Xadrez Dominical – 100 anos da Batalha de Verdun

Caros leitores, o aniversário centenário do início de uma das batalhas de maior mortandade da História humana, a Batalha de Verdun, será o mote do Xadrez Dominical de hoje. A batalha durou cerca de nove meses, deixou mais de trezentos mil mortos, além de centenas de milhares de feridos, mutilados e desaparecidos. E, principalmente, não mudou em nada o conflito, um massacre de vidas sem sentido. Vamos ao Xadrez Dominical com cinco filmes sobre a Primeira Guerra Mundial.

Primeira dica é o filme mais recente, Pelotão de Elite, mais um dos belos exemplos de tradução no mercado brasileiro; o título original, Beneath Hill 60, seria traduzido como “Abaixo da Colina 60”. O filme australiano conta a história real de uma companhia de escavação, baseado no diário do Capitão Oliver Woodward, protagonista do filme.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema : O ano é 1916. Em plena I Guerra Mundial, Oliver Woodward (Brendan Cowell) era um gerente de mineração que tem a missão de assumir uma operação com explosivos, em túneis escavados sob as linhas alemãs. Um dos objetivos era explodir a chamada Colina 60 para eliminar, com um só golpe, grande parcela do exercito alemão nas trincheiras ocidentais. Mas, para que o plano executado com sucesso, ele precisará fazer diversos sacríficios, como abandonar seu grande amor. Baseado em uma história real.

Segunda dica é o único filme mudo a ganhar o Oscar de Melhor Filme (O Artista, de 2011, não é considerado um filme mudo, tecnicamente). Asas, de 1927, é um clássico. Todos, absolutamente todos, os filmes de aviação desde então são inspirados no estilo de filmagem dessa obra. Com duas das maiores estrelas da época, Clara Bow e Charles Rogers, Durante muito tempo, achou-se que o filme estava perdido; em 2012, a Paramount lançou uma versão totalmente restaurada em HD.

Trailer não-oficial

Sinopse do AdoroCinema : Jack Powell (Charles Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen) são dois homens que vivem numa mesma cidadezinha americana e se tornam rivais quando passam a disputar o  amor da mesma mulher, a bela Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). O que Jack não sabia era que a inocente Mary Preston, uma moça para quem ele nunca deu muita atenção, está perdidamente apaixonada por ele. Os dois se alistam no serviço militar e se tornam aviadores durante a Primeira Guerra Mundial, tendo que combater os alemães na França. Disposta a ajudar Jack, Mary decide arriscar sua vida e sua carreira como enfermeira viajando para a Europa em busca de seu amado.

A terceira dica é outro clássico da aviação, com algumas das melhores atuações dos maiores canastrões do cinema. Crepúsculo das Águias, de 1966, conta com George Peppard, James Mason e a musa dos anos 1960, Ursula Andress. O título original do filme, Blue Max, era o apelido da condecoração prussiana Pour le Merite, a principal condecoração por combate e peça central da trama. Mistura o drama das trincheiras com intriga política e cenas de combate aéreo.

Trailer

Sinopse do InterFilmes : James Mason, George Peppard e Ursula Andress abrilhantam este comovente drama ambientado na Alemanha durante o fim da 1ª Guerra Mundial. Bruno Stachel (Peppard), um camponês promvido à elite da força aérea alemã, se vê batalhando contra o inimigo nos céus, mas também contra o preconceito de seus colegas da aviação nascidos em outra classe social. Para superar seu estigma, Stachel prova que não medirá esforços – honrados ou desonrados – para ganhar a medalha mais cobiçada na aviação do seu país: a Blue Max . Mas ele logo descobre o preço que precisa pagar para ser chamado de herói… Um filme consagrado por sua história corajosa e por suas cenas aéreas espetaculares.

A quarta dica é um clássico, independente do gênero de filme. Glória Feita de Sangue, de 1957, de Stanley Kubrick, estrelando Kirk Douglas e considerado um dos maiores filmes de todos os tempos em diversos rankings. O título original, Paths of Glory, seria melhor traduzido como “Os Caminhos da Glória”. O filme possui uma pesada mensagem contra a guerra e seu índice de aprovação no Tomatômetro, o maior site de avaliações e críticas de cinema do mundo, é de quase 100%. Assistam, ponto final.

Trecho do filme, legendado

Sinopse do AdoroCinema : Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

Falando em libelo contra a guerra, a quinta e última dica é um dos principais filmes do tema. Nada de Novo no Front, de 1930, baseado no livro de mesmo título de Erich Maria Remarque, editado no Brasil pela L&PM. Venceu os Oscar de Melhor Filme e de Melhor Direção; assim como Glória Feita de Sangue, também é considerado um clássico e seu índice no Tomatômetro também é de quase 100%. Conta a história de um soldado, Paul Bäumer, desde a escola até o final da Primeira Guerra Mundial. Também foi recentemente restaurado para alta definição. Uma refilmagem foi feita em 1979, sem o mesmo impacto.

Trailer original da época

GUERRE DU GOLFE / GULF WAR

A menção do post vai para os vinte e cinco anos da liberação do Kuwait durante a Guerra do Golfo Pérsico, tema do filme Soldado Anônimo, que conta o cotidiano de um soldado dos EUA durante o conflito.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

 

 

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s