Xadrez Verbal Podcast #36 – Paz na Síria, Brasil e Coreias

O anúncio de uma suspensão de hostilidades na Síria é o principal assunto do nosso programa de hoje. Os motivos, as expectativas e as possibilidades. Quem está em melhor posição para negociar hoje? Falando em negociar, a Coreia do Norte fez um teste de “foguete” e sua vizinha não gostou, o que complicou as relações econômicas entre os países.

E a Dilma anunciou que o governo pode rever a participação brasileira em órgãos internacionais, com a Comissão Interministerial de Participação em Organismos Internacionais. Haiti, América Latina, África e Irã são alguns dos outros assuntos do programa de hoje, com dicas culturais e os Peões. E o Menino Neymar?

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

4500

Dicas do Sétimo Selo

Filme O Julgamento em Nurembergue, trailer aqui

Música A Mi Ciudad, do Santiago Del Nuevo Extremo

Dicas de leitura

Texto Governo da Síria aplica política de ‘extermínio’ contra presos, diz ONU

Texto Líbios narram casos de degolamento e crucificação em cidade tomada pelo EI

Texto Santiago: una ciudad fundada sobre otra ciudad

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

10 comentários

  • Um video compartilhado pelo The Independent no facebook que mostra a situação na Síria.

  • Eu tinha aulas do cursinho aos sábados de manhã:
    Acordava de 5 horas, abria o feedly, dava play no episódio do Xadrez e ia me arrumar.
    Ajudava a acordar…

  • Estou com problemas pra baixar o podcast no celular, com o áudio no YouTube fica bem mais fácil.

    Valeu

  • Bom programa, como de costume. Talvez tenha apenas faltado falar, sobre o HMS Dreadnought, que o terceiro encouraçado encomendado seria o Rio de Janeiro, que havia alimentando essa corrida armamentista uma real tensão Brasil – Argentina, e o papel das tripulações dos encouraçados na Revolta da Chibata.

    A questão da Síria é tão espinhosa que não consigo apontar o dedo para a administração Obama. Todas as consequências de vácuo de poder criados no Oriente Médio, e os resultados da aventura norte-americana de nation building no Iraque devem assombrar perpetuamente o Departamento de Estado americano hoje.

  • O nome do pivô iraniano é Hamed Haddadi, com passagem pelo Memphis Grizzlies. Agora está ganhando um bom dinheiro na China, como bom corintiano.
    Essa questão do basquete é até engraçada. É algo que só se joga de regata e que a própria seleção iraniana é bastante forte. Inclusive foi terceira colocada no AsiaBasket, ficando a uma posição de estar nas Olimpíadas do Rio. Até tem chance de vir para cá ainda, caso consiga uma das vagas do Pré-Olímpico Mundial, uma forma mesquinha da FIBA ganhar dinheiro em cima das federações.

  • Fala Filipe, o programa mais uma vez foi muito bom, parabéns.
    Moro atualmente em Oslo, capital da Noruega e talvez eu seja seu único ouvinte que ouve os progamas enquanto pratica esqui cross-country, uma modalidade de esqui muito popular por aqui. Não é o esqui alpino que desce montanhas, é um esqui mais estreito que serve pra percorrer longas distâncias. Como ser fosse uma maratona só que esquiando na floresta.
    Sou filho de uma professora e de um historiador, além de irmão de um professor de história e não poderia deixar de ouvir seu podcast.
    Um forte abraço a vc e ao Matias e sucesso no programa.

  • Queridos Matias Pinto e Filipe Figueiredo, queria prestar meus agradecimentos a vocês que me ajudaram a decidir o rumo da minha carreira acadêmica e futuramente profissional. Recentemente fui aprovado no curso de Ciência Política com ênfase em Relações Internacional pela UFPE, e grande parte do incentivo para essa escolha veio de vocês. Gosto muito de ouvir o podcast do Xadrez Verbal e sempre que há uma deixa indico para os meus amigos.

  • Oque aconteceu não saiu o do dia 19?

  • Muito boa a dica cultural, eu acrescento o filme chileno isla 15 que fala dos casos de concentração durante a ditadura do governo do maldito Pinochet. Gostaria de elogiar a qualidade do programa, por ser chileno e mórmon, que sim somos cristãos, note que o nome oficial da igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, (lds.org). Sugiro também um filme muito interessante disponível no Netflix e no YouTube chamado “conheça os mórmons”, que esclarece que nós somos cristãos e somos pessoas bem normais e nada excêntricos como alguns querem nos vender… Aqui no Brasil somos centenas de milhares com congregações espalhadas por todo o país. Um dos locais mais conhecidos no Brasil época templo de São Paulo, localizado na avenida professor Francisco Morato, 2340 no bairro do Butantã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s