Fronteiras Invisíveis do Futebol #8 – Coreia(s)

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

No oitavo programa do Fronteiras Invisíveis do Futebol, visitamos uma fronteira bem visível em 2016, mas que, durante muito tempo, não existiu. Estamos falando da penísula coreana, hoje dividida entre a República Democrática da Coreia, ao norte, e a República da Coreia, ao sul. Os primeiros reinos, as relações com a China e a formação da Coreia moderna, em 1392, com o reino de Joseon. Invasões japonesas e guerras que culminam na anexação da Coreia pelo império japonês em 1910. Após a Segunda Guerra Mundial, temos a Guerra da Coreia e a divisão atual, com o futebol ilustrando as diferenças entre os dois países e seus regimes econômicos. As participações das seleções em torneios internacionais, entretanto, também exemplifica o senso de comunidade que existe entre a população do norte e a população do sul, em uma torcida coletiva, em meio ao conturbado processo de reunificação.

Referências no programa

Diretor Park Chan-wook

Ator Choi Min-sik

Documentário The Game of their lives, trailer aqui

Post no Xadrez Verbal sobre filmes coreanos

Livro Coreia do Sul: Visões Latino-Americanas, organizado por Henrique Altemani de Oliveira

Hino extraoficial da seleção da Coreia do Norte, Futebol Chollima

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

8 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.