Xadrez Verbal Podcast #32 – Refugiados na Alemanha e despedida do Obama

A Era Obama está chegando ao fim e nessa semana ele proferiu seu último discurso do Estado da União. Vamos resumir e analisar o discurso, especialmente seu conteúdo de política externa. Outro tema importante da semana é a repercussão, na Alemanha, da onda de crimes sexuais ocorridas no país, especialmente em Colônia. Especialmente em como esses crimes se relacionam com o número de refugiados que chegou ao país.

Também temos o já tradicional giro pela vizinhança da América Latina. Os atentados pelo mundo, Oriente Médio, Espanha e a relação Brasil e Israel também estão presentes, assim como a polêmica sobre novas edições do Mein Kampf. Os Peões da semana, dicas culturais, o doping do Putin e Menino Neymar fecham o segundo programa de 2016.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

160113103351-sotu-obama-04-full-169

Dicas do Sétimo Selo

Filme Assassinato no Expresso Oriente, trailer aqui

Livro Cinco anos de Minha Vida

Música Heroes, de David Bowie

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

12 Comentários

  • Figueiredo, gostaria de saber duas coisas, no programa passado você falou sobre a Coreia, na guerra, antes da separação a capital era Pyongyang?
    Outra coisa sobre dizerem que os EUA tiraram um embargo de uma ditadura (Cuba) é mentira, por quê, se puder falar mais sobre. Valeu!

  • Filipe, o link para o livro “Cinco anos de minha vida” está errado. O link nos leva para o trailer do filme.

  • Pedro Henrique (24)

    Felipe, meu camarada, o Hercule Poirot é um detetive de nacionalidade francesa. Portanto, a pronúncia correta é /ɛʁkyl pwaʁo/. Abraços, nobre amigo.
    Mande um abraço para os estudantes de Segurança Pública da Faculdade de Direito da UFF.

  • Filipe e Matias, estava me questionando – etimologicamente – sobre a Arábia Saudita, que pode ser considerada uma monarquia absolutista governada pelos Saud. Logicamente, o nome do país já denota isto – trata-se da Arábia controlada pelos Saud. A minha pergunta é: levando-se em conta que Estados parecidos (em alguns pontos) com o saudita existiram na Europa durante da Idade Média, há mais algum exemplo moderno deste ocorrido? Em que fonte poderia procurar a origem do nome dos Estados atuais (cada um com suas esquisitices, mas enfim). Obrigado

  • No comentário anterior não deixei claro: essas esquisitices são de minhas parte, por me interessar por uma coisa que parece ser tão banal, mas que para mim pode revelar muito da história de um país.

  • Olá Filipe, Matias e Leandro. Meu nome é Thiago, tenho 27 anos e sou Desenvolvedor de Software. Ouço o Xadrez Verbal desde o programa nº 20 então acho que isso me deu alguma propriedade pra tecer alguns comentários sobre o podcast.

    1 – Como programador costumo ouvir o programa durante o trabalho, pode ser um bug da minha cabeça mas eu só consigo prestar atenção nas duas coisas porque são em línguas diferentes, enquanto escrevo código em inglês vocês falam em português, entretanto as músicas de fundo possuem letras em diferentes línguas. Isso acaba me atrapalhando um pouco, por horas parece que o vocal da música se sobrepõe às vozes de vocês (Principalmente nesta música que o Leandro ama, desculpe) além de às vezes ficar um pouco repetitivo demais se o assunto é muito denso e longo. Eu sugeriria que vocês passassem a utilizar trilhas de fundo apenas instrumentais, afinal os assuntos são densos e de argumentação por vezes bastante tortuosa, creio que um BGM mais suave iria ajudar.

    2 – Durante a fala sobre o discurso do Obama o Filipe falou que a culpa da crise de 2008 é dos BANCÁRIOS, na verdade ela é dos BANQUEIROS. Os bancários são a classe trabalhadora por vezes muito desvalorizada nestas instituições.

    3 – Depois de tantas críticas gostaria de deixar o meu agradecimento pelo ótimo conteúdo e pela dedicação de vocês por este podcast, vocês já são uma das minhas principais fontes de informação nestes tempos corridos em que a gente não consegue parar pra ler uma matéria de jornal. Estendo aqui os meus agradecimentos ao pessoal da Central 3 de onde acompanho vários outros podcasts como o Thunder Radio Show, Trivela e Fronteiras Invisíveis… Vocês me inspiraram a desengavetar um projeto esquecido e fazer também um podcast que esclareça alguns pontos que a mídia de massa não se coça em explicar ou desmistificar.Talvez por isso eu tenha ficado tão chato quanto à edição e mixagem de som, mas me desculpem os resmungos, as críticas são apenas construtivas

    Um forte abraço a todos

  • Só corrigindo, a pronúncia do nome do Arvydas Sabonis é “arvidas” e não “arvaidas”, mas isso é enjoo de entusiasta do basquete lituano. Sobre o “the other dream team”, é realmente um documentário fantástico, que vale a pena ser visto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s