Xadrez Dominical – Livros sobre o Carnaval

Caros leitores, o post de hoje é para quem prefere ficar em casa no Carnaval, ou ficou por obrigação ou por falta de opção, e quer algumas dicas de leitura. De leitura especificamente sobre uma das maiores festas populares do mundo, justo o Carnaval. Sem mais delongas, vamos ao Xadrez Dominical de livros sobre o Carnaval.

A primeira dica é O Carnaval das Letras, de Leonardo Affonso de Miranda Pereira, é um livro que junta análises de História e de Literatura para recriar o processo que levou o Carnaval à ser a maior festa popular do Rio de Janeiro.

A segunda dica é Prazer da Prosa – Carnaval, livro que reúne seis contos de alguns dos principais escritores brasileiros, como Machado de Assis e Clarice Lispector, todos com temática carnavalesca.

livros carnaval 1

A terceira dica, O Dia em que Adiaram o Carnaval de Luiz Cláudio Villafañe Santos, é o livro mais político dessa lista, pois trata da formação do território e da política brasileira, usando como fio condutor a morte do Barão do Rio Branco, em 1912, cujo luto nacional fez com que adiassem a maior festa popular.

A quarta dica é Almanaque do Carnaval, de André Diniz, que conta a História do Carnaval e as diferenciações da festa entre as diversas regiões brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo.

livros carnaval 2

A quinta e última dica é O Livro de Ouro do Carnaval, de Felipe Ferreira, que conta a História do Carnaval e seu desenvolvimento no Brasil desde o período do Império Português.

bue

A menção do post de hoje vai para os 480 anos da fundação de Buenos Aires, capital da Argentina. Dentre as diversas referências culturais, escolhi um filmaço que se passa na cidade durante a ditadura militar argentina, O Segredo de seus Olhos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Se nunca viu, veja, não vai se arrepender.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s