Início do Debate da 70ª Assembleia Geral da ONU

Caros leitores, hoje inicia-se mais um debate da Assembleia Geral da ONU. A septuagésima AGNU, esperada como um marco divisor na organização e sua necessária reforma institucional; especialmente, a reforma proposta do Conselho de Segurança da ONU. Temos também os novos objetivos da ONU, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para serem concretizados até 2030, e as conversas sobre um novo acordo climático, que será negociado na COP21, no fim do ano.

Em uma perspectiva bem mais modesta, é a terceira AGNU da existência do Xadrez Verbal e será mantida a tradição de uma cobertura especial dos principais pronunciamentos e tópicos. Para aquecimento, expectativa, registro, ou mera curiosidade, as coberturas anteriores podem ser acessadas na guia de categorias especiais ou no menu superior do site.

A segunda-feira será bastante corrida e recheada. Além da abertura por Dilma Rousseff, teremos pronunciamentos de Obama, Xi Jinping, Putin, Rouhani, Hollande, Kirchner, al-Sisi e Raúl Castro. No último debate da AGNU, para contrastarmos apenas com a programação de hoje, Rússia, Cuba e China foram representadas por seus ministros de relações exteriores; em 2015, estarão os respectivos Chefes de Estado.

Para ficar informado, você pode checar a programação do debate no site da 70ª Sessão da Assembleia Geral da ONU; notícias e releases no site da Assembleia Geral da ONU; e assistir aos pronunciamentos e demais coberturas no site oficial das Nações Unidas UN Web TV. Caso o leitor seja um estudante de línguas estrangeiras, é também uma ótima oportunidade para a prática mais formal dos idiomas. Os discursos normalmente são disponibilizados em PDF e com áudios nos seis idiomas oficiais da ONU.

Serão no mínimo dois textos por dia, todo dia, aqui no Xadrez Verbal. Idealmente, teremos mais, incluindo reminiscências nos dias seguintes e análises regionais, com focos como Oriente Médio e a ex-Iugoslávia. Com mais textos publicados, teremos também um índice fixo na página inicial, para facilitar a navegação. Na sexta-feira, a cobertura será “fechada” em um programa especial no podcast; as aspas são necessárias, já que a 70ª AGNU se encerra apenas no sábado.

Espero que apreciem o trabalho e voltem no período da tarde para uma análise dos eventos recentes e do pronunciamento de Dilma Rousseff, que abre a 70ª AGNU às dez horas da manhã, horário de Brasília.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s