Xadrez Dominical – Idos de março

Caros leitores, saiu o resultado da primeira promoção fruto do apoio cultural da editora Unesp, confira se você ganhou!

Hoje, dia 15 de março, era o dia conhecido como Idos de março na Roma antiga;  os meses romanos não tinham dias numerados, como os nossos, mas marcos baseados no ciclo lunar. Nones, no dia Cinco ou Sete, Idos, no dia 13 ou 15, e Calendas, o primeiro dia do mês seguinte. Março era, nos primeiros calendários romanos, o primeiro mês do ano, sendo assim, os Idos de março marcavam a primeira Lua cheia do ano, uma época de muitas festividades e rituais religiosos. Além disso, nos Idos de março de 44 antes de Cristo, um fato mudou os rumos da História: o assassinato de Júlio César, esfaqueado no Senado, instaurando a crise que encerraria a República e instauraria o Império de Roma. Depois dessa explicação histórica, vamos ao Xadrez Dominical sobre Júlio Cesar.

A primeira dica é de livros, desenhos e filmes. “Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…”. Conhece essa introdução? Estou falando, é claro, do universo de Asterix e Obelix, criados em 1959 por René Goscinny e Albert Uderzo. Júlio César é parte essencial desse universo, como líder dos romanos. E não vou especificar nenhuma obra aqui, pois recomendo absolutamente tudo, especialmente os livros, editados no Brasil pela editora Record. Você também pode acessar o site oficial, em português (de Portugal).

asterix-mega-posterA segunda dica é um filme. Julius Caesar, de 1953, dirigido por Joseph L. Mankiewicz. No elenco, estão Marlon Brando como Marco Antônio, James Mason como Brutus e Louis Calhern no papel título. Brando foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, o filme foi indicado ao prêmio máximo e recebeu Melhor Direção de Arte.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em Roma, (exatamente nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto) César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Marlon Brando) consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antonio e Otávio (Douglass Watson) e o outro por Cássio (John Gielgud) e Brutus (James Mason), sendo que este segundo exército é numericamente inferior, mas os conspiradores preferem cometer suicídio a serem capturados.

A terceira dica é uma série. Roma, produzida pela HBO (mesma produtora de Game of Thrones, inclusive, muitos atores de Roma estão na série atual). São duas temporadas, dez episódios cada. Os episódios históricos (muito baseados nas obras do próprio Júlio Cesar) são contados com dois protagonistas fictícios, o centurião Lucius Vorenos e o legionário Tito Pullo. Tudo o que eu posso dizer é: assistam. César é interpretado pelo ator shakespeariano irlandês Ciarán Hinds

Trailer

A quarta dica é uma peça de teatro. Júlio César, de Shakespeare, cuja trama e visual inspiraram as duas obras citadas anteriormente. Embora o texto seja aberto e facilmente encontrado na internet, de graça, caso o leitor queira em livro, ele é editado em formato de bolso pela L&PM.

A quinta e última dica é uma obra do próprio Júlio César. A Guerra Civil, livro em que César comenta sua ascensão ao poder e a guerra civil entre ele e Pompeu Magno. Editada no Brasil em edição bilíngue latim-português.

A menção do post de hoje vai para o tema impeachment, tão presente na sociedade brasileira nos dias atuais. Gostaria de recomendar algum documentário sobre o impeachment de Collor, mas não encontrei nada satisfatório. Sendo assim, vamos manter o tema, mas na História dos EUA, com o filme Nixon, de 1995, dirigido por Oliver Stone e com Anthony Hopkins (indicado ao Oscar) no papel do presidente Richard Nixon, que sofreu impeachment em 1974.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s