Xadrez Dominical – Filmes e o Chile

Caros leitores, no último dia 12 de fevereiro tivemos o aniversário de 475 de Santiago do Chile, capital do país sul-americano, fundada por Pedro de Valdívia em 1541. Celebrando o aniversário da cidade, vamos com algumas dicas de filmes sobre o Chile.

A primeira dica é é o muitíssimo elogiado No, com Gael García Bernal, sobre o referendo de 1988 que terminou com o governo do general Pinochet e deu um golpe final em sua imagem pública.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.

A segunda dica é um clássico sobre o período Pinochet, Desaparecido, dirigido por Costa Gravas e com Jack Lemmon, indicado ao Oscar no papel principal, sobre o desaparecimento de um jornalista dos EUA durante o golpe de 1973. Indicado a quatro Oscars, inclusive Melhor Filme, ganhou um.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Um jovem escritor idealista desaparece no Chile dias após o golpe de estado que depôs o presidente Salvador Allende, em 1973. Para tentar encontrá-lo, seu pai americano vai até o país, que então vivia sob regime ditatorial, junto com a esposa viúva do rapaz desaparecido. Só que para encontrar o escritor, eles vão ter que lidar com polícia, prisão, cenas de violência e toda a má vontade da máquina pública.

A terceira dica é um filme mais leve, romântico e com comédia, mas nem por isso sem força: o belíssimo filme italiano O Carteiro e o Poeta é uma história de ficção sobre o período em que o poeta chileno Pablo Neruda ficou exilado na Itália, em que um carteiro pede ajuda à Neruda para conquistar a mulher pela qual é apaixonado, vivida pela belíssima Maria Grazia Cucinotta, que chegou a ser chamada de a “nova Sophia Loren”.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabetoé contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

A quarta dica é Acontecimentos de Marusia, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme conta a greve geral e o massacre de trabalhadores que se seguiu em Iquique, em 21 de Dezembro de 1907.

Trailer

Sinopse do Filmow: Com o levante de mineiros sucedido em Marusia, no Chile em 1907, acha-se um cadáver de um capataz da mineradora inglesa Marusia Mining Co., assassinado por um operário. Assim começa um enfrentamento entre patrões e empregados, o que desata uma campanha de intimidação contra os mineiros que se organizam para defender seus direitos

A quinta e última dica é Os 33, com Antonio Banderas, que conta a História dos trinta e três mineradores sobreviventes do desastre da mina de San José, que ficaram mais de dois meses debaixo da terra.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Capiapó, Chile. Um desmoronamento faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Eles ficam em um lugar chamado refúgio e, liderados por Mario Sepúlveda (Antonio Banderas), precisam racionar o alimento disponível. Paralelamente, o Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro) faz o possível para conseguir que os mineiros sejam resgatados, enfrentando dificuldades técnicas e o próprio tempo.

street_fighter_ii___the_world_by_darthtallgeese

A menção do post de hoje vai para os vinte e cinco anos do clássico jogo Street Fighter 2, que revolucionou os videogames e os arcades. Para os saudosistas ou para quem não conhece, você pode jogar de graça no seu PC no SNESFun.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s