Xadrez Verbal Podcast #23 – Argentina, China e o príncipe japonês

O tema do programa de hoje é Argentina. Scioli e Macri no segundo turno, algo histórico no nosso vizinho. A divisão interna vai causar uma derrota do Peronismo? O fenômeno do Peronismo é de direita ou de esquerda? O valoroso Matias explica tudo que você precisa saber sobre as eleições argentinas, as implicações, comparações com o Brasil e encerra com um palpite cravado, pra vocês cobrarem.

Falamos também da China e de conceitos de geopolítica e de Relações Internacionais, em seu conflito dormente com os EUA. A visita do príncipe japonês ao Brasil e a importância dos 120 anos de relações entre os dois países, com laços culturais e econômicos muito fortes. Resultados e comentários eleitorais pelo mundo e como vai o Oriente Médio. E, como sempre, Peões, dicas culturais e muitos recados aos ouvintes.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

12193950_1027337413954738_829515679_oDicas do Sétimo Selo

Livro A Origem do Estado Islâmico, de Patrick Cockburn

Documentário Maradona por Kusturica, de Emir Kusturica, trailer aqui

Textos e links

Vídeo sobre a ideia de uma “Segunda Guerra Fria”

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

11 Comentários

  • O Ferro Silício é proveniente da fusão redutora do bauxito em fornos elétricos a arco. É utilizado basicamente em indústrisa de ferro ligas e siderúrgicas para a formação de elementos de liga e correção dos fornos.

    http://www.elfusa.com.br/pdf-br/20111220/04-Ferro-Ligas/01-FeSi/FT-FeSi-FX-Rev-02.pdf
    http://www.elfusa.com.br/pdf-br/20110915/07_FESI.pdf

  • Grande Vivi!
    E por coincidência o pessoal está de saída para o BIFE bem hoje, quando o programa está indo ao ar, vejam só.
    Não que interesse a ninguém, mas, enfim…

  • Felippe Marques - Programador

    Bom crepúsculo amigos.
    Depois de um período sem comentar, em consequência das provas de fim de ano, estou de volta para prestigiar o trabalho de vocês. Mas, digo de antemão, que nunca deixei de ouvir e compartilhar o podcast, pois o programa é referencia em politica internacional. Um grande abraço, e até sexta-feira.

  • Algumas considerações apenas.

    1) menino neymar desde que cortou o cabelo está deixando de ser notícia.. Triste..

    2) A direita “eurocética” (que neologismo lindo. O contrário seria eurocrente?) também ganhou na suíça..

    3) Não se esqueçam de lembrar que sábado se comemorou os 500 anos da reforma protestante, data redonda…

    3.1) dica cultural: acerca dessa data e quem quiser mais informações acerca dessa importante efeméride, o bibotalk está com uma cobertura sensacional sobre o tema, inclusive com a versão da igreja de Roma com um padre. Vale a visita.

    http://bibotalk.com/categoria/btcast/

  • ola, gostaria de informar sobre a “aula de pronuncia japonesa” do ep:
    o nome da princesa se escreve com o kanji 子, q se le como “ko”, e significa: criança, filho.
    como no nome yuriko, significa filho/filha do lirio.
    o ep ta legal (to escrevendo isso logo depois de ouvir, durante a coluna aberta enquanto falam do bairro liberdade)

  • Apesar do ótimo episódio, como de costume, creio que a nota sobre a morte de Wladimir Herzog foi passageira demais. Sim, eu entendo que o fulcro do Xadrez Verbal é a política externa. Mas a morte de Herzog tem extremo significado e importância. Além de ilustrar a brutalidade da ditadura brasileira, que tantos relativizam hoje, ela marca o ponto mais baixo e forte da briga intestina Geisel-Linha Dura. Sem a morte de Herzog, e outra no Doi-Codi de São Paulo, Ednardo D´Ávila não teria sido exonerado do II Exército, e Geisel talvez não reunisse força para seguir até a exoneração de Silvio Frota, maior expoente à época da linha-dura, e seu candidato à Presidência da República. Tremo ao pensar o que seria uma sucessão Geisel-Frota, ao invés de Geisel-Figueiredo.

  • Não só no futebol, mas também no automobilismo os japoneses são fanáticos por brasileiros, principalmente pelo Ayrton Senna, que deu muitos espetáculos no circuito japonês de Suzuka. A reverência que tinham, embora em menor proporção ainda têm, chegava ao ponto de comprarem carros similares aos que ele dirigia, como o Honda NSX, buscar e levar o piloto ao aeroporto, entre outras peripécias típicas dos japoneses. Caso queiram mais informações: http://migre.me/s24jF http://migre.me/s24l2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s