Regina Madalozzo e a mulher no mercado de trabalho: um aprofundamento

Caros leitores, no último podcast do Xadrez Verbal entrevistamos a economista Profª. Regina Madalozzo. Especificamente, sobre questões de gênero no mercado de trabalho, um dos pontos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, conhecida como Agenda-2030. Devido ao tempo restrito da participação, a professora preferiu uma abordagem mais didática; entretanto, para os que desejam mais aprofundamento ou que acharam que a entrevista não foi suficiente, ela nos enviou duas referências de artigos dela.

“Seguem dois links para artigos meus que eu acho bem importantes. O primeiro é um artigo sobre evolução das diferenças salariais no Brasil e com foco em escolhas profissionais. É um artigo interessante porque mostra tanto que existe segregação ocupacional (homens em determinadas carreiras e mulheres em outras) como que a evolução da diferença salarial é sim de queda, mas ainda é grande”

Infelizmente, o artigo está apenas em inglês e pode ser lido aqui.

“O segundo artigo não é exatamente sobre diferenças salariais, mas é relacionado porque trata da questão de diferença na responsabilidade familiar e no trabalho doméstico. Nesse artigo é possível concluir que o aumento da renda individual da mulher faz com que ela gaste menos horas com trabalho doméstico. Essa relação de trabalho doméstico/responsabilidade familiar afeta diretamente o resultado no mercado de trabalho e, possivelmente, o gap salarial entre homens e mulheres.”

O artigo está em português e pode ser lido aqui.

Espero que achem interessante e, novamente, agradeço a professora Regina Madalozzo pela atenção e pela disponibilidade.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s