Xadrez Verbal Podcast #37 – Referendo na Bolívia, Corte dos EUA e Síria

Na sexta-feira iluminada pós-apagão, um programa um pouco maior, para compensar. Mais giros de notícias e uma Coluna Aberta latino-americana, cujo destaque é a primeira derrota de Evo Morales em dez anos na Bolívia. Também falamos da Argentina, da Venezuela e de Cuba, com Obama anunciando seu projeto para o fim de Guantánamo.

Falamos da morte do juiz da Suprema Corte dos EUA Antonin Scalia e seu paralelo com o STF brasileiro, além da chance da trinca de Obama. Finalmente, tudo que aconteceu nas duas últimas semanas na Síria e o plano para fim de hostilidades começando agora. Tudo isso com muitas dicas culturais, os Peões e as principais notícias do mundo.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

1016041429

Dicas do Sétimo Selo

Filme Nada de novo no Front, trailer aqui

Filme A Hora do Show, trailer aqui

Documentário Reel Injun, trailer aqui

Música For whom the bell Tolls, do Metallica

Álbum To pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar

Dicas de leitura

Texto The media are misleading the public on Syria, no Boston Globe, em inglês

Vídeo, em inglês, sobre mães no Parlamento inglês

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 Comentários

  • Com relação à noticia de que Barack Obama poderia ser indicado por Hilary Clinton à Suprema Corte, lembrei-me do paraibano Epitácio Pessoa, o qual foi Ministro do Supremo Tribunal Federal (1902-1912), 11º Presidente da República (1919-1922) e , por fim, Senador (1924-1930). Epitácio ocupou ainda o cargo de Procurador-geral da República (1902-1905), dentre outros cargos de destaque.
    fonte: cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/epitacio_pessoa

  • Sobre a (quase) dica cultural “One”, do Metallica, vale explicar o clipe! São cenas do filme “Johnny Vai À Guerra”, de 1971. É sobre um jovem soldado ferido na Primeira Guerra Mundial que fica em um “limbo”, já que perde os membros e fica cego, surdo e mudo. Ele é uma crítica não ao combate, o desperdício de vidas e os direitos individuais. Tem umas cenas meio viajadas com Jesus (!), mas dá pra passar porque são delírios do personagem. E ele é escrito e dirigido pelo Dalton Trumbo, aquele perseguido pelo macartismo que teve o filme lançado neste ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s