Xadrez Dominical – Conspiração da Pólvora

Caros leitores, como ouviram no mais recente podcast do Xadrez Verbal, no último dia Cinco de novembro tivemos o aniversário da prisão de Guy Fawkes. No dia se celebrou os 410 anos do evento, que marca a Conspiração da Pólvora e é uma festa popular na Inglaterra. Para o leitor ligar uma coisa na outra, trata-se do personagem que inspirou a máscara do personagem principal da obra V de Vingança, hoje amplamente utilizada em protestos e por grupos políticos. Vamos ao Xadrez Dominical com cinco dicas sobre a Conspiração da Pólvora.

A primeira dica é a mais conhecida, o filme V de Vingança, que fará dez anos. Com Hugo Weaving no papel principal, o mascarado de Guy Fawkes, o filme é considerado uma das melhores adaptações de um quadrinho ao cinema.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.

A segunda dica é o quadrinho que inspirou a obra, que fará trinta anos de idade, uma graphic novel em minissérie de cinco edições. Ela é publicada no Brasil em volume único encadernado.

00001

Sinopse do HQOnline: Num futuro próximo a Inglaterra é dominada por um regime fascista, após uma guerra atômica de pequenas proporções. As liberdades individuais são suprimidas e as pessoas vivem condicionadas e servis… Neste ambiente surge “V”, um misterioso personagem que ataca o sistema e realiza atos de sabotagem… Vestido como Guy Fawkes, histórico personagem britânico, e com uma máscara que lhe esconde totalmente as feições e emoções, o enigmático “V” segue realizando atos que muitas vezes parecem indicar uma vingança bem calculada… Mas contra quem? E porque? E quem é ele?

A terceira dica é outro quadrinho. A também minissérie Marvel 1602, que situa os principais personagens do Universo Marvel no início do século XVII, justamente no período da Conspiração da Pólvora e do conflito religioso na Inglaterra. A Conspiração da Pólvora serve até de referência para a arte da minissérie. Na imagem que segue temos, acima, uma das capas de Marvel 1602, comparada com o desenho de época dos conspiradores, incluindo Guy Fawkes. Ela é editada no Brasil em volume único encadernado.

colagem marvel 1602 fawkes

Sinopse do Onomatopeia Digital: Marvel 1602 é uma mini-série da Marvel Comics em oito edições, que foi escrita por Neil Gaiman, desenhada por Andy Kubert e arte-finalizada digitalmente por Richard Isanove. Scott McKowen fez as capas. A história acontece no ano 1602 no Universo Marvel, na qual os super-heróis apareceram quatrocentos anos antes. Os principais personagens devem resolver o mistério por trás de sua própria existência, enquanto lidam com intrigas na corte da rainha Elizabeth. Todos os principais personagens da Casa das Idéias aparecem na série. Nick Fury é o responsável pela inteligência britânica, Doutor Estranho é o médico da rainha, Peter Parker (Homem-aranha) é o pajem de Fury, o Demolidor é um menestrel cego, que entoa canções sobre o Quarteto Fantástico, um grupo de navegadores que adquiriu poderes especiais.

A quarta dica é uma minissérie. Gunpowder, Treason & Plot (Pólvora, Traição e Conspiração), da BBC, de 2004. O título da série faz um trocadilho com a pequena rima popular sobre a Conspiração da Pólvora, também replicada em V de Vingança. A minissérie conta com grande elenco, com Catherine McCormack como Elizabeth I da Inglaterra, Robert Carlyle como James VI da Escócia e Michael Fassbender interpreta Guy Fawkes. A minissérie foi lançada no Brasil editada e cortada em formato de filme; não recomendo essa versão.

Abertura

Sinopse do Interfilmes: Após passar a sua infância na França, Mary retorna para a Escócia para assumir o seu trono como rainha. Jovem, cristã e inexperiente, ela vai enfrentar vários inimigos. Tramando contra ela estão: seu marido, seu meio-irmão e sua arqui-inimiga, a poderosa Elizabeth I. Envolta em conspirações, Mary passa seu tempo tentando contorná-las. Um filme estarrecedor e inesquecível, uma mistura escandalosa e perigosa de ambições e sangue real.

capa

A quinta e última dica é um livro. Todas as referências anteriores foram de cultura pop e, caso o leitor deseje, uma obra historiográfica sobre o período é O Século das Revoluções, de Christopher Hill, editado no Brasil pela Editora Unesp. Os conflitos religiosos, a Guerra Civil e a Revolução Industrial são tratadas na obra.

PLO Chairman Arafat shakes hands with Israeli PM Rabin after the signing of the Israeli-PLO peace accord, in Washington

A menção do post vai para os vinte anos do assassinato do Primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, assassinado em 1995 por um sionista radical contra as negociações de paz com a Palestina. Rabin entrou para a História com os Acordos de Oslo, a primeira negociação entre Israel e Palestina. O acordo ficou marcado com a histórica imagem de Rabin apertando a mão de Yasser Arafat. Segue o último discurso de Rabin, apenas alguns momentos antes de ser assassinado.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s