Xadrez Dominical – 75 anos dos Tuskegee Airmen

Caros leitores, ontem, dia 19 de março de 2016, tivemos os setenta e cinco anos da formação dos Tuskegee Airmen; o nome se refere aos aviadores negros da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial que formaram o 332º Fighter Group e o 477º Bombardment Group. Num sentido mais amplo, também se refere aos mecânicos, pessoal das bases e enfermeiras dos respectivos grupamentos aéreos. O nome remete à cidade do Alabama em que eles foram treinados, pioneiros em um período em que a segregação racial imperava nos EUA, incluindo suas forças armadas. Em homenagem aos Tuskegee Airmen, alguns filmes e documentários neste Xadrez Dominical.

A primeira dica é Wings for this Man (“Asas para este homem”), filme de curta-metragem oficial de propaganda feito em 1945 contando a história dos Tuskegee Airmen. Como curiosidade, o narrador do filme é o então ator, e futuro Presidente dos EUA, Ronald Reagan.

Curta-metragem na íntegra

A segunda dica é o filme Prova de Fogo, de 1995, cujo título original é justamente Tuskegee Airmen. O filme foi feito para a TV, estrelado por Lawrence Fishburn, indicado ao Globo de Ouro por seu trabalho. O filme também conta com Cuba Gooding Jr.

Trailer

Sinopse do CinePlayers: Em 1943, os alemães estão vencendo a Segunda Guerra Mundial e os EUA sofrem perdas terríveis no Exército e na Força Aérea. Quatro jovens pilotos são reunidos pelo desejo de servirem seu país, mas por serem negros não são muito bem-vindos na Força Aérea americana. Além das brutais exigências naturais ao treinamento e as perigosas missões que eles têm pela frente, os chamados “Tuskegee Airmen” querem provar para a nação que coragem e talento não se define pela cor da pele.

A terceira dica é um filme em que racismo e os Tuskegee Airmen integram uma trama de suspense. A Guerra de Hart, de 2002, estrelado por Bruce Willis e por Colin Farrell, com Terrence Howard no papel de um aviador negro dos EUA.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Tommy Hart (Colin Farrell) é um estudante do 2º ano de Direito que se alista no exército para lutar pelos Aliados na 2ª Guerra Mundial. Em meio a guerra ele acaba sendo capturado, sendo posteriormente enviado a um campo de concentração. Lá um soldado negro é acusado de ter assassinado um soldado branco que era racista, sendo que ambos eram prisioneiros no local. Ao invés de executá-lo, os nazistas concordam com o plano apresentado pelo coronel William McNamara (Bruce Willis), também prisioneiro no campo, que propõe que o soldado acusado tenha um julgamento realizado no local. Hart é então designado a defender o soldado acusado enquanto que McNamara usa a situação para empreender seu plano de fuga do local.

A quarta dica é o documentário Red Tail Reborn, sobre o restauro de um caça P-51 Mustang que foi pilotado pelos Tuskegee Airmen. O título do documentário (“Cauda Vermelha Renascido”) é uma referência ao fato das caudas dos aviões dos Tuskegee Airmen ser pintada de vermelho.

Trailer

A quinta e última dica é um filme que se chama justamente Red Tails, de 2012, e conta com os já citados Cuba Gooding Jr. e Terrence Howard. Produzido e financiado por George Lucas, que dirigiu algumas cenas, o filme pretende dramatizar a história dos Tuskegee Airmen com porte de uma superprodução.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: A força aérea americana está sofrendo muitas baixas, envolvendo os bombardeiros em suas missões para as forças aliadas contra a Alemanha. Sem dinheiro para bancar novos investimentos, o Pentágono começar a ter que repensar uma opção até então descartada, que é a de considerar a possibilidade de ter pilotos afro-americanos defendendo as cores do país. E quando estes mesmos jovens formados no programa de treinamento experimental Tuskegee estariam retornando para suas casa, surge a chance de mostrar a coragem contra os poderosos Messerschmitt 262, entre outras poderosas aeronaves da Luftwaffe. Baseado em fatos reais.

paris-commune-barricade-x

A menção do post de hoje vai para os 145 anos da Comuna de Paris, tema dos quadrinhos O Grito do Povo, dica do caro Matias no último podcast do Xadrez Verbal.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s