Xadrez Verbal Podcast #14 – Definição de refugiado, Líbano e Japão

O Xadrez Verbal recebe a professora de Direito internacional Ana Luisa Demoraes Campos para falar sobre a definição de refugiado, a diferença de imigrante e a atual crise mundial de deslocados. Também falamos da situação política no Líbano, que vive uma crise interna e como isso pode afetar o cenário no Oriente Médio.
O programa também fala do novo navio da Marinha japonesa e a escalada militar no Extremo Oriente, envolvendo as duas Coreias. Muitas notícias dos nossos vizinhos da América Latina, dicas culturais, Semana na História e recados dos ouvintes.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.
Filme Cartas de Iwo-Jima, trailer aqui
Música El dia que Artigas se emborracho, de Cuarteto de Nos
Documentário E-Team, trailer aqui
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Geral RI, “Vamo domina!” hahaha! Muito bom!
Eu queria saber o que o Felipe estava rabiscando durante a entrevista com a doutora. Teve uma barulheira!
Problemas técnicos (com meu fone ou microfone) na hora da gravação. Nada culpa do Filipe e do Matias, mal minha mesmo!
Ana Luisa
Sobre a efeméride do Uruguai, o Matias Pinto (o nobre colega da Cisplatina do Norte) poderia falar sobre a independência do Uruguai né? HAHAHAHAHHAAH
Bom podcast
Mas o navio tem sim função submarino
Post do poder naval a respeito
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/27/japao-lanca-ao-mar-o-porta-helicopteros-kaga-em-homenagem-a-porta-avioes-da-segunda-guerra/
Saudações Filipe e Matias, parabéns por mais um ótimo cast.
Expondo rapidamente minha opinião fecal, acredito que atual situação japonesa se enquadre muito no dilema da segurança. O aumento de gastos militares por parte da China, US$188 Bilhões em 2013 (fonte: SIPRI) e a própria “instabilidade” em anos recentes na península Coreana vem levando o Japão a ampliar os seus próprios gastos com defesa. Ao passo que essa busca por segurança japonesa aumenta ainda mais a situação de desconfiança, especialmente em relação a China e seu crescente interesse na hegemonia regional. Não que isso se enquadre em uma corrida armamentista, mas sim em um cenário que poderia se agravar no médio prazo, algo que vocês já apontaram no cast.
Mais uma vez ótimo podcast. Parabéns a todos participantes. No quesito Ásia, acredito que uma corrida armamentista seja algo inevitável, principalmente com o aumento de gastos militares da RPC junto a suas reinvindicações territoriais que ameaça não apenas o Japão, mas toda região. Ao meu ver, a Ásia está entrando em um novo momento de tensão, onde cada potência regional busca evidenciar sua hegemonia, aumentando gastos militares e formando possíveis ‘alianças’. Conteúdo, não acredito em um conflito de escala mundial já que o interesse econômico se sobrepõe ao militar, principalmente tratando da Ásia-Motor econômico da produção mundial. Essa é minha humilde opinião. Abraço
Olá pessoal,
Antes de tudo, quero parabenizar vocês pela iniciativa em criar um podcast sobre assuntos não muito comuns na internet brazuca que, deixam garotos de 16 anos, como eu, tendo muito o que pensar sobre a complexidade das relações entre países e de como eventos que ocorreram há muito tempos atrás podem explicar situações do nosso cotidiano.
O que eu realmente queria dizer é que, durante o giro de notícias o Filipe diz que o Vice-Presidente da Guatemala já foi indiciado criminalmente mas, na verdade, quem foi indiciada e já está em uma prisão militar é a ex-Vice-Presidente Roxana Baldetti, que renunciou ao cargo em 8 de maio deste ano.
Forte abraço,
Evandro Augusto.
Duque de Caxias, RJ
Gosto muito do podcast. Legal mesmo…mas pelo amor de Deus…o “âncora” tem que conseguir falar xadRez sem prender a língua! “Central tLês” também não dá!
Senhores, parabéns pelo programa!
Vim aqui comentar apenas para dar mais uma “dica cultural”, se me permitem a audácia: My Way (ou Mai Wei – http://www.imdb.com/title/tt1606384/), filme sul-coreano sobre a segunda guerra que mostra um pouco da relação que tinham japoneses e coreanos nessa época.
Gostaria de dizer que vocês tem sim ouvintes que gostam de Kpop, como eu por exemplo. Acredito que já saibam disso, mas gosto musical não infere necessariamente o nível de conhecimento ou as características pessoas de alguém, tanto que curso Relações Internacionais na UNB. Sei sobre as raízes e os interesses economicos do Kpop, mas não deixa de ter boas músicas, com boas coreografias, e que interessam a mim e a muitos outros. Espero com isso retirar um pouco do “Pré” – Conceito (no sentido semântico da palavra) de vocês. Um abraço de um ouvinte assíduo, que já ouviu todos os podcasts, e assistiu a maioria dos vídeos do canal do youtube.
http://br.sputniknews.com/mundo/20151007/2360545/Universidade-americana-quer-CIA-explique-envolvimento-massacre-El-Salvador.html
Pingback: Xadrez Dominical – Um ano de podcast do Xadrez Verbal | Xadrez Verbal