Xadrez Verbal no Anticast – Formação do Estado Moderno

Caros leitores do Xadrez Verbal, divulgo aqui mais uma participação minha no Anticast, do caro Ivan Mizanzuk. O tema foi a formação dos Estados Modernos, perspectivas históricas, culturais e do Direito. Por qual motivo falamos “Grécia Antiga” se não existia o atual país chamado Grécia naquele período? Espero que gostem.

Agradeço ao Ivan pelo convite e pelo trabalho, e também ao Thiago Hansen, do Salvo Melhor Juízo.

Você pode acessar o Anticast 229 aqui. 


Não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever, ou clique no botão abaixo

E também não se esqueçam de se cadastrar para receber as novidades e recompensas sobre os futuros cursos do Xadrez Verbal!

Anúncios

7 Comentários

  • Que time maravilhoso! Muito bom o programa, estou ouvindo agora. Parabéns pelo trabalho.

  • Cara, que programa MARAVILHOSO! 2:20h que passam sem você perceber! Mas Filipe, eu tenho sentido falta, no podcast do Xadrez Verbal, dessa contextualização que você fez no Anticast. Acompanho o seu trabalho há mais ou menos uns 5 meses, e parece que de uns tempos pra cá vc tem sido mais objetivo, dando menos opinião é até contextualizando menos as notícias. Não sei se por preocupação com a duração dos podcasts, se por uma escolha pessoal de focar nos convidados, pra evitar comentários “chatos” da galera ou até mesmo por estar com medo que o programa se torne demasiadamente repetitivo ou imparcial. Espero que não me entenda mal, não acho que o programa esteja piorando (de maneira nenhuma), mas algumas expressões tem se tornado cada vez mais recorrentes, como: “como eu disse no programa anterior”, “como eu venho dizendo nos programas anteriores”, “prefiro não comentar esse assunto”, etc. As contextualizações sobre os panoramas históricos, geográficos e políticos, e as suas opiniões sobre os temas, tem sido mais breves. Embora possa parecer repetitivo insistir em alguns assuntos, em uma semana eu já esqueci quem é o líder político do Irã, por exemplo, eu já esqueci quais foram os principais mudanças com a revolução islâmica de 79, qual é a capital do Magreb, etc… (exemplos hipotéticos) O programa onde você explicou o funcionamento das eleições dos EUA, ou o que você se posiciona sobre a postura do ministro do Itamarati que enviou emails ao mundo alertando sobre o “risco de golpe”, ou o que você criticou os cortes de gastos do MRE, são exemplos de casos em que você contextualizou e opinou sobre as notícias de maneira brilhante! Sou estudante de Direito na UFPB e minha namorada estuda Relações Internacionais na UEPB, e cada podcast seu, pra nós, é mais que um noticiário, é uma verdadeira aula! Aulas muito melhores, inclusive, do que grande parte das aulas que temos nos nossos cursos… Bom, é basicamente isso, espero não ter dito nenhuma merda, ou ter sido chato demais (se fui, pode me xingar, sem problema), só queria trazer esse feedback mesmo. Siiim, e uma coisa fundamental que vocês não comentaram em lugar nenhum, nem no site, nem no canal do YouTube e nem no podcast, o que vocês acharam do BvS? Achei um baita vacilo não comentarem o assunto…

    • Concordo, a contextualização é muito importante, principalmente para o pessoal que caiu de paraquedas no site e quer começar ouvindo o programa mais atual, e talvez essa “obrigação” de ouvir os programas mais antigos os façam perder os interesse.

    • Tarsis, muitíssimo obrigado pela sua crítica construtiva. Até lhe citei no último programa. De fato, era um receio de soar repetitivo/enfadonho, mas não pensei por esse lado. Um abraço e sucesso pra você e pra sua namorada. Ps: Sobre nosso vacilo, gostei do Jeremy Irons como Alfred

  • Filipe, episódio excelente mas uma pequena nota sobre o Euro. As moedas tem sim símbolos e personalidades e símbolos referentes a cada país aonde elas foram cunhadas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s