Fronteiras Invisíveis do Futebol #10 – Turquia – Parte 1

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

O programa de hoje é a primeira parte de três programas sobre a Turquia, país que está no cerne de diversas questões internacionais e históricas hoje. O futebol é um elemento importantíssimo na sociedade e na política turca, com raízes históricas e nacionalistas. Por causa de toda essa complexidade e da imensa variedade de aspectos, além de uma História riquíssima, a Turquia será abordada em mais de um programa, com convidados especiais.

Neste primeiro programa vemos a História das regiões que compreendem a atual Turquia, antes das chegada dos povos turcos, originários da Ásia central. As colônias gregas, a mítica cidade de Tróia e o império de Alexandre são alguns dos exemplos. Com a chegada dos turcos seljúcidas e a formação do império turco-otomano temos um dos maiores impérios da História, cuja conquista de Constantinopla, capital do império bizantino, é um marco Histórico.

Passamos pela formação e pelo auge do império turco, chegando ao seu declínio, iniciado pelo croissant (vocês entenderão ao ouvir), até ser o chamado “homem doente da Europa”, acometido pelos nacionalismos. Nessa questão, veremos o início do futebol no império turco-otomano e o histórico da seleção nacional turca; alguns de seus principais jogadores, os sintomas da diáspora turca pela Europa e, claro, a campanha na Copa do Mundo de 2002, lembrada até hoje no Brasil.

Referências no programa

Filme Era uma vez na Anatólia, trailer aqui

Texto A Cruzada das Arquibancadas

Texto Os Otomanos voltam a atacar

Texto Os incidentes recentes e as relações entre Rússia e Turquia

Livro Cabeça de Turco, de Günter Wallraff

Música de encerramento Türk Marşı (Turkish March), de Ceza

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

14 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.