo, esperava-se muita chuva e acabou sendo bem mais seco do que o normal. Fica um link com mais alguns comentários.

    https://www.washingtonpost.com/news/capital-weather-gang/wp/2016/04/11/godzilla-el-nino-is-dead/

  • Olá podcasters,

    Qualidade excelente, como sempre! Muito bom o programa.

    Deem uma olhada nesse post, sobre paraísos fiscais internos nos EUA. Só uma curiosidade para complementar a discussão sobre panama papers. Nomes como Donald Trump, Hillary Clinton estão por lá.

    http://tywkiwdbi.blogspot.com/2016/04/285000-businesses-use-this-building-as.html

    Abraço

  • Excelente programa Matias e Filipe.
    Gostaria de saber se vocês têm indicação de literatura referente à como os EUA influenciou en ditaduras durante a guerra fria?
    Grande abraço. Continuem com o excelente trabalho!

    • EUA e a América Latina, de Luis Fernando Ayerbe

      Os capítulos referentes em História das Relações Internacionais, de Sombra Saraiva

      Se quiser algo focado no Brasil, Kissinger e o Brasil, de Matias Spektor

  • Eu não concordaria totalmente com Alexandre, sou doutoranda da Universität Duisburg-Essen, em NRW, e não diria q foi tão tranquila a recepção dos turcos na Alemanha e nem q à AfD não é de extrema direita, eles só não se assumem como nazistas, mas comportam-se como tais. E os pontos em comum com os mulcumanos são muitos, eles acreditam em todas as lendas q os católicos e protestantes acreditam. Pra completar, os novos refugiados vem em sua maioria da Siria, pais q tem grande secularidade e ótimo convívio com a diversidade de religiões, inclusive sírios católicos estão sendo refugiados – esse papo de “valores diferentes” é balela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s