Xadrez Dominical – Dia Mundial da Água

Caros leitores, saiu o resultado da primeira promoção fruto do apoio cultural da editora Unesp, confira se você ganhou!

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A data foi estabelecida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio-Ambiente e Desenvolvimento, conhecida popularmente como Rio92. O propósito da data é propor ações e debate sobre o uso consciente e renovável da água, além da defesa da água como um direito, não uma mercadoria. O site oficial da iniciativa pode ser acessado aqui e o tema para o ano de 2015 é “Água e desenvolvimento sustentável”. Vamos ao Xadrez Dominical do Dia Mundial da Água.

A primeira dica é um documentário. Na verdade, todas as cinco dicas são documentários. O primeiro é um que já apareceu aqui, Entre Rios, produzido pelo coletivo Santa Madeira. Trata da urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico e histórico, permeando também questões sobre meio ambiente e política. Mostra como os rios tiveram papel fundamental na gênese da cidade, promovendo fácil acessibilidade a diversas partes da região e do País. Na época, o transporte hidroviário era o principal meio de deslocamento de pessoas e mercadorias. E, hoje, poderiam ser parte da solução da crise hídrica no estado.

Documentário na íntegra

A segunda dica é Tapped, documentário de 2009 sobre a indústria de água engarrafada e suas consequências ambientais, além de suas implicações éticas, já que transforma a água em mercadoria.

Documentário na íntegra em inglês

A terceira dica é Flow: Pelo amor da água, de 2008, vencedor do Festival das Nações Unidas, também exibido no famoso Festival de Sundance, que trata da privatização da água e o papel de empresas como Nestlé e Coca-Cola.

MV5BMTQwMzU0OTA5OF5BMl5BanBnXkFtZTcwNDgwMTk3MQ@@._V1_O documentário na íntegra com legendas em português pode ser assistido no Vimeo

A terceira dica é Ouro Azul: Guerras mundiais pela água, de 2008, vencedor de diversos prêmios. O documentário conversa com diversos especialistas sobre os perigos de falta de água e de sua apropriação, concebendo um cenário em que a água seria motivo de guerras entre países.

Documentário na íntegra com legendas em português

A quinta e última dica volta ao Brasil, com o filme do Memorial do Rio Tietê, de Salto, em São Paulo. O documentário trata da história do rio Tietê, no Estado de São Paulo, da cultura que brotou às margens, das principais localidades que o rio corta, dos usos que se faz do rio atualmente e do drama da poluição nos arredores da capital.

Documentário na íntegra

mishaA menção do post vai para o dia de ontem, 21 de março, o aniversário de 35 anos do anúncio, pelo Presidente dos EUA, Jimmy Carter, de que o país boicotaria os Jogos Olímpicos de Moscou de 1980, um dos boicotes olímpicos da Guerra Fria, “retribuído” em 1984, durante as Olimpíadas de Los Angeles. A imagem do mascote dos jogos de 1980, o ursinho Misha, derramando uma lágrima pelo boicote ficou marcada na História esportiva. A sugestão é o documentário da BBC The Cold War Olympics (“A Olimpíada da Guerra Fria”), que pode ser assistido, na íntegra e no idioma original, neste link.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s