Xadrez Verbal Podcast #33 – Guga Chacra, Irã e Macri e as Malvinas

E hoje temos o retorno de Matias ao comando do programa! Recebemos o convidado especial Guga Chacra, mestre em Relações Internacionais, colunista do Estado de São Paulo e comentarista de política internacional da GloboNews. Um papo sobre Arábia Saudita, Irã, Líbano e as eleições nos Estados Unidos, com palpites e muitas dicas culturais.

Falamos de Macri e sua relação com as Malvinas (ou Falklands, se preferir pentelhar seu amigo argentino), além de sua presença em Davos. E a política dos EUA com o Irã: levantaram sanções e depois colocaram de novo? E, como sempre, Giro de Notícias, Peões e as datas da semana.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

000857391-perro

Dicas do Sétimo Selo

Filme Casanova e a Revolução, de Ettore Scola, trailer aqui

Filme Feios, sujos e malvados, de Ettore Scola, trailer aqui

Filme E agora, onde vamos?, de Nadine Labaki, trailer aqui

Restaurante Al Janiah

Site FiveThirtyEight

Livro A House of many Mansions, de Kamal Salibi

Música Patrice Lumumba, de Yuri Buenaventura

Dicas de leitura

Coluna do Guga Chacra

Texto de Sylvia Colombo sobre o governo Macri

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

6 Comentários

  • EM regra os programas são otimos, mas esse esteve especialmente bom com a presença do GUGA CHACRA.

    Parabéns .

  • Olá Felipe e Matias, excelente pod cast. Conheci vocês graças a sua participação no Nerd Cast. Sou Analista de Demonstrativos Contábeis do Ministério da Previdência e estudo para carreira fiscais agora utilizo Xadrez Verbal como mais uma ferramenta. Agradeço a contribuição de vocês a todo mundo acadêmico

  • Tirando o bom mocismo irritante que o faz ignorar completamente as ideias do Islã como fatores contribuintes para o estado de coisas nas áreas conflagradas do Oriente Médio, como se o Islã fosse uma coincidência que poderia muito bem ser o Budismo ou a Umbanda, o que prejudica suas análises, Guga Chacra é bom.

    A única coisa irritante é que é de fazer mimimi nas redes sociais. Falou qualquer coisa mais controvertida, ele já manda “enviei print para meus advogados e eles vão te ferrar”. Parece coisa de gente mimada, criada em tapete de apartamento. Toda vez que vejo isso escuto a voz da Popis, “conta tudo pra sua mãe, Quico!”.

    Bom programa, como de costume.

  • Filipe antes de comentar alguma coisa sobre o programa quero parabenizá-lo pelo programa e pelo projeto Xadrez Verbal que é fantástico. Conheci o programa quando ouvi a sua participação no anticast. Agora terei que fazer uma maratona, pois o material aqui é muito rico e tenho certeza que vou aprender muito, aliás, o programa com a participação do Guga foi excelente e aprendi um pouquinho sobre os problemas que acontecem lá no oriente médio. Não tinha a mínima noção que o Líbano tem cristãos por lá, pois na minha cabeça era um país cuja única religião era o Islamismo. Parabéns pelo programa e muito sucesso.

    Wilson Brancaglioni

  • O Programa estava muito bom, O convidado Guga Chacra deu uma aula sobre Oriente Médio. E sim, os Argentinos levam muito a sério a Guerra das Malvinas.

    Moro em Rosário – Santa Fé e o mesmo acontece aqui, você vê em qualquer lugar uma bandeira da Argentina devidamente hasteada e em muitos locais “Malvinas son Argentinas”.

    Em minha humilde opinião, o Presidente Macri está dando um passo adiante conversando com o Cameron para melhorar a relação dos dois países. A Argentina perdeu a guerra, e deveria seguir adiante.

    No geral, só tenho que parabenizar vocês pela alta qualidade tanto técnica quanto do conteúdo. O Xadrez Verbal está sendo o meu podcast numero 1 (sim, ganham até do Jovem Nerd)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s