Xadrez Verbal Podcast #12 – Arqueologia, diplomatas, Turquia e curdos

Arqueologia é o tema principal do programa de hoje, com o convidado Guilherme Mongeló. Não sabe o que arqueologia faz num programa de política internacional? Ouça e vai entender! Falamos também do conflito entre Turquia e os curdos, em nome de uma suposta luta ao terror.

Dilma na formatura dos diplomatas pedindo reforma da ONU, tensão em Ferguson, Israel, Al-Qaeda, eleições no Haiti, Venezuela, Chile, recados aos ouvintes, a Semana na História de sempre e dicas culturais, com uma dica também de nosso convidado!

indianaVocê nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

Documentário Nostalgia da Luz, trailer aqui.

Quadrinhos 300 de Esparta

Site da Arqueotrop

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

26 comentários

  • Passando para mais um parabéns. Muito legal o tema arqueológico; eram tristes as cenas do EI destruindo os museus por lá e claro das crianças refugiadas.
    Sobre notícias da semana: Só eu estou sabendo daquela explosão incrível que só morreram 50 na China em Tianjin? Não é muito Geopolítica eu sei mas andou rolando comentários na imprensa de censura, e até mesmo um certo desconforto com a imprensa estatal.
    As cenas da explosão parecem cenário do jogo Half Life.
    Puxa estou ficando oferecido comentando primeiro de novo, mas se não fizer eu esqueço no resto da semana…

  • O programa de vocês está cada vez melhor.

    Muito legal trazerem convidados, tragam mais!

    Acompanho o programa desde o primeiro e estou muito feliz com o crescimento do trabalho de vocês. Muito legal o Filipe participar do Nerdcast e do Projeto Humanos.

    Abraços e parabéns pelo trabalho.

  • Esse é um dos meus podcasts obrigatórios da semana. Já aguardo toda sexta e faço questão de compartilhar os programas. Vocês são a prova de que se pode sim discutir política em seus vários aspectos sem parar ser chato ou pedante. Meus mais sinceros parabéns e muito sucesso.

  • Não ouvi ainda esse, mas como estava devendo desde antes… Parabéns!!!

  • Descobri o podcast há duas semanas e ouvi todos os episódios em dois dias, depois assinei o canal do youtube e agora acho que vou acompanhar o blog também, parabéns pelo ótimo trabalho!

  • Xadrez verbal, me ajudando com o vestibular a cada sexta-feira!

  • Sou estudante de relações internacionais pela UFABC e gostaria de dar os parabéns pelo podcast.
    Já se tornou obrigatório nas minhas semanas.

    Gostaria de dar uma dica para vocês:
    Falem perto do microfone! O som fica variando de altura e ouvir algumas partes fica quase impossível.

    Abraços e sucesso!

  • “Ainda” tenho 17 anos e estou no ensino médio, felizmente (ou não) no meu último ano. E desde ouvi falar da 2ª Guerra Mundial, criei uma paixão imensurável por política internacional. Sempre pesquisando e dando uma de curioso, passava horas lendo e lendo sobre o tema. Até que descobri o canal, e assim o podcast. Devo admitir, que foi uma tremenda alegria descobrir este e ainda me divertir com ele! Vocês são incríveis!
    E como se não bastasse, esse ano presenciei algo bem complicado. Participei de uma Simulação da ONU, chamada de SiNUS (Simulação das Nações Unidas para Secundaristas), um projeto feito por alunos de vários cursos da Universidade de Brasília (principalmente de Relações Internacionais), que reúne alunos de todo o Brasil, representando diplomatas em diversos comitês. Eu tinha em minha mão, um leque de opções de comitês, desde AGNU até PNUMA. Mas, decidi dar um tiro no escuro, e seguir a “dica” de um amigo meu, escolhendo o “tal” do FMI. Até aí tudo ótimo, mas só até eu descobri que ia ser o delegado da República Argentina. NO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL. Chega a ser cômico. Fui “atacado” durante todas as sessões, só não mais do que a Grécia, que acabou que por deixar a Zona do Euro após um “trato” com a UE e EUA. Fora as alfinetadas que recebi, e todos os “Você não têm o direito de se pronunciar, caro delegado da Argentina, devido ao histórico do seu país com este comitê” (principalmente do delegado, com menção honrosa de Harvard, que representava o Reino Unido).
    Tudo isso, me levou a querer criar tal projeto em minha escola, uma simulação. A que participei, é paga (bem cara), e de um certo nível “alto”, na qual alunos de uma escola pública como a minha, não tem condições de participar. Portanto puxei forças do céu, e hoje faltam aproximadamente 1 mês para a “Share” (nome dado ao projeto) acontecer. Serei diretor do CSNU, e graças à você Felipe, e ao Matias, posso indicar uma ótima base de conteúdo de política internacional, o Xadrez Verbal. Neste comitê, iremos simular um Comitê Histórico, sobre a Guerra do Golfo, no qual o Xadrez Verbal vai ajudar e MUITO, os delegados da minha escola à estudarem, se prepararem, e não fazerem feio.
    Devo imensos agradecimentos. O Xadrez Verbal me incentivou a participar da SiNUS e a criar tal projeto em minha escola. Hoje penso seriamente em fazer Relações Internacionais ou Direito Internacional, graças ao projeto Xadrez Verbal.
    Desculpem por toda a volta e enrolação, mas o trabalho de vocês é único! Abraço!

    • Icaro, poxa, muito obrigado pelas palavras de carinho e de incentivo! Fico muito feliz!

      Tem algo que o Xadrez Verbal pode fazer pra ajudar no seu projeto?

      Um abração!

      • De nada! haha
        Seria interessante, se possível é claro, um vídeo ou matéria detalhada, sobre a Guerra do Golfo. Seria de imenso prazer falar que vocês apoiam o projeto, isto poderia incentivar muitos alunos. Ou no que o Xadrez Verbal puder ajudar, já vai ser mais que perfeito!
        Grande abraço!

  • Vai ter muito cursinho aí, mandando embora professores de Atualidades.
    Estarei prestando alguns concursos, vou pegar questões da banca de assuntos já citados aqui e mando pra vocês. Só para que tenham noção do grande trabalho feito por vocês.
    O Blog é minha principal fonte de estudo.

  • Abraço ao Matias, que me salda todo episódio com seu bom crepúsculo, pois trabalho de madrugada e nesse meio tempo escuto o podcast.

  • Parabéns, o programa está ótimo. Vocês poderiam fazer dois programas por semana, um com o semanário de noticias, e outro com convidados para debater um tema especifico, como foi esse de arqueologia. Os ouvintes iriam adoram. Fica a sugestão, abraços.

  • Ola senhor Figueiredo e Matias,eu acompanho este site desde uma indicação do Pirula(abraços para tal),fiquei muito jubiloso em saber que chamaram um arqueólogo,no qual me pretendo me tornar alem de historiador,quiçá labutarei em tal oficio(visitei o MAE este ano,achei tudo muito belo e tive uma conversa sobre o mercado de trabalho e afins),estou prestando curso pre-vestibular e almejo a USP ano que vem,abraços para vocês e continuem com um ótimo trabalho 🙂

  • Pingback: Xadrez Dominical – Um ano de podcast do Xadrez Verbal | Xadrez Verbal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s