Xadrez Verbal Podcast #23 – Argentina, China e o príncipe japonês

O tema do programa de hoje é Argentina. Scioli e Macri no segundo turno, algo histórico no nosso vizinho. A divisão interna vai causar uma derrota do Peronismo? O fenômeno do Peronismo é de direita ou de esquerda? O valoroso Matias explica tudo que você precisa saber sobre as eleições argentinas, as implicações, comparações com o Brasil e encerra com um palpite cravado, pra vocês cobrarem.
Falamos também da China e de conceitos de geopolítica e de Relações Internacionais, em seu conflito dormente com os EUA. A visita do príncipe japonês ao Brasil e a importância dos 120 anos de relações entre os dois países, com laços culturais e econômicos muito fortes. Resultados e comentários eleitorais pelo mundo e como vai o Oriente Médio. E, como sempre, Peões, dicas culturais e muitos recados aos ouvintes.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.
Livro A Origem do Estado Islâmico, de Patrick Cockburn
Documentário Maradona por Kusturica, de Emir Kusturica, trailer aqui
Textos e links
Vídeo sobre a ideia de uma “Segunda Guerra Fria”
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
O Ferro Silício é proveniente da fusão redutora do bauxito em fornos elétricos a arco. É utilizado basicamente em indústrisa de ferro ligas e siderúrgicas para a formação de elementos de liga e correção dos fornos.
Clique para acessar o FT-FeSi-FX-Rev-02.pdf
Clique para acessar o 07_FESI.pdf
Grande Vivi!
E por coincidência o pessoal está de saída para o BIFE bem hoje, quando o programa está indo ao ar, vejam só.
Não que interesse a ninguém, mas, enfim…
Como não interessa? É importante!
Bom crepúsculo amigos.
Depois de um período sem comentar, em consequência das provas de fim de ano, estou de volta para prestigiar o trabalho de vocês. Mas, digo de antemão, que nunca deixei de ouvir e compartilhar o podcast, pois o programa é referencia em politica internacional. Um grande abraço, e até sexta-feira.
Felippe, obrigado por prestigiar e espero que tenha ido bem nas provas. Um abraço
Algumas considerações apenas.
1) menino neymar desde que cortou o cabelo está deixando de ser notícia.. Triste..
2) A direita “eurocética” (que neologismo lindo. O contrário seria eurocrente?) também ganhou na suíça..
3) Não se esqueçam de lembrar que sábado se comemorou os 500 anos da reforma protestante, data redonda…
3.1) dica cultural: acerca dessa data e quem quiser mais informações acerca dessa importante efeméride, o bibotalk está com uma cobertura sensacional sobre o tema, inclusive com a versão da igreja de Roma com um padre. Vale a visita.
http://bibotalk.com/categoria/btcast/
ola, gostaria de informar sobre a “aula de pronuncia japonesa” do ep:
o nome da princesa se escreve com o kanji 子, q se le como “ko”, e significa: criança, filho.
como no nome yuriko, significa filho/filha do lirio.
o ep ta legal (to escrevendo isso logo depois de ouvir, durante a coluna aberta enquanto falam do bairro liberdade)
Apesar do ótimo episódio, como de costume, creio que a nota sobre a morte de Wladimir Herzog foi passageira demais. Sim, eu entendo que o fulcro do Xadrez Verbal é a política externa. Mas a morte de Herzog tem extremo significado e importância. Além de ilustrar a brutalidade da ditadura brasileira, que tantos relativizam hoje, ela marca o ponto mais baixo e forte da briga intestina Geisel-Linha Dura. Sem a morte de Herzog, e outra no Doi-Codi de São Paulo, Ednardo D´Ávila não teria sido exonerado do II Exército, e Geisel talvez não reunisse força para seguir até a exoneração de Silvio Frota, maior expoente à época da linha-dura, e seu candidato à Presidência da República. Tremo ao pensar o que seria uma sucessão Geisel-Frota, ao invés de Geisel-Figueiredo.
Marcos, mencionei teu comentário no último podcast, um abraço
Não só no futebol, mas também no automobilismo os japoneses são fanáticos por brasileiros, principalmente pelo Ayrton Senna, que deu muitos espetáculos no circuito japonês de Suzuka. A reverência que tinham, embora em menor proporção ainda têm, chegava ao ponto de comprarem carros similares aos que ele dirigia, como o Honda NSX, buscar e levar o piloto ao aeroporto, entre outras peripécias típicas dos japoneses. Caso queiram mais informações: http://migre.me/s24jF http://migre.me/s24l2
Boa lembrança João, um abraço